Acontecimentos do ano

Durante os anos de 2015 e 2016 o projeto ” Boca boca Saudável” esteve em plena atividade. Foram realizadas ações de extensão, ensino e pesquisa com alunos de graduação e pós-graduação da UFPel de forma integrada às comunidades beneficiadas com o projeto.

No âmbito da pesquisa, foram realizadas entrevistas com os responsáveis das crianças participantes do projeto para conhecer os hábitos de saúde e as condições de saúde bucal das crianças. Após a pesquisa, todas as crianças receberam uma visita da equipe do projeto em suas casas. Nesta ocasião, os responsáveis foram orientados quanto aos cuidados sobre os hábitos de saúde bucal e alimentação saudável da criança. Todas as crianças foram agendadas para receber uma consulta com o dentista da Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. No dia da consulta, as crianças e seus familiares participaram de uma atividade coletiva educativa, seguida de uma prática de escovação dentária nas crianças.

Todos os profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde parceiras receberam capacitações sobre promoção de saúde na primeira infância com professores da odontologia, nutrição e psicologia. O objetivo destas ações foi ampliar e qualificar os atendimentos das crianças nas Unidades Básicas de Saúde.

Durante as ações de ensino, todos os alunos integrantes do projeto receberam treinamentos  por meio de aulas e também acesso a um material no Ambiente Virtual de Aprendizagem sobre entrevista motivacional.

Participaram das ações cerca de 300 crianças e 30 profissionais de saúde.IMG_3667

Equipe do projeto boca boca saudável no ano de 2015!

Equipe boca boca saudável!

Equipe do projeto boca boca saudável no ano de 2016!