O que é o BRICS?

O BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – é um agrupamento de países do Sul Global que desde 2009 se reunem anualmente por meio de Cúpulas de Chefes de Estado e Governo. Em 2023 anunciaram o primeiro grande processo de expansão com o convite a novos seis membros: Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.

Apesar da baixa (ou nenhuma) formalidade, esses países foram capazes de criar o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e o Arranjo Contingente de Reservas (CRA) em 2014 e tem adensado a interações por meio de reuniões temáticas e paralelas as Cúpulas num esforço coletivo de cooperação.

O Grupo EPDI, idealizador do BRICS Docs, trabalha com a compreensão de que “o BRICS é um fenômeno dinâmico e processual: dinâmico porque se desenvolve de acordo com as percepções dos membros sobre o cenário mundial, sem estabelecer limitações nas estratégias e iniciativas de cada país membro; processual porque se desenvolve por meio de processos específicos, nos quais os membros não apontam qualquer destino ou institucionalização a ser alcançada” (Daldegan, Carvalho, 2022, p.118).

Esse argumento foi desenvolvido pelo prof William Daldegan, líder do Grupo EPDI, em conjunto com o prof Carlos Eduardo Carvalho (PUC SP). Por meio da análise dos documentos produzidos pelo BRICS os dois pesquisadores propuseram um modelo de análise e chegaram a conceituação acima descrita.

Para saber mais sobre o modelo e a tese defendida, recomendamos a leitura do texto: DALDEGAN, W.; CARVALHO, C. E. Brics as a Dynamic and in Process Phenomenon of Global Planning: . Estudos Internacionais: revista de relações internacionais da PUC Minas, v. 10, n. 1, p. 117-147, 16 jul. 2022. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/estudosinternacionais/article/view/25807

 

Translate