Shadow

ORIENTAÇÕES SOBRE AS MATRÍCULAS NO CALENDÁRIO ACADÊMICO 2021/1 DO CURSO DE NUTRIÇÃO

Olá queridos alunos do Curso de Nutrição! Esperamos que estejam todos bem! Gostaríamos de passar algumas informações importantes sobre as matrículas para o Calendário Acadêmico 2021-1 proposto para o Curso de Nutrição.

 

  1. O Calendário do segundo semestre do ano civil de 2021, correspondente ao calendário acadêmico de 2021/1, iniciará em 09 de agosto de 2021 e será organizado em 15 semanas, tendo 08 semanas iniciais remotas e 07 semanas com possibilidade de práticas presenciais para os cursos que apresentam características majoritariamente práticas, desde que as condições sanitárias do momento permitam. Entretanto, todas as disciplinas obrigatórias do Curso de Nutrição serão ofertadas e todas integralmente de forma remota.

* Semestres nos quais as disciplinas estão alocadas na matriz curricular do Curso, ou seja, semestres onde normalmente são ofertadas. Não quer dizer que somente alunos desses semestres poderão cursar essas disciplinas, pois muitos alunos cursam disciplinas de mais de um semestre, por diversos motivos, e nem que todos os alunos desses semestres poderão cursá-las. A disponibilidade de matrícula em determinadas disciplinas depende de outros fatores, como ter cursado os pré-requisitos que não foram flexibilizados

** Alunos serão divididos entre as 2 turmas na 1ª aula síncrona

 

*** As 2 turmas são no mesmo horário, pois enquanto uma turma estiver fazendo uma atividade a outra estará em outra atividade, conforme será orientado no plano de ensino

Resumo: Ingressantes 2021-1 serão automaticamente matriculados pelo Colegiado, ou seja, não precisam solicitar matrícula

 

Alunos de outros semestres que ainda não cursaram a disciplina ou alunos que não cursaram o pré-requisito flexibilizado solicitarão matrícula pela Correção de Matrículas via Cobalto (de 02 a 04 de agosto)

 

Alunos aptos a cursarem solicitarão matrícula no período de Solicitação de Matrícula via Cobalto (de 27 a 29 de julho)

 

  1. Conforme Parecer Normativo 49, no momento do processamento, a matrícula será limitada para os alunos de graduação em até 07 componentes curriculares. Mas, como serão ofertadas todas as disciplinas obrigatórias do Curso de Nutrição, esse limite poderá ser flexibilizado pelo colegiado, se houver disponibilidade de vagas. TODOS os alunos que desejarem cursar mais de 07 disciplinas, se houver disponibilidade de vagas, poderão solicitar a matrícula no período de Correção de Matrícula via Cobalto (de 02 a 04 de agosto), e deverão preencher também o formulário do Google Forms que será disponibilizado pelo Colegiado nos dias 30 de julho a 01 de agosto, informando as disciplinas que desejam cursar e sua ordem de prioridade entre as disciplinas, pois a matrícula dependerá do número de vagas disponíveis.

 

  1. Disciplinas ofertadas para o 1º semestre de todos os cursos da UFPel não são disponíveis na Solicitação de Matrícula (de 27 a 29 de julho), mas estarão disponíveis na Correção de Matrículas via Cobalto. Isso ocorre pois os alunos ingressantes são matriculados automaticamente pelos Colegiados de Cursos. Assim, os alunos de outros semestres poderão solicitar matrícula nessas disciplinas na Correção de Matrículas via Cobalto (de 02 a 04 de agosto).

 

  1. Disciplinas cujas quebras de pré-requisitos foram flexibilizadas e aprovadas, EXCEPCIONALMENTENO CONTEXTO DA PANDEMIA para este calendário acadêmico, visando oportunizar aos alunos cursarem um maior número de componentes curriculares ofertados:
    1. Avaliação Nutricional
    2. Patologia Geral
    3. GUAN II: EXCETO para GUAN I
    4. Fisiopatologia e Dietoterapia I: somente para Farmacologia e para alunos que cursarem Dietética II simultaneamente com Fisiopatologia e Dietoterapia I
    5. Sociologia e Ação Comunitária
    6. Nutrição Experimental
    7. Genômica Nutricional

 

OBS: As matrículas nessas disciplinas para alunos que ainda não cursaram os requisitos flexibilizados somente poderão ser solicitadas no período de Correção de Matrículas (de 02 a 04 de agosto), pois os pré-requisitos somente serão flexibilizados neste momento. Ou seja, essas disciplinas não estarão disponíveis para alunos que ainda não cursaram os requisitos flexibilizados no período de Solicitação de Matrícula (de 27 a 29 de julho). Estarão disponíveis somente na Correção de Matrículas via Cobalto. Como o sistema Cobalto só aceita a retirada de todos os requisitos para todos os alunos, resolvemos deixar esses pré-requisitos durante a solicitação de matrícula para os alunos que se enquadrarem nessas situações solicitarem a matrícula na Correção de Matrículas via Cobalto, e terem suas solicitações homologadas pelo Colegiado, conforme a disponibilidade de vagas (lembrando que as vagas disponíveis serão alocadas seguindo o ordenamento dos alunos gerado pelo sistema Cobalto, de acordo com a Resolução COCEPE nº 47/2018). Isso foi feito para evitar que o Colegiado tivesse que remover alunos que solicitassem a matrícula sem se enquadrarem na flexibilização aprovada. Portanto, todos os alunos que se enquadrarem nessas situações, poderão solicitar matrícula nessas disciplinas na Correção de Matrículas via Cobalto (de 09 e 10/03), pois na correção, o sistema aceitará a solicitação de matrícula mesmo sem terem cursado o pré-requisito, e o colegiado homologará somente as solicitações que se enquadrarem nessas situações e conforme a disponibilidade de vagas.

 

  1. O ordenamento de matrícula dos alunos dentro de cada turma, para todas as disciplinas, tanto na Solicitação de Matrícula, quanto na Correção de Matrícula, seguirá a resolução nº 47/2018 do COCEPE.

 

  1. Solicitação de Correção de Matrícula (de 02 a 04 de agosto): é a possibilidade de inclusão ou exclusão de componentes curriculares após o processamento de matrícula, sendo destinada aos discentes que necessitam de ajustes no resultado de sua solicitação de matrícula. Não é permitida a matrícula em atividades curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários.

 

  1. Como solicitar a Correção de Matrículas via Cobalto:
    1. O discente deverá fazer loginno sistema acadêmico Cobalto, acessar o menu Correção de matrícula e solicitar inclusão e/ou exclusão de disciplinas.
    2. O sistema armazenará as solicitações de correção e ordenará os alunos de acordo com a Resolução COCEPE nº 47/2018. A partir do dia 05 de agosto, o Colegiado analisará as solicitações de correção de matrícula, confirmando ou não os ajustes solicitados (homologando ou não a solicitação), conforme as orientações informadas aos alunos e a disponibilidade de vagas.
  • O discente consulta sua solicitação no sistema Cobalto, no menu Matrícula, para confirmar em quais componentes curriculares foi matriculado. Se a solicitação foi contemplada é só aguardar o início das aulas.

 

  1. Quem deverá solicitar a correção de matrículas via Cobalto e preencher o formulário do Google Forms que será disponibilizado pelo Colegiado (de 30 de julho a 01 de agosto), informando as disciplinas que desejam cursar e sua ordem de prioridade entre as disciplinas
    1. TODOS os alunos que não puderam se matricular nas disciplinas que desejavam no período de solicitação de matrículas no Cobalto (de 27 a 29 de julho), por não estarem disponíveis para eles, como as disciplinas ofertadas para o primeiro semestre do curso que não são disponíveis na solicitação de matrícula e as disciplinas cujas quebras de pré-requisito foram flexibilizadas para alunos que ainda não cursaram o requisito.
    2. TODOS os alunos que desejarem cursar mais de 07 disciplinas deverão fazer a solicitação de matrícula para as 07 primeiras disciplinas de sua preferência durante o período de Solicitação de Matrículas (de 27 a 29 de julho). No dia 30 de julho será realizado o processamento das solicitações de matrícula, o qual é realizado conforme o ordenamento estabelecido na Resolução COCEPE nº 47/2018. Após, deverão solicitar a matrícula nas demais disciplinas de seu interesse (8ª ou mais disciplinas) através da Correção de Matrícula solicitada pelos alunos via Cobalto e deverão preencher também o formulário do Google Forms que será disponibilizado pelo Colegiado, informando as disciplinas que desejam cursar e sua ordem de prioridade entre as disciplinas. O sistema Cobalto ordenará novamente os alunos de acordo com a Resolução COCEPE nº 47/2018 e as vagas disponíveis serão alocadas seguindo essa ordem. Por isso, reforçamos a importância de solicitarem matrícula de 27 a 29 de julho para as 07 primeiras disciplinas de sua preferência, pois a matrícula nas disciplinas excedentes dependerá do número de vagas disponíveis. E lembramos que, conforme Parecer Normativo 49, no momento do processamento, a matrícula será limitada para os alunos de graduação em até 07 componentes curriculares.
  • TODOS os alunos que desejarem ser excluídos de alguma disciplina que conseguiram a matrícula.

 

  1. Os ajustes para as matrículas em todas as disciplinas, se houver disponibilidade de vagas, serão realizados na Homologação da Correção de Matrícula pelo Colegiado, de forma remota, seguindo o ordenamento automático de matrícula feito pelo sistema de acordo com a resoluçãonº47/2018 do COCEPE e as informações do formulário do Google Forms preenchidas pelos alunos.

 

DATAS IMPORTANTES:

 

 

  1. Período de solicitação de matrícula on-line 2021/1: 27 a 29 de julho de 2021.

 

  1. Período para os alunos consultarem o resultado do processamento das solicitações de matrícula on-line 2021/1:a partir de 31 de julho de 2021.

 

  1. Período para preenchimento do formulário do Google Forms a ser disponibilizado para os alunos que pretenderem cursar mais de 07 disciplinas informarem a intenção de cursarem a(s) disciplina(s) no Calendário 2021-1 e para esses alunos informarem sua ordem de prioridade entre as disciplinas, se houver disponibilidade de vagas: 30 de julho a 01 de agosto.

 

  1. Solicitação de correção de matrícula pelos alunos no Cobalto: 02 a 04 de agosto de 2021.

 

  1. Período para homologação das solicitações de correção de matrícula 2021-1 nos Colegiados (atendimento remoto, análise das solicitações de correção de matrícula e homologação dos ajustes solicitados que se enquadrarem nas orientações informadas aos alunos e de acordo com a disponibilidade de vagas):05 e 06 de agosto de 2021.

 

  1. Início do período de solicitação de trancamento geral de matrícula para os alunos que não solicitaram matrícula para 2021/1 na CRA: 02 a 06 de agosto de 2021.

 

  1. Início do semestre letivo 2021/1 e Recepção dos discentes ingressantes em 2021/1 pelos colegiados de curso (virtual):09 de agosto de 2021.

 

  1. Período de matrícula especial 2021/1: 10 e 11 de agosto de 2021.

 

  1. Data final para os alunos justificarem aos Colegiados a impossibilidade de cursar 2021/1: 27 de agosto de 2021.

 

  1. Período de trancamento de Componentes Curriculares (disciplinas) no sistema acadêmico Cobalto 2021/1: 08 a 13 de setembro de 2021.

 

  1. Período de solicitação de Aproveitamento de Componentes Curriculares (disciplinas) 2021/1 nos colegiados de curso: 03 a 12 de novembro de 2021.

 

  1. Período de Exames 2021/1: 22 a 27 de novembro de 2021.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O 2º CALENDÁRIO ACADÊMICO REMOTO DO CURSO DE NUTRIÇÃO

 

  1. Os estudantes que não realizarem matrícula neste calendário deverão enviar justificativa ao Colegiado, para serem matriculados automaticamente em uma atividade com zero crédito e sem carga horária, denominada “Vínculo – Ensino Remoto Emergencial 2021/1”, para fins de manutenção de vínculo ativo no período 2021/1. Os estudantes que não realizarem matrícula neste calendário, que não justificarem e não responderem ao contato por e-mail realizado pelo Colegiado serão desligados por abandono de curso. Foi disponibilizado pela PRE um formulário para os alunos justificarem aos Colegiados a impossibilidade de cursar 2021/1

 

  1. Em caso de recomposição orçamentária que permita o atendimento da inclusão digital dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, serão abertos editais, pelos órgãos competentes, voltados à Graduação e/ou Pós-Graduação. Nesse caso, estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, mesmo os que não são beneficiários de programas da PRAE, poderão inscrever-se nos referidos editais.

 

  1. As regras para trancamento geral de matrícula (TGM) serão flexibilizadas:
    1. O TGM poderá ser realizado, inclusive por ingressantes, neste período letivo;
    2. O TGM realizado neste calendário não será contabilizado para o cálculo de períodos permitidos no Regulamento do Ensino de Graduação.

 

  1. Este calendário não será computado para fins de jubilamento.

 

  1. Os estudantes que concluírem os componentes curriculares previstos no PPC para a integralização poderão solicitara Colação de Grau. As Colações de Grau deverão ser realizadas de forma virtual, de acordo com as orientações constantes no PARECER NORMATIVO nº 14, de 22 de maio de 2020, disponível em https://wp.ufpel.edu.br/scs/files/2020/05/SEI_UFPel-0955817-ParecerNormativo-COCEPE-14.pdf, até a liberação oficial das Cerimônias de Colação de Grau externas na instituição.

 

  1. É indicado aos alunos o uso exclusivo da biblioteca virtual até que o cenário mude e seja possível também o uso das bibliotecas de modo presencial.

 

Estamos à disposição para demais esclarecimentos! E trabalhando somente em home-office (sem atendimento presencial e nem por telefone). Quaisquer dúvidas devem ser encaminhadas ao e-mail do Colegiado: colnutricao@gmail.com.

 

 

Obrigada, abraço e um excelente Calendário Acadêmico para todos nós!

 

 

Ângela Nunes Moreira
Coordenadora do Curso de Nutrição

 

PDF da nota segue no link abaixo

>>>>Orientações matriculas 2021-1 c quadro ilustrativo sobre como e quem pode se matricular em cada disciplina no calendário acadêmico 2021-1 do curso de nutrição<<<