Início do conteúdo
Introdução às Zoonoses

Zoonoses

             A definição clássica de zoonoses é a de doenças que são transmitidas de animais para humanos, ou de humanos para os animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a zoonoses como “Doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos” (OMS, 2016).

              A transmissão pode ocorrer de forma direta, principalmente através do contato com secreções (saliva, sangue, urina, fezes) ou contato físico como arranhaduras ou mordeduras. De forma indireta, pode acontecer por meio de vetores como mosquitos e pulgas, por contato indireto com secreções, pelo consumo de alimento contaminado com o agente (viral, bacteriano, fúngico ou parasitário), entre outras (ACHA E SZYFRES, 2001).

               A capacidade de transmissão é influenciada pelo período de incubação, densidade populacional, práticas agropecuárias, estabilidade do agente, virulência do agente (AGUDELO-SUAREZ, 2012).

                  Os agentes responsáveis por desencadear essas alterações podem ser microorganismos diversos, tais como, vírus, bactérias, fungos, protozoários entre outros (ACHA E SZYFRES, 2001).

                 De acordo com a definição de zoonoses proposta pela OMS existem mais de 200 doenças transmissíveis que podem ser caracterizadas como zoonoses (VASCONCELLOS, 2013).

Quadro 1. Classificação das zoonoses quanto ao modo de transmissão.

Classificação Definição Exemplo
Antropozoonoses

Doença primária de animais e que pode ser transmitida aos humanos.

 

Raiva

Leishmaniose

Zooanthroponoses:

 

Doença primária de humanos e que pode acometer os animais.

 

Tuberculose em animais pelo Mycobacterium tuberculosis, bacilo do tipo humano.

 

Amphixenosis:

 

Doença que circula entre  homens e animais.

 

Estafilococose.

 

 

Quadro 2. Classificação das zoonoses segundo os ciclos de manutenção do agente etiológico.

Classificação Definição Exemplo
Zoonoses diretas: O agente pode persistir com passagens sucessivas por uma única espécie de animal vertebrado. Raiva.
Ciclozoonoses: O agente necessita obrigatoriamente passar por duas espécies distintas de animais vertebrados para que o seu ciclo se complete.

Complexo Equinococose-Hidatidose.

Cisticercose

Hidatidose (vídeo)

 

Metazoonoses: O agente necessita passar por hospedeiro invertebrado para que o seu ciclo se complete.

Febre Maculosa;

Febre Amarela,

Encefalite Eqüina Americana; Doença de Chagas, Leishmanioses.

Saprozoonose: O agente necessita passar por transformações que ocorrem no ambiente externo em ausência de parasitismo. Toxoplasmose, Toxocaríase.

 

.Bibliografia consultada:

              ACHA, P. N.; SZYFRES, B. Zoonosis y enfermedades transmisibles comunes al hombre y a los animales. 3.ed. Washington: OPAS, 2001. 416p.

            AGUDELO-SUAREZ, Angela N. Aproximación a la complejidad de las zoonosis en Colombia. Rev. salud pública,  Bogotá ,  v. 14, n. 2, abr.  2012 .

   VASCONCELLOS, S. A. 2013. Zoonoses: Conceito; CEVISA Online. Disponível em: http://www.praiagrande.sp.gov.br/arquivos/cursos_sesap2/Zoonoses%20Conceito.pdf. Acesso em 21 de março de 2016.

           OMS – Organização Mundial da Saúde. Zoonoses. Disponível em: http://www.who.int/topics/zoonoses/en/. Acesso em 04 de abril de 2016.