Produção de vídeo Estudantil: Um currículo não formal na Educação básica

Os participantes destacados do IV CBPVE foram convidados a contribuir com um livro abordando suas pesquisas. Dessa iniciativa surge esta obra, que busca apresentar a Produção de Vídeo Estudantil (PVE) como um componente valioso do currículo não formal no ambiente acadêmico. Este livro representa um esforço colaborativo para explorar e promover o potencial da PVE como uma ferramenta educacional inovadora e inspiradora.

ISBN 978-65-87148-12-0

Organização:
Josias Pereira
Eliane Candido
Maria Jeane Candido
Viviane Peres de Jesus Lino
Vania Dal Pont

Anais do IV CBPVE

Com a pandemia deixando suas marcas em todos nós, é com grande satisfação que finalmente apresentamos os Anais_resumo_expandido_IV_CBPVE.

Durante esse período desafiador, nossa equipe enfrentou obstáculos, mas aprendeu valiosas lições sobre cuidar uns dos outros e respeitar nosso tempo de lazer, além de repensar nossa forma de viver e apreciar momentos como o pôr do sol. Em breve, lançaremos o V CBPVE, que será focado em tecnologia.

Agradecemos a todos os participantes e esperamos que este livro seja útil em suas aulas. Que a academia reconheça a produção de vídeo estudantil como uma realidade dos alunos, mesmo que não compreenda totalmente sua importância.

Grato a todos os envolvidos.

Atenciosamente,

O Sonhador

ISBN 978-65-87148-13-7

Organização:
Josias Pereira
Eliane Candido
Maria Jeane Candido
Viviane Peres de Jesus Lino
Vania Dal Pont

A PVE na Visão da BNCC e das Metodologias Ativas

Debate entre José  Moran, Josias Pereira e Alexandre Siqueira sobre a Produção de vídeo como uma metodologia ativa aliadas a BNCC

Trabalhos destaques do IV CBPVE

Veja a listagem completa dos trabalhos destaques de cada sala de apresentação. Estes autores foram convidados para transformarem seus resumos simples ou expandido em artigos ou relatos. Os trabalhos irão compor o livro digital do IV CBPVE que será lançado até julho de 2021.

SALA 1

✅ O Telejornalismo para Além do Aprendizado Técnico
         Marcus Tadeu de Souza Tavares

✅ Videoperformance com classes de EJA – “O pulso ainda pulsa”
        Djenane Vieira

✅ Experiência Realizada com a Mostra de Projetos Virtual da Escola de Ensino Fundamental Mate     Amargo, Rio Grande-RS
        Angelo José Rodrigues Mesa

 

SALA 02

✅ Dilema
        Gilce Sampaio 

✅ Produção de Vídeo no Ensino Fundamental
        Luciana Moraes Soares

✅ A Produção de Vídeo Estudantil como Metodologia Potencial na Qualificação das Práticas                           Pedagógicas
        Daniela Pedra Mattos
        João Ricardo Fagundes dos Santos

 

SALA 03 

✅ Um Educador e Seus Cúmplices: evidências imaginárias de uma produção Ubuntu de cinema estudantil
        Roberto Silva da Silva

✅ CINE COM CIÊNCIA: O diálogo na produção de vídeos na escola
        Erizaldo Cavalcanti Borges Pimentel

 

SALA 04

✅ Representando Ideias Geométricas com o Celular nas Aulas de Matemática: geometria no cotidiano e   cultura dos alunos
        Adriana Nebel Kovalscki

✅ Filhos da Rua: um relato de investigações sensíveis
        Rosiane de Jesus Dourado

 

SALA 05 

✅ Guerra do Contestado na Tela: produção interdisciplinar de vídeos no ensino fundamental em uma         escola municipal de Rio das Antas/SC
        Arthur Luiz Peixer 

✅ Produção de Vídeos sobre Curiosidades Matemáticas por Estudantes do Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos
        Eduardo dos Santos de Oliveira Braga
        Fabrícia Nicomedes de Souza
        Jessica Passos Barreira

 

SALA 06

✅ Sinestesia: originalidade e estética em um filme criado por alunos do ensino médio
        João Pedro Wizniewsky Amaral
        Rafael Salles Gonçalves
        Thomás Dalcol Townsend 

✅ Produção de Vídeo Estudantil em Tempos de Pandemia: o cinema estreitando vínculos entre a escola e a família
        Pedro Henrique dos Santos Bertoldi

✅ Bioquimicurta: a interdisciplinaridade pela lente do estudante
        Kátia Aparecida da Silva Aquino
        Leônidas Pessôa dos Santos Júnior

 

SALA 07 

✅ A Arte em Tempos de Isolamento Social
        Luiz Claudio Motta Lima

✅ Projeto #EH_Produções: Cinema Estudantil e Educação em contexto de Cultura Digital
        Luciana Domingues Ramos
        Cristina Domingues Lemos
        Cíntia Inês Boll

 

Palestra com José Moran

A PVE na visão da BNCC e das Metodologias Ativas

dia 22/10 as 19h link da pagina Produção de Vídeo Estudantil

IV CBPVE Prorrogado

o IV CBPVE foi prorrogado até o dia 14 de setembro, aproveite e faça a sua inscrição. Vagas Limitadas.

Acesse o EDITAL-Nº02-IV-CBPVE-2020.

O Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil (CBPVE) tem como objetivo contribuir com pesquisas e relatos de experiências de pesquisadores e professores da educação básica que realizam vídeo com seus alunos. As escolas ainda estão centradas no discurso escrito deixando de lado o poder das imagens, enquanto isso os alunos vivenciam um novo mundo onde decodificar uma imagem é tão importante quanto decodificar as letras do alfabeto.

A escola vive esta dicotomia entre a escrita que as políticas públicas cobram e a realidade dos alunos que vivem a tecnologia. Nosso objetivo é fomentar a pesquisa e a elaboração de Artigos e Relatos de Experiências com ênfase na Produção de Vídeo Estudantil (PVE), motivando a realização de atividades práticas e pedagógicas relacionadas à produção de vídeo nas escolas, propondo discussões, debates e reflexões que estimulem novas ações ou o melhoramento de práticas existentes neste âmbito, bem como a divulgação dos trabalhos que dialogam e realizam as PVEs.

O IV CBPVE é uma iniciativa do Laboratório Acadêmico de Produção de Vídeo Estudantil (LabPVE)[1] da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

  1. OBJETIVO

O IV CBPVE tem como objetivo principal a apresentação e debate sobre a Produção de Vídeo Estudantil realizada nas escolas, tanto pelo viés prático como teórico.

  1. DA INSCRIÇÃO

As inscrições foram prorrogadas até o dia  14 de setembro , através do site <https://wp.ufpel.edu.br/cbpve/>  pelo autor principal e demais coautores do texto (se tiver). Cada trabalho pode ter até 3 (três) autores. Todos os autores devem realizar a sua inscrição, preenchendo os dados no Formulário 1 e anexando o comprovante de pagamento, porém apenas o autor principal irá anexar o trabalho.

[1] O LabPVE contempla o Projeto de Pesquisa e Extensão “Produção de Vídeo Estudantil”, com o apoio do “Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Mestrado)”, ambos da Universidade Federal de Pelotas.

IV CBPVE – O Congresso na Sua Casa

O congresso na sua Casa! baixo o  Edital-02-IV-CBPVE-2020

O Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil (CBPVE) tem como objetivo contribuir com pesquisas e relatos de experiências de pesquisadores e professores da educação básica que realizam vídeo com seus alunos. As escolas ainda estão centradas no discurso escrito deixando de lado o poder das imagens, enquanto isso os alunos vivenciam um novo mundo onde decodificar uma imagem é tão importante quanto decodificar as letras do alfabeto. A escola vive esta dicotomia entre a escrita que as políticas públicas cobram e a realidade dos alunos que vivem a tecnologia. Nosso objetivo é fomentar a pesquisa e a elaboração de Artigos e Relatos de Experiências com ênfase na Produção de Vídeo Estudantil (PVE), motivando a realização de atividades práticas e pedagógicas relacionadas à produção de vídeo nas escolas, propondo discussões, debates e reflexões que estimulem novas ações ou o melhoramento de práticas existentes neste âmbito, bem como a divulgação dos trabalhos que dialogam e realizam as PVEs.

O IV CBPVE é uma iniciativa do Laboratório Acadêmico de Produção de Vídeo Estudantil (LabPVE)[1] da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

  1. OBJETIVO

O IV CBPVE tem como objetivo principal a apresentação e debate sobre a Produção de Vídeo Estudantil realizada nas escolas, tanto pelo viés prático como teórico.

  1. DA INSCRIÇÃO

As inscrições iniciam dia 08 de julho e vão até 31 de agosto de 2020, através do site <https://wp.ufpel.edu.br/cbpve/>  pelo autor principal e demais coautores do texto (se tiver). Cada trabalho pode ter até 3 (três) autores. Todos os autores devem realizar a sua inscrição, preenchendo os dados no Formulário 1 e anexando o comprovante de pagamento, porém apenas o autor principal irá anexar o trabalho.

[1] O LabPVE contempla o Projeto de Pesquisa e Extensão “Produção de Vídeo Estudantil”, com o apoio do “Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Mestrado)”, ambos da Universidade Federal de Pelotas.

Livro – PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL: UMA PRÁTICA  PEDAGÓGICA EMERGENTE

Lançamento do livro…

PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL: UMA PRÁTICA  PEDAGÓGICA EMERGENTE  

Josias Pereira – Eliane Candido – Mª Jeane Candido – Viviane Lino
(Organizadores)

Clique na imagem acima para fazer o download do livro.

 

Este livro é composto pelos trabalhos destaques apresentados no 3º Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil (CBPVE) realizado em setembro de 2018, na cidade de Vitória da Conquista – Bahia.

Nesta obra virtual há onze (11) artigos e relatos de experiências de educadores de diferentes estados brasileiros, distribuídos em 139 páginas, no qual descrevem a produção de vídeo realizada com seus alunos, seja por meio de pesquisas, projetos ou no fazer diário de sua prática pedagógica.

Os educadores/autores destacaram seus estudos, propostas, desafios, satisfações e resultados encontrados, bem como as contribuições desta ação para aprendizagens múltiplas dentro e fora do contexto escolar. Cabe lembrar que o CBPVE é uma iniciativa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) e, nesta terceira edição, contou com o apoio e correalização do Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Campus Vitória da Conquista e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Uma ótima leitura a todos!

 

Histórico

O Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil

A abrangência dos festivais e o debate com vários professores da Educação Básica motivou a criação do Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil (CBPVE), que teve a sua primeira edição em 2016, proposta que adicionou mais essa ação ao projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O Congresso visa debater com professores da Educação Básica ações pedagógicas e técnicas concernentes à produção de vídeo estudantil.

Essa iniciativa propiciou um espaço de trocas com o intuito de compreender como a ação de fazer vídeo dentro do espaço educacional pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem. Desde então, o CBPVE tem percorrido diferentes cidades e estados, sobretudo para possibilitar o crescimento de uma rede de discussões sobre a ação de produzir vídeo com os alunos. A primeira edição do evento ocorreu em 2016, junto à cidade de Pelotas-RS, no campus do Centro de Artes da UFPel.

Imagem 1 – I Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil (2016)

Crédito da imagem: Eliane Candido

 

No ano seguinte, em 2017, ocorreu a segunda edição do congresso, dessa vez na cidade de São Leopoldo-RS, com o apoio da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), parcerias necessárias para o fortalecimento do projeto.

Imagem 2 – II Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil (2017)

Crédito da imagem: Josias Pereira

 

Considerando as produtivas discussões e trocas que circularam no congresso, criamos em 2017, a revista eletrônica Roquette-Pinto: A Revista do Vídeo Estudantil, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e do curso de Cinema e Audiovisual da UFPel. A ideia foi abrir mais um espaço de discussão no meio científico, com o objetivo de publicar artigos e relatos de experiências desenvolvidos por professores do Ensino Básico e Pós-Graduação, com foco na produção de vídeo feita por alunos e professores.

Já em 2018, ocorreu o III Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil, realizado em Vitória da Conquista, Bahia, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA- Campus Vitória da Conquista) e com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), ampliando o número de professores que produzem vídeo como prática pedagógica.

Imagem 3 – III Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil (2018)

Crédito da imagem: Josias Pereira

 

Desde a criação do Congresso, já realizadas três edições, percebemos que a grande maioria dos professores têm manifestado preocupação quanto ao fato de estarem ou não desviando o processo de ensino para uma questão estritamente técnica demandada pela produção de vídeo. Nesse sentido, defendemos que o fazer vídeo no espaço escolar deve assumir, a priori, um papel pedagógico, presente em todas as etapas de produção desse processo, inclusive na técnica, uma vez que esta participa da construção de sentidos incutidos na peça audiovisual.

Outra questão levantada no CBPVE coloca em evidência o objetivo da criação de festivais e o caráter competitivo desses eventos. Em meio aos debates advindos dessa inquietação, alguns professores consideram essencial o caráter competitivo dos festivais, pois entendem que motiva a participação dos alunos; outros, consideram que o caráter competitivo coloca o prêmio e a disputa, à frente da singular ação pedagógica que a produção de vídeo promove no espaço escolar.

Entendemos que a exibição do vídeo, seja por meio de uma mostra competitiva ou não competitiva, compreende apenas uma das etapas de um processo muito maior, que se bem articulado e efetivamente protagonizado pelos alunos, pode estimular e fortalecer o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um processo pedagógico humanizador, não de um mero produto que se cria para exibir troféus.

Assim, o que se vê, é que são diversas as questões levantadas sobre a produção de vídeo na prática escolar, demonstrando que quem está fazendo esse trabalho na escola está preocupado em fazê-lo de forma significativa.

Identidade Visual

Aqui você encontra material visual para ajudar a divulgar o IV CBPVE