APRESENTAÇÃO
O Buteco da Filosofia é um projeto de extensão do Departamento de Filosofia da UFPel, iniciado em 2013, e idealizado pela Prof.ª Dra.ª Flávia Carvalho Chagas.
O Buteco tem como objetivo promover o diálogo e a reflexão filosófica a partir de debates, entrevistas e conversas, não só entre e por filósofos, exclusivamente, mas a partir da participação de pessoas, acadêmic@s e profissionais das mais variadas areas do conhecimento, cultura, arte e religiões, assim como articulando ações junto a sociedade civil e aos movimentos sociais.
OBJETIVO GERAL
O projeto de extensão “Filosofia no Buteco” tem como objetivo “levar” a filosofia, concebida tanto como uma atividade crítica e reflexiva, como um conjunto de conhecimentos e saberes, para a discussão e debate na comunidade a partir de temas e problemas de caráter social, cultural, moral, religioso, etc. Objetivos específicos: – promover o diálogo entre a filosofia e as demais areas do conhecimento e da cultura em geral; – realizar debates e entrevistas contando com diferentes perspectivas, opiniões e abordagens sobre o mesmo tema; – oportunizar à comunidade em geral o acesso ao conhecimento produzido na academia a partir da interação entre estas duas esferas da sociedade; refletir sobre temas, problemas e questões atinentes à preocupação humana através de um foco interdisciplinar.
JUSTIFICATIVA
O projeto “Filosofia no Buteco” justifica-se pela necessidade da filosofia no âmbito social em geral tendo em vista o seu caráter crítico-reflexivo sobre os nossos preconceitos e crenças, atitudes que, muitas vezes, não são colocadas à prova ou questionadas, sendo tomadas como verdades absolutas. Com efeito, umas das “tarefas” da filosofia consiste em sua capacidade de fazer com que os sujeitos reflitam sobre a sua condição no mundo e no seu contexto sócio-cultural, sobre as suas crenças, etc, para que possa intervir e atuar de uma forma mais livre, responsável e crítica. Neste sentido, a velha definição da filosofia como aquela ciência com a qual ou sem a qual o mundo permanece igual acaba por manifestar a sua ingenuidade e apego aos ideais positivistas. Por outro lado, parece-nos que só a partir de filósofos pós-modernidade e romantismo, como Nietzsche, Marx, Heidegger, Sartre, só para citar alguns, é que a filosofia passa a apontar para a necessidade de justificar-se como uma disciplina transformada da realidade. Nesta direção, pensamos na construção de um projeto de extensão como “Filosofia no Buteco” para tentar promover o debate filosófico sério e com rigor argumentativo na inserção com a comunidade em geral a partir de temas e problemas de relevância social. Além disso, o projeto prevê que em tais debates participem profissionais e pessoas externos à filosofia, bem como de acadêmic@s de graduação e de pós-graduação. Por último, o projeto pretende ser itinerante, de modo que temos a pretensão de “levar” a Filosofia para “butecos” não só na periferia da cidade de Pelotas, portanto, não se limitando a ambientes próximos dos estudantes e do centro da cidade, como, por exemplo, em bairros como a Z3, Dunas, Getúlio Vargas, mas também pretendemos realizar ações nos pólos do Curso de Licenciatura em Filosofia Ead (18 polos no estado do RS).
METODOLOGIA
O projeto prevê, pelo menos, a realização de uma atividade mensal. A metodologia das atividades do projeto consiste em promover debates sobre temas que sejam de relevância social com a presença ou participação de debatedores com diferentes perspectivas sobre os mesmos, garantindo uma discussão plural e interdisciplinar. As/os debatedores podem ser acadêmicos, professores ou não, além também de convidarmos ativistas e militantes da comunidade em geral, sindicatos, e outras organizações não-governamentais. Por último, o objetivo do projeto é promover estes debates em diferentes bairros e bares da cidade de Pelotas e nas cidades onde temos Pólos do Curso de Filosofia Ead (18 pólos). As ações/Butecos são de 03 horas, em geral, em que cada debatedor tem em torno de 30 minutos para expor a sua perspectiva sobre o tema proposto para, logo após termos um momento de debate com a participação do público presente no evento.
INDICADORES, METAS E RESULTADOS
- Promover a reflexão crítica, a participação política e a autonomia dos sujeitos enquanto sujeitos ético-polítcos;
- Fomentar a discussão sobre a importância da filosofia para a cultura e formação do cidadão no país;
- Estabelecer cada vez mais vínculos e atividades com outros projetos de extensão, com a sociedade civil e com os movimentos sociais, metas estas que já vem sendo atingidas;
- Fortalecer a extensão universitária em seu projeto de curricularização da extensão;
- Propiciar aos alunos dos cursos de filosofia (presenciais e Ead) a realização das 310 horas complementares previstas no PPC dos cursos.