nov 14
Oportunidade de Estágio!
nov 14
Participação dos Professores da FAT no XX Semead
Os professores Alisson Maehler, Alexandre Braga, Elvis Martins, Isabel Rasia, Rodrigo Serpa, Vilmar Tondolo participaram do XX Semead, evento internacional que ocorreu na Universidade de São Paulo – USP. Os trabalhos apresentados foram:
A IMPLANTAÇÃO DE CONSÓRCIO MODULAR EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NO RIO GRANDE DO SUL: UM ESTUDO DE CASO BASEADO NA INOVAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL E NA SUCESSÃO FAMILIAR. AUTOR: ALEXANDRE XAVIER VIEIRA BRAGA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL);
CRIAR E DISSEMINAR CONHECIMENTO: UM ESTUDO SOBRE OS OLIVAIS DA REGIÃO DA CAMPANHA GAÚCHA. AUTORES: LUCIANE DA SILVA GOMES – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), CAMILA CABRERA GOMES – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), ALISSON EDUARDO MAEHLER – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), MARCELO FERNANDES PACHECO DIAS – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL).
GOVERNANÇA COOPERATIVA E O DILEMA DA PARTICIPAÇÃO E DE LEGITIMIDADE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO Aline Castro Jansen – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) Alisson Eduardo Maehler – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL). Douglas Wegner – UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS).
O BEBUM QUE NÃO BEBE: UM CASO PARA ENSINO SOBRE ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA. AUTORES: ELVIS SILVEIRA MERTINS – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), MARINA OLIVEIRA DANELUZ – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), FELIPE KOPP LEITE – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL).
CAPACIDADE DINÂMICA DO AGRONEGÓCIO: PROPOSTA E VALIDAÇÃO DE ESCALA PARA MENSURAÇÃO. AUTORES: BRUNO RIBAS SILVEIRA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC), ELVIS SILVEIRA MARTINS – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL).
CARACTERIZAÇÃO, CENÁRIO E TENDÊNCIAS DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL – COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE DE PELOTAS/RS. AUTORES: ISABEL CRISTINA ROSA BARROS RASIA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), CAROLINE VERGARA RODRIGUES – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), PAULO ROBERTO BOEIRA FUCULO JUNIOR – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), CRISTINE HERMANN NODARI – UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE).
ANÁLISE COMPARATIVA DOS CRITÉRIOS PARA GESTÃO DA QUALIDADE PROPOSTOS PELO PGQP E PELA NBR ISO 9001:2015. AUTORES: JOSIANE CAMPOS – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), ISABEL CRISTINA ROSA BARROS RASIA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), ERICA PEREIRA MARTINS PAGANI – UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS), KATIA GISLAINE BAPTISTA GOMES – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), DARY PRETTO NETO – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL).
POLÍTICAS AMBIENTAIS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO NA UNIVERSIDADE. AUTORES: FRANCO GOULART KNUTH – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), RODRIGO SERPA PINTO – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL).
GESTÃO POR COMPETÊNCIA DOCENTE: UMA ANÁLISE MULTIVARIADA. AUTORES: RODRIGO MARQUES DE ALMEIDA GUERRA -UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS), VILMAR GONÇALVES TONDOLO – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), ROSANA DA ROSA PORTELLA TONDOLO – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), MARIA EMÍLIA CAMARGO – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC).
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE PERCEBIDA DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: TESTE E AVALIAÇÃO DE ESCALA NO BRASIL. AUTORES: ALÉSSIO BESSA SARQUIS – UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) CAROLINA BEZ BATTI HÜBBE – UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL), JOÃO COELHO SOARES – UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL), VILMAR ANTONIO GONÇALVES TONDOLO – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), ROSANA DA ROSA PORTELLA TONDOLO – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL).
nov 14
Professora do Curso de Turismo assume importante papel no Encuentro Gastronomico de las Américas, Cancun, México.
A professora Dra. Caroline Ceretta teve sua participação como editora chefe dos Anais do I Encuentro Gastronomico de las Américas, editado pela Universidade Federal de Pelotas. A UFPEL está representada pelos Cursos de Gastronomia e de Turismo, com professores membros do comité avaliador e cientifico do Evento que acontece de 7 a 10 de novembro de 2017, em Cancun, México. A professora Caroline salienta a importância deste evento para a valorização das áreas de hospitalidade através do incentivo da participação dos acadêmicos junto as iniciativas científicas entre os acadêmicos e profissionais da área. Além da UFPEL, o Instituto Federal Riograndense- IFSUL também contribuiu significativamente para a realização deste Evento Internacional. A seguir, os anais dos Congresso e também o depoimento da professora Caroline revelando esta importante parceria e iniciativa para as pesquisas em Gastronomia e sua relação com o desenvolvimento territorial, a valorização da Identidade, o crescimento do Turismo Gastronômico e o mercado de trabalho.
nov 01
Convite para o Evento – Conexão Empreendedora
Participe do Encontro de Jovens Empreendedores – Conexão Empreendedora.
O evento ocorrerá no dia 10 de novembro, das 15h30 às 19h30, e no dia 11 de novembro, das 10h às 17h. O local do evento será no Parque Tecnológico – Pelotas.
Não perca!
Mais Informações – fb.com/events/124379894927640
Inscrições no site – https://www.sympla.com.br/conexao-empreendedora-pelotas__201785
Site do Evento – https://sebrae-rs.com.br/conexaoempreendedora/
Clique na imagem e confira a programação!
nov 01
Processo Seletivo de aluno Regular do Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais – PPG DTSA
ATENÇÃO!
Está aberto o período de inscrições para o Processo Seletivo de aluno regular do Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais – PPG DTSA, as inscrições ocorrerão de 01 de novembro à 07 de dezembro de 2017.
Maiores informações podem ser obtidas no site https://wp.ufpel.edu.br/ppgdtsa/pt/
nov 01
Processo Seletivo do Curso de Especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional
Atenção!
O processo seletivo do Curso de Especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional 2018/1, já tem data para o período de inscrições, será no período de 05 de fevereiro à 26 de fevereiro de 2018.
Maiores informações podem ser obtidas no site https://wp.ufpel.edu.br/egpdr/
out 23
FAT oferece minicurso sobre novos modelos de gestão e qualidade
Estão abertas as inscrições para o minicurso “Modelos de Gestão e Ferramentas da Qualidade”, atividade que integra o projeto de extensão “Capacitando em Gestão e Negócios”, da Faculdade de Administração e de Turismo da UFPel. As aulas iniciam dia 30 deste mês, com a previsão de oito encontros, nas segundas e sextas-feiras, entre 16h30min e 19h, totalizando carga horária de 20 horas.
A coordenadora do projeto, professora Luciana Ferreira, destaca que a realização dos minicursos tem como objetivo ofertar temas inovadores e emergentes, em consonância com o dinamismo das atividades ligadas à gestão e negócios. O desenvolvimento de atividades de extensão busca integrar o conhecimento gerado na academia com as demandas da comunidade.
O minicurso será ministrado pela professora Isabel Cristina Rosa Barros Rasia, que abordará novos Modelos de Gestão utilizados contemporaneamente por empresas que buscam se manter competitivas e atualizadas aos novos formatos organizacionais. Segundo a professora também será apresentado algumas ferramentas da qualidade implementadas em grandes empresas, as quais apresentaram resultados positivos para a gestão.
A professora Isabel é docente da Faculdade de Administração e de Turismo da UFPel, Doutora em Administração pela PUC/UCS, e possui vasta experiência em instituições privadas/públicas.
As inscrições, no valor de R$ 50,00, podem ser realizadas até o dia 26 de outubro, no link https://goo.gl/forms/yaXZLOUawhCMQTfk1
As aulas ocorrem nos dias 30 de outubro; 03, 06, 10, 13, 17, 27 de novembro; e 1º de dezembro. O pagamento deverá ser realizado através de depósito bancário na conta Fundação Delfim Mendes Silveira, no Banco do Brasil, agência 4468-7 e conta corrente 16.217-5. O comprovante do depósito deverá ser enviado no máximo até o dia 26/10 para o e-mail cgn.ufpel@gmail.com para que a inscrição seja confirmada.
SERVIÇO:
O que: Minicurso “Modelos de Gestão e Ferramentas da Qualidade”.
Quando: 30 de outubro; 03,06, 10, 13, 17, 27 de novembro; e 1º de dezembro.
Onde: Anglo – sala 2 da Pós-Graduação da FAT.
Quem: Profª.Drª Isabel Rasia.
Quanto: taxa de inscrição de R$ 50,00.
Contato: cgn.ufpel@gmail.com
Inscrições pelo link: https://goo.gl/forms/yaXZLOUawhCMQTfk1
out 10
Minicurso de extensão – “Desenvolvendo a Negociação”
O projeto de extensão “Capacitando em Gestão e Negócios”, da FAT, oferece 25 vagas para o minicurso de extensão “Desenvolvendo a Negociação”, com carga horária de 20 horas. As aulas acontecem nos dias 16,17, 20, 23, 24 e 27 de outubro, das 19h às 22h, no Campus Anglo e serão ministradas pela professora Simone Mello, doutora em educação e pós-doutora em Administração, com grande experiência na área de Gestão e Negócios.
Simone destaca que “as transformações sociais e no mundo do trabalho estão levando a novas alternativas e oportunidades nos processos de negociação. Inúmeros aspectos são levados em consideração quando algo está em disputa. Logo, é importante se conhecer tanto quanto conhecer as estratégias de negociação. O curso promove um pouco isso, o diálogo. Por vezes aprendemos com os outros. Por vezes os outros aprendem conosco.”
A coordenadora do projeto de extensão, professora Luciana Ferreira, destaca que “este minicurso é importante. Há tempos queríamos ofertar. E o bom é que além de promover a capacitação na área, tira um pouco o participante da sua zona de conforto. E isso é um passo importante para mudar. Por isso, o curso apresenta estratégias de ensino variadas, como: exposição dialogada, questionário, dinâmicas de grupo, estudo de caso, dramatização, exercícios individuais e em grupo.”
As inscrições, no valor de R$ 50,00, podem ser realizadas até o dia 13 de outubro, através do formulário online disponível no link abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/1gHQzmGXiVQZX8VgqFYV_3MdZqV59wR83Fc7CD8KLItg/edit
No momento da inscrição não será gerado boleto bancário e o pagamento deverá ser realizado através de depósito bancário na conta Fundação Delfim Mendes Silveira, no Banco do Brasil, agência 4468-7 e conta corrente 16.217-5. O comprovante do depósito deverá ser enviado para o e-mail cgn.ufpel@gmail.com e no prazo de 24 horas a comissão organizadora enviará a confirmação da inscrição.
O participante receberá o atestado de 20 horas desde que cumpra a frequência de 75 %.
Mais informações pelo e-mail: cgn.ufpel@gmail.com
out 10
Visita Técnica à Cidade de Tupandi
No dia 29 de setembro de 2017, os alunos do MBA junto com a coordenadora do curso, professora Janaina Mendes realizaram uma visita técnica à cidade de Tupandi, município situado no vale do caí no Rio Grande do Sul, que possui o 8º lugar em termos de PIB per capta do Estado.
Nesta visita, além de se conhecer a gestão municipal, com uma conversa com o Prefeito da cidade sr. Helio Müller, visitou-se duas empresas: a Fábrica de Doces Ledur, uma empresa inovadora que fabrica geleias e doces de frutas, e a empresa do grupo K1, a Kappesberg, uma das maiores empresas de móveis da América Latina.
A visita proporcionou um grande aprendizado para os alunos sobre a gestão de empresas e gestão pública. Além dos alunos do MBA, também participaram alunos da graduação do curso de Administração e as professoras Simone Mello e Elaine Garcia.
out 10
Convite Palestra – “Conselho Regional de Administração e o Profissional de Administração”
O Conselho Regional de Administração estará no #dialogaFAT nesta quarta-feira, 11 de outubro.
Os palestrantes, João Alberto Gonçalves Jr e Anselmo La-Rocca, irão tratar do campo profissional e do registro de bacharéis e tecnólogos na área de gestão e negócios.
O evento inicia às 19 horas e disponibiliza atestado de 1h30min.
Participe! Conheça mais sobre a abrangência de sua futura profissão!
Faça sua inscrição através do Link: https://goo.gl/forms/gAWUu09PojPO0sN63