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Thiago Silva de Amorim Jesus

Professor

Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas-UFPel/RS, atuando como docente no Curso de Dança - Licenciatura do Centro de Artes e no Programa de Pós-Graduação em História - PPGH do Instituto de Ciências Humanas. Atualmente, é Professor Formador no Curso de Licenciatura em História à Distância do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB – UFPel). Doutor em Ciências da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina, com a tese Corpo, ritual, Pelotas e o carnaval: uma análise dos desfiles de rua entre 2008 e 2013, e Mestre pelo mesmo Programa, com pesquisa sobre A Linguagem do Corpo no Carnaval do Sul do Brasil (Bolsista CAPES-PROSUP). Pesquisador com formação de Licenciatura Plena em Dança e Especialização em Interdisciplinaridade e Linguagens, ambos pela Universidade de Cruz Alta-RS. É Professor Pesquisador e Colaborador do Núcleo de Folclore e Culturas Populares da UFPel – NUFOLK e Coordenador do Projeto de Pesquisa Poéticas Populares na Contemporaneidade. Coordenou o estudo FOLK-COVID: Diagnóstico internacional sobre os impactos da Pandemia Covid-19 em contextos folclóricos, entre 2020 e 2022. É líder do Grupo de Pesquisa OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel/CNPq). Atuou como Diretor da ANDA - Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança (gestão 2018-2021), e atualmente co-coordena o CT Dança e(m) Cultura: poéticas populares, tradicionais, folclóricas, étnicas e outros atravessamentos. Artista Popular, diretor e fundador da Abambaé Companhia de Danças Brasileiras. Curador Artístico e Coordenador de Relações Internacionais do Encuentro Internacional de Folklore y Arte Popular América Unida (Uruguay). Avaliador de diferentes periódicos científicos; Membro do Comitê Editorial da ANDA - Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança e da Ícone - Revista Brasileira de História da Arte; e da Revista Brasileira de Estudos em Dança. Atualmente pesquisa as poéticas populares no cenário contemporâneo, com ênfase aos estudos sobre Carnavais, Memória, Danças Populares e Folclóricas, Tradição, Invenção e Contemporaneidade... e outras contaminações, atravessamentos e desdobramentos que possam surgir destas noções.