Foto: Monique Bruxel

Dossiê Especial

SOCIEDADE E EMERGÊNCIA CLIMÁTICA
NO RIO GRANDE DO SUL

Organizadores

Etiene Villela Marroni, Carlos Alberto Seifert Jr
Alfredo Alejandro Gugliano, Guilherme de Queiroz Stein

 

PRAZO DE SUBMISSÃO

06 de novembro de 2023

E-mail para envio: cedepem@ufpel.edu.br

SOBRE A CHAMADA

Neste dossiê, esperamos a submissão de relatos de experiência, acerca dos desastres e eventos climático ambientais, ocorridos entre junho e outubro de 2023, no estado do Rio Grande do Sul, enfatizando suas consequências para populações em situação de vulnerabilidade. Os relatos, podem discutir as estratégias adotadas frente à situação crítica e apresentar propostas de políticas públicas, arranjos de governança e tecnologias que contribuam para prevenir e enfrentar catástrofes futuras.

A partir desses relatos, pretendemos mapear temas emergentes que orientem a realização de futuras pesquisas científicas e a criação de políticas públicas e arranjos de governança que contribuam para mitigação e adaptação às mudanças climáticas no RS. Assim, propomos trabalhar com uma metodologia editorial ainda pouco explorada, que procura aproximar a ciência das demandas concretas, muitas vezes, marginalizadas na sociedade em geral.

PÚBLICO-ALVO

Além das contribuições acadêmicas, serão muito bem-vindos relatos de experiências de movimentos sociais, organizações da sociedade civil, gestores públicos, cidadãos em geral ou qualquer outra organização que tenha atuado diretamente nos desastres.

Edital completo aqui.

REALIZAÇÃO

Grupo de Pesquisa Centro de Estudos Estratégicos e Planejamento Espacial Marinho (CEDEPEM) (UFPel e Instituições Parceiras)

Laboratório Mapeamento em Ambientes, Resistência, Sociedade e Solidariedade (MAReSS) (FURG)

Grupo de Pesquisa Processos Participativos na Gestão Pública (UFRGS)

Comments

comments