BRICS Docs

O BRICS Docs é um repositório digital dos documentos produzidos no âmbito do BRICS – sigla para Brasil, Rússia, Índia, China e Africa do Sul. Esse agrupamento de países se reúne regularmente desde 2008, e, a partir de 2009 adotou o formato de Cúpulas Anuais de Chefes de Estado e de Governo para suas reuniões. Desde então uma infinidade de documentos foram e são produzidos anualmente a partir da articulação de seus membros. Se o principal documento permanece sendo a Declaração de Cúpula, uma série de outros documentos originados de reuniões temáticas e paralelas contribuem para a documentação do BRICS.

O BRICS Docs foi criado em 2024 como produto do projeto de pesquisa “BRICS e China: uma análise de Política Internacional Contemporânea” desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Economia, Política e Desenvolvimento Internacional (EPDI) ligado ao curso de Relações Internacionais e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sob liderança do professor Dr William Daldegan e com recursos do Edital ARD (10/2021) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) [22/2551-0000605-1].

O BRICS Docs tem como objetivo organizar e disponibilizar ao público em geral os documentos produzidos pelo BRICS a fim de facilitar o acesso aos mesmos. Os documentos estão disponíveis em sua maioria na versão em inglês e português, quando possível. Podem ser acessados por meio do menu superior “Documentos

A criação do BRICS Docs justifica-se pelo fato de que não existe um repositório oficial destes documentos e seu acesso ocorre em páginas dispersas pela rede mundial de computadores. É padrão para o BRICS a criação de páginas específicas para cada Cúpula e nela a disponibilização de documentos produzidos naquele ano e, salvo algumas exceções, documentos de Cúpulas anteriores. 

Para a coleta, organização e disponibilização dos documentos foram pesquisados os sítios oficiais dos órgãos diplomáticos dos países membros do BRICS, os sítios oficiais criados para as Cúpulas Anuais e de outros grupos que tem como tema de pesquisa o BRICS.

 

O BRICS Docs é um mero repositório digital de documentos e, portanto, não é responsável pelo conteúdo dos documentos qualquer que seja o idioma. O acesso ao material é livre e gratuito. Caso encontre algum erro ou tenha alguma sugestão, por favor, nos envie uma mensagem utilizando o menu superior “Contato”.

 

Solicita-se, por fim, que o uso do repositório seja referenciado nas pesquisas em que for utilizado como indicado abaixo: 

BRICSDOCS. BRICS Docs, 2024. Disponível em: < https://wp.ufpel.edu.br/bricsdocs/> Acesso em: 01 de jan. de 2024.

Translate