Histórico


A Universidade Federal de Pelotas foi criada em 1969, tendo sido composta inicialmente pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Faculdade de Veterinária, Faculdade de Ciências Domésticas, Faculdade de Direito (fundada em 1912), Faculdade de Odontologia (1911) – as duas últimas pertencentes à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e o Instituto de Sociologia e Política (ISP), fundado em 1958. A Faculdade de Ciências Domésticas (FCD) tinha como objeto a família, especialmente de baixa renda, formando profissionais bacharéis e licenciados para o ensino de 1º e 2º graus. A FCD deu origem a outras unidades, como a Faculdade de Educação, o Curso de Química de Alimentos e a Faculdade de Administração e de Turismo (FAT), sendo esta responsável por cursos na área de gestão.

O processo para transformação em Centro começou em 2019 e foi construído com ampla participação da comunidade acadêmica da FAT por meio de reuniões, discussões, assembleias, com a colaboração de outros Centros na troca de experiências, audiências públicas e votação no Conselho Departamental da Unidade. A mudança no formato administrativo da unidade acadêmica foi aprovada na reunião do Conselho Universitário (CONSUN) no dia 26 de novembro de 2020, e publicada em dezembro pela Secretaria dos Conselhos Superiores, resolução 39/2020. No novo formato, foi extinta a  estrutura departamental (Departamento de Administração e Departamento de Turismo). O CCSO passou a ser composto pelo Conselho, Direção, Direção Adjunta, por duas Câmaras: a Câmara de Ensino e Extensão e a Câmara de Pesquisa e Inovação, além de duas Secretarias, Secretaria Acadêmica e Secretaria Administrativa, e os Colegiados de Curso de Graduação e Pós-Graduação.

O CCSO segue contando com os mesmos cursos de graduação e de pós-graduação, voltados à gestão na área das Ciências Sociais Aplicadas. Possui quatro cursos de graduação: Bacharelado em Administração, vespertino e noturno; Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerencias, noturno; Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, vespertino, e o Bacharelado em Turismo, noturno. Em nível de pós-graduação, oferta duas especializações –   Especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional e MBA em Gestão Estratégica de Negócios – e o curso de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP).

Em 2022, a Universidade Federal de Pelotas, com uma visão de expansão do ensino superior, possibilitou que as unidades acadêmicas pensassem e submetessem propostas de cursos noturnos, tecnólogos e presenciais. Assim, um grupo de professores apresentou uma proposta de criação de um Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior (COMEX) junto ao Conselho do CCSO, aproveitando-se do fato de que uma parcela de docentes contava com formação e experiência nesta área.

Analisando o Projeto Pedagógico Institucional da UFPel, um dos princípios gerais estabelecidos é o compromisso da universidade pública com os interesses coletivos. Isto se traduz na concepção de que a universidade pública “é um patrimônio da comunidade na qual está inserida e tem, como obrigação, zelar pela qualidade de vida do povo brasileiro em geral e do povo da região em especial, concentrando seus esforços no sentido do coletivo” (UFPel, 2013, p. 4). Desta forma, a equipe vislumbrou uma grande potencialidade do curso para o desenvolvimento local e regional, atendendo aos princípios do PPI da UFPel.

Pelotas é um município da região sul do Rio Grande do Sul, sendo a quarta cidade mais populosa do Estado com cerca de 343 mil habitantes (IBGE, 2022). O Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE) de Pelotas vem avançando na última década, ainda que de forma lenta. De acordo com os dados do IBGE, compilados pelo SEBRAE (2019), este índice em 2008 era de 0,64, tendo avançado, em 2018, para 0,72. Isto coloca a cidade em um patamar médio de desenvolvimento socioeconômico. Nesse sentido é importante destacar a participação da UFPel em parceria com a Associação dos Municípios da Zona Sul do Rio Grande do Sul (AZONASUL). A universidade, por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, mantém o Programa de Desenvolvimento Social nos Municípios da AZONASUL.

A região costeira da Metade Sul do RS é vocacionada para a geração de negócios internacionais, seja pela proximidade da fronteira com o Uruguai e Argentina, seja pela existência de dois importantes portos. O de Rio Grande é um dos principais portos brasileiros e talvez o mais importante para o Mercosul, tendo movimentado 45,18 milhões de toneladas no ano de 2020, com crescimento de 21,55% das exportações em 2021. O Porto de Pelotas vem passando por um processo de modernização e ganhando amplitude regional; no ano de 2021,  movimentou 1,3 milhão de toneladas, o que representou um aumento de 33,89% em comparação ao ano de 2020 (GOVERNO DO ESTADO DO RS, 2020).

Neste contexto, o Curso de Comércio Exterior da UFPel poderá oportunizar o exercício de uma profissão estratégica para o desenvolvimento econômico do Brasil. A formação de tecnólogos qualificados, com o nível de excelência do ensino público, é necessária para potencializar avanços no comércio internacional.  Sendo primeiro curso tecnólogo oferecido por uma universidade federal, a UFPel atenderá uma demanda nacional para a área, com potencial de atração de estudantes de todo o país.

O projeto do Curso de Comércio Exterior foi aprovado por unanimidade pelo Conselho do Centro. A Gestão da UFPel parabenizou o CCSO pela proposta de criação do Curso, destacando, no Despacho 1682281 do Processo SEI 23110.011575/2022-20, que “impactará fortemente o mercado de trabalho na Região de Pelotas e que o grande trabalho realizado pela Unidade na elaboração da proposta se converterá na qualidade do Curso oferecido a nossos estudantes”. Deste modo, a Direção do CCSO instituiu a Comissão de Criação do Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior através da Portaria Interna CCSO n. 11, de 05 de maio de 2022, composta pelos professores doutores Daniel Lena Marchiori Neto (Presidente), Alisson Eduardo Maehler, Dary Pretto Neto, Isabel Cristina Rosa Barros Rasia e Isabel Teresinha Dutra Soares. A Comissão teve prazo de 1 (um) mês para elaborar o Projeto Pedagógico do novo Curso e submetê-lo ao Conselho do Centro.

O documento foi aprovado por unanimidade no Conselho do CCSO, seguindo para análise das instâncias superiores. O Curso e seu PPC foram aprovados pelo Conselho Coordenador do Ensino da Pesquisa e da Extensão (COCEPE) em reunião realizada no dia 30 de junho de 2022. Por fim, o Conselho Universitário (CONSUN), em reunião realizada no dia  06 de julho de 2022, como desdobramento da reunião realizada no dia 05 de julho, aprovou a proposta de criação do Curso de Comércio Exterior, “considerando a relevância acadêmica, pedagógica e social da proposta”. Considerando ainda o parecer da Comissão de Graduação, aprovou também o Projeto Pedagógico do Curso, com destinação de 02 vagas docentes para o Curso. A Magnífica Reitora Isabela Fernandes Andrade assinou a Resolução n. 75, de 06 de julho de 2022, que formalmente criou o Curso de Comércio Exterior no Centro de Ciências Sócio-Organizacionais da UFPel.