Durante o 9º Encontro da ABRI (Associação Brasileira de Relações Internacionais), os alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, da Universidade Federal de Pelotas (PPGCPol/UFPel) e pesquisadores do CEDEPEM (Centro de Estudos Estratégicos e Planejamento Espacial Marinho), apresentaram trabalhos nas Áreas Temáticas “Segurança Internacional, Estudos Estratégicos e Política de Defesa”, “Análise de Política Externa” e “Economia Política Internacional”. Parabéns aos doutorandos Magayo de Macêdo Alves e Ayolsé Andrade Pires dos Santos, mais os mestrandos Gustavo Gordo de Freitas e José Manuel Mussunda da Silva.

27/07 | 14:45 – 16:15 | O “retorno” da Geopolítica?
Área Temática: AT: Segurança Internacional, Estudos Estratégicos e Política de Defesa
Trabalho apresentado: A Brief Discussion on the Geopolitics of the Artemis Accords
Autores: Magayo de Macêdo Alves (UFPel), Gustavo Gordo de Freitas (UFPel ), Etiene Villela Marroni (UFPEL).

27/07 | 13:00 – 14:30 | Temas da Política Externa Brasileira
Área Temática: AT: Análise de Política Externa
Trabalho apresentado: O Direito Comercial na Política Externa Brasileira para a África entre 1961 e 1967
Autores: Gustavo Gordo de Freitas (UFPel ), Etiene Villela Marroni (UFPEL), José Manuel Mussunda da Silva (UFPel).

27/07 | 13:00 – 14:30 | Debates sobre Imperialismo na Economia Política Internacional
Área Temática: AT: Economia Política Internacional
Trabalho apresentado: O Programa de Ajuste Estrutural e a Nova Estrutura Agrária: um estudo da atual questão agrária em São Tomé e Príncipe
Autor: Ayolsé Andrade Pires dos Santos (UFPel).