Meios digitais e (in)eficiência na comunicação pública: um estudo sobre a Prefeitura de Pelotas

Felipe Paródia Cordeiro
Richardy da Silva Azevedo

Este ensaio tem como problemática a forma como os meios digitais de comunicação podem auxiliar na relação entre o poder público e a sociedade para a resolução de problemas públicos na cidade de Pelotas/RS. Baseado metodologicamente na revisão bibliográfica e no levantamento de postagens das redes sociais instagram e facebook, da prefeitura municipal de Pelotas/RS, buscou-se para apontar estratégias de como o poder público pode se inserir em meios digitais e aproveitar esses canais para identificar e resolver problemas. Ainda, qual o papel que esses meios possuem após serem efetivados como canais oficiais de comunicação na internet, devido ao fato de que atualmente, os meios digitais estão cada vez mais presentes na vida dos cidadãos, sendo inevitável a adesão por parte do poder público, sendo necessário criar meios para informar e ouvir demandas, ocasionando uma participação maior da população, visto que o meio digital facilitou o diálogo com o poder público.

A internet alargou o acesso à informação e consequentemente a praticidade de comunicação com o poder público, mas é necessário o interesse por ambas as partes, de forma que o cidadão também busque por informações, com objetivo de supervisionar e cobrar o trabalho desenvolvido pelos gestores e gestoras. Contudo, nota-se atualmente um grande déficit de interação por parte das pessoas com as mídias sociais e portais de comunicação em geral.

O problema aqui não é de tecnologia, mas de cultura política, de desenvolvimento político. Assim, temos muita tecnologia, ainda que ela possa e deva ser ampliada, mas pouca democracia, pois a tecnologia que poderia ser usada para o aperfeiçoamento democrático não é mobilizada nesse sentido.(PINHO, 2008, SP, Online). 

A Prefeitura Municipal de Pelotas começa a utilizar as redes sociais, mais especificamente o Facebook e Instagram, a partir no ano de 2014, com objetivo de informar e interagir com a população, o que não era visto nos anos anteriores. Tendo em vista que as redes sociais foram tomando uma proporção significativa, a Prefeitura entendeu ser necessário se inserir nesse espaço, para se comunicar de uma maneira mais ampla, levando em conta os meios tradicionais de comunicação no período não supriam a necessidade. Desde então, a internet se consolidou, se tornando um dos meios de comunicação e obtenção de informações mais eficazes, um fator determinante para o aperfeiçoamento do diálogo entre poder público e população, facilitando o acesso, criando vínculos e espaços seguros para receber e entender as demandas da população.

No aprimoramento do engajamento e da participação política dos cidadãos por meio das novas tecnologias a doutrina tem identificado o impacto da internet nos mecanismos de: (i) melhoria da transparência do processo político, mediante fiscalização da atuação de governantes e recursos públicos; (ii) facilitação do envolvimento direto e participação ativa em processos políticos; e, (iii) melhoria da qualidade da formação de opinião pública, com a abertura de novos espaços de informação e deliberação. (MAGRANI, 2014, p. 21 p. 22) 

A problemática deste ensaio se verifica com a analise do perfil das redes sociais Instagram e Facebook da Prefeitura Municipal de Pelotas, onde se constatou um número elevado de demandas nos comentários das publicações, e a maioria delas não são respondidas ou retornadas, gerando um fator desmotivante na participação da população perante o município. Sendo uma crítica deste mecanismo o não retorno por parte do ente público quanto às demandas enviadas pela população através das redes, tendo o problema da incerteza onde, o cidadão fica sem saber se suas demandas foram levadas em consideração no processo decisório, o que acarreta em desencorajamento de futuras participações, afetando assim, o alcance das redes sociais.

Ainda assim, as redes sociais da Prefeitura Municipal de Pelotas têm conhecimento das demandas populares, o responsável por administrar as redes sociais responde somente saudações, ignorando completamente as reivindicações. Contudo, percebe-se uma não ação por parte do poder público, não fazendo questão de adicionar na agenda política essas solicitações, sendo uma tomada de decisão.

A tomada de decisão é a função de política pública em que se decide tomar um curso de ação (ou não ação) para tratar de um problema de políticas. É uma fase extremamente importante do processo, muitas vezes envolvendo um grupo relativamente pequeno de agentes de alto nível autorizados a vincular o governo a um curso específico de ação, tendo em conta uma série de considerações e análises políticas e técnicas. (WU, Xu et al.. 2014, p. 77). 

Portanto, percebe-se que as redes sociais têm um grande potencial de capitalização de informações, facilitando, assim, o diálogo entre poder público e população. No entanto, na Prefeitura Municipal de Pelotas identifica-se um descuido em relação ao retorno das demandas levadas às redes sociais, o que enseja uma falta de planejamento estratégico. Os meios digitais no setor público são recentes e demonstram um grande potencial de reformular a comunicação entre poder público e sociedade, tendo em vista sua capacidade de gerar informações instantâneas, por exemplo. A prefeitura poderia interagir mais com a população, fortalecendo o contexto democrático e realizando uma política participativa. Pode-se concluir que, para além da procura pela população, é necessário haver respostas por parte do poder público, caso contrário, gera-se uma situação de abandono, sendo importante a criação e manutenção de espaços digitais seguros para obtenção de informações, oportunidade de fomentar diálogos, fortalecer a democracia e sendo eficaz o método de comunicação para essa e as futuras gerações.

Referências

PINHO, José Antonio Gomes de. Investigando portais de governo eletrônico de estados no Brasil: muita tecnologia, pouca democracia. Revista de Administração Pública, v. 42, p. 471-493, 2008.3.Disponível:<https://www.scielo.br/j/rap/a/j8dGWgrkM8KVBwm5gzXhSJr/?format=pdf&lang=pt> Acessado em 09/03/2023 

MAGRANI, Eduardo. Democracia conectada: a internet como ferramenta de engajamento político-democrático. FGV Direito Rio, 2014. 

Disponível:<https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/14106/Democracia%20conectada.pdf?sequence=1&isAllowed=yAcessado em 09/03/2023 

WU, Xu, RAMESH,  M,   HOWLETT, Michael,  FRITZEN,  Scott . Guia de políticas públicas: gerenciando processos. Tradução de Ricardo Avelar de Souza, Enap, Brasília, 2014. 

Disponível:<https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/2555/1/Guia%20de%20Pol%C3%ADticas%20P%C3%BAblicas%20Gerenciando%20Processos.pdfAcessado em 09/03/2023 

PERONI, Vera Maria Vidal; OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de; FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola. Estado e terceiro setor: as novas regulações entre o público e o privado na gestão da educação básica brasileira. Educação & Sociedade, v. 30, p. 761-778, 2009. 

Disponível:<https://www.scielo.br/j/es/a/3hCRykScyQK57qF4NtpkPQk/?format=pdf&lang=pt> Acessado em: 09/03/2023