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25 anos depois das 100 Imagens da Arquitetura Pelotense: caminhografando o patrimônio cultural da cidade

Descrição: O projeto de extensão, comemorativo aos 50 anos da FAUrb/UFPel, pretende reunir estudantes, professores, pesquisadores e cidadãos, com o objetivo de: criar e praticar roteiros de caminhadas pelas 100 imagens da arquitetura pelotense, refotografando as “100 Imagens da Arquitetura Pelotense” (MOURA, SCHLEE, 1998) e organizar exposição digital e analógica sobre o projeto; a fim de repensar o patrimônio e as políticas culturais na cidade. Situação: Em andamento.

Website: https://wp.ufpel.edu.br/100imagens/

FAUrb no Bairro: caminhar, ouvir e inscrever-se

Descrição: O projeto tem o objetivo geral de criar ações de extensão afim de aproximar a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel com bairros da cidade de Pelotas, a partir da cartografia sensível e dos seguintes procedimentos metodológicos: diagnóstico e mapeamento do bairro, a caminhada por transurbância, levantamentos em vídeo e fotográficos, encontros no bairro, “pequenos” projetos arquitetônicos e/ou urbanos, execução dos projetos e avaliação da ação. O planejamento do projeto preve a permanencia no bairro por um semestre letivo e assim consecutivamente: conhecendo, experimentando e interagindo com os bairros. Dessa forma, esse projeto busca fomentar a interlocução entre o fazer-urbano e o saber-urbano, aproximando os diversos agentes que modificam e planejam as cidades. Situação: Em andamento.

Website: https://wp.ufpel.edu.br/faurbnobairro/

Intervenções e Registros do Urbanismo Contemporâneo: Revista Pixo

Descrição: O projeto tem a proposta de realizar atividades de extensão que busquem registrar e intervir no urbanismo das cidades na contemporaneidade, a partir de ações educativas, organização de eventos e publicações. Tem como objetivo geral: construir e desconstruir a imagem da cidade a partir da aproximação dos usuários com a mesma, fazendo com que essa proximidade potencialize as atividades de criação na/da cidade. Contando como instrumento principal a “PIXO – REVISTA DE ARQUITETURA, CIDADE E CONTEMPORANEIDADE” abrange as seguintes áreas do conhecimento: Arquitetura e Urbanismo, Artes, Filosofia, Educação, Geografia e Psicologia.  Situação: Em andamento.

Website: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/pixo/index

Rede Interuniversitária de estudos sócio territoriais e inclusão social com ênfase em áreas rurais e pequenas localidades

Descrição: O projeto de baseia em acordos preexistentes entre grupos de trabalho que conformam a rede. Equipes de investigação que abordam os problemas territoriais com diversas implementações metodológicas e teóricas. Reunindo: Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco (UNPSJB), Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales, Departamento de Geografía; Universidad Nacional de La Plata (UNLP), Facultad de Trabajo Social, Trabajo Social I; Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb), Laboratório de Urbanismo; Universidade Federal da Bahia (UFBA, Instituto de Geociências, Departamento de Geografia e Programa de Pós­ Graduação em Geografia; e Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável. Núcleo de Análise Territorial e Meio Ambiente. Em encontros e reuniões com seus diversos grupos de pesquisa e comunidades atendidas. Situação: Em Concluído/Financiamento: Governo Argentino. 

Caminhos da dança na rua

Descrição: Experimentações de dança no espaço urbano. Diálogos entre a cena e o cotidiano da cidade. O projeto pretende cumprir as seguintes etapas: 1­ Apresentação do tema e convite à acadêmicos dos cursos das áreas de artes e arquitetura interessados. 2­ Realização de oficina de ministrante convidado em relação à improvisação e percepção espacial. 3­ Proposição de intervenção inicial. 4­ Cada grupo proporá um local de experimentação para realizar atividades, com orientação dos professores participantes, para encaminhamento de uma produção artística (performance, instalação, coreografia, grafite). 5­ Finalização com seminário de discussão sobre as relações entre arte e cidade e possibilidade de continuidade do projeto. Obs.: Durante todo o projeto os participantes terão oficinas de preparação corporal. Situação: Concluído. 

O Ato da Criação Textual

Descrição: O ato de criação textual se constitui em um evento organizado pelos professores Carla Rodrigues (FaE PPGE) e Eduardo Rocha (FAUrbPROGRAU) promovido, preferencialmente, para os estudantes da comunidade acadêmica. Trata de compor uma conversa com dois professores convidados que tratarão da temática a partir das Filosofias da diferença com foco nos processos de criação, tanto das linguagens verbais como não verbais. Paola Zordan, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tratará da ideia de um pensamento que desliza em ponto de corrente. Um objetobra que se acopla a qualquer espaço. Um trabalho com múltiplas funções. Um penetrável. Um vestível de complexa interação. Dispositivo para performances. Objeto relacional: Lygia Clark, Oiticica. Correspondências. Trocas em aberto. Work in progress textual. Um monstro percorrendo instituições. Tal coisa nesse ato, na fala e no que se escreve. Cunhar, perfurar, fiar, bordar, cruzar, encadear, tecer: os agenciamentos. Cristian Mossi, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, desenvolverá sua fala transitando por alguns disparadores da escrita que se pretendeu inventiva no decorrer da produção da tese de doutoramento intitulada Um corposemórgãos, sobrejustaposições. Quem a pesquisa [em educação] pensa que é?. Imagens tomadas de outros, imagens por ele produzidas, imagens visuais e não visuais, imagens de uma constelação informe de conceitos, de espaços fabulados, de acontecimentos que serpenteiam a escrita e estão longe de meramente ilustrá-la, arrebatam o pensamento e o colocam em funcionamento maquínico a fim de produzir um rasgo um Fora no que comumente e majoritariamente se entende por pesquisa em Educação. Situação: Concluído.