Projeto Constituição nas Escolas realiza primeira atividade no CAVG

Na tarde de 11 de março, alunos dos Cursos de Gestão Pública e Comércio Exterior participaram da ação inaugural do projeto Constituição nas Escolas, coordenado pelo professor Daniel Lena Marchiori Neto, no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), campus Visconde da Graça (CAVG). O referido projeto tem como objetivo fomentar a educação cívica e ampliar a consciência sobre a Constituição Federal em instituições públicas de ensino médio, por meio de um conjunto de oficinas interativas ministradas pelos próprios estudantes. Destaca-se que esse projeto desempenha um papel significativo para a integralização da extensão no Centro de Ciências Sócio-Organizacionais (CCSO).

A comitiva da UFPel foi recebida pelo Diretor Marcos Betemps e pelas professoras Fábiola Pereira e Myriam Cunha. A cerimônia de abertura contou ainda com a presença do Prof. Eraldo Pinheiro, Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPel, da Prof. Isabel Rasia, Diretora do CCSO, do Prof. Daniel Marchiori (coordenador do projeto) e de Alice Gates, professora da Universidade de Portland (EUA) e atual professora visitante na UFPel. As falas iniciais destacaram a importância da extensão universitária no fortalecimento da relação entre academia e sociedade para a democratização do conhecimento.

Logo em seguida, os alunos do CAVG foram conduzidos para salas de aula onde os estudantes da UFPel apresentariam suas oficinas. Essa atividade constitui uma avaliação de Seminários de Gestão Pública II, uma disciplina híbrida composta por créditos teóricos e práticos de extensão. Os estudantes prepararam oficinas interativas sobre Ações Afirmativas, Direito à Memória, Sustentabilidade, Trabalho na Juventude, Eleições e Federalismo, cuidadosamente desenvolvidas durante o semestre. Estas oficinas incluíram palestras informativas, jogos didáticos, dinâmicas de grupo e simulações de competições, visando a proporcionar uma experiência enriquecedora e sobretudo envolvente. Além disso, foram distribuídos folders sobre esses temas, desenvolvidos na disciplina Comunicação Pública e Política, ministrada pela professora Caroline Casali.

Os alunos do Curso de Comércio Exterior, por sua vez, foram responsáveis por toda a cobertura do evento, além de realizarem entrevistas com os participantes, que serão posteriormente divulgadas em um documentário ainda em elaboração. Também houve um estande em frente ao Grêmio Estudantil do CAVG, onde puderam apresentar o curso, que é o mais recente da UFPel.

Nas palavras do Prof. Daniel, o evento foi “um marco histórico para os cursos, colocando os estudantes do CCSO na vanguarda de uma ação que efetivamente ultrapassa os muros da universidade”. À medida o ano letivo de 2024 se aproxima, o projeto já está programando novas ações, buscando integrar a extensão universitária de forma contínua na rotina dos alunos.

Mesa de Abertura

Alunos do CAVG e UFPel