O Centro de Estudos Estratégicos e Planejamento Espacial Marinho (CEDEPEM) surge a partir da consolidação de uma parceria oriunda do Grupo de Pesquisa do CNPq, denominado Política Internacional e Gestão do Espaço Oceânico, entre o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCPol) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Núcleo de Estudos Avançados do INEST da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Coordenações em Rede

As Coordenações em Rede constituem uma abordagem colaborativa. Significa liberdade de decisões dentro de suas áreas temáticas e grupos, visando a não ocorrência de cerceamento teórico. O conjunto ou coletivo do Centro de Estudos corresponde a quatro (4) coordenações regionais vinculadas a instituições parceiras.

Nossa Proposta

A integração entre saberes e culturas diferenciadas proporcionará uma visão privilegiada de como trabalhar com duas áreas tão próximas: Estudos Estratégicos e Planejamento Espacial Marinho. Portanto, o objetivo deste Centro de Estudos consiste em agregar diversos grupos de pesquisa dentro de uma perspectiva multidisciplinar, observando-se suas regionalidades, diversidades, visões e entendimentos de mundo.

 

Líder

Etiene Villela Marroni

Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCPol/UFPel)

Universidade Federal de Pelotas

 

Vice-líder

Fátima Verônica Pereira Vila Nova

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Caruaru (IFPE/Caruaru)

ONDE ESTAMOS

Universidade Federal de Pelotas
Rua Coronel Alberto Rosa, 154 3º andar, sala 302
96010-770 – Pelotas, RS
(53) 3284-3195
E-mail: cedepem@ufpel.edu.br