Confira as novas dissertações do Mestrado em Artes Visuais inseridas no acervo da Biblioteca de Ciências Sociais e no Repositório Institucional – Guaiaca.
ARRIECHE, Luana Echevenguá. Poéticas visuais: enquadramentos femininos em videodança. Pelotas, 2020. 168 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7889.
AVILA, Kathleen Oliveira de. Fotocosturafetiva: tramando encontros com a memória e o processo de criação, tecendo diálogos com o cotidiano e a arte contemporânea. Pelotas, 2020. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7888.
MADRUGA, Amanda Machado. Curadoria e feminismos: processos de criação em exposições de arte contemporânea. Pelotas, 2021. 156 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7885.
PAZ, Caroline Ribeiro. Entre as palhas de Xapanã: sentidos e conexões para a criação etno-performativa. Pelotas, 2021. 104 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7886.
RODRIGUES, Isadora Cristina Bortolossi. Carta de amor aos fantasmas: glitch, web arte e vaporwave na construção de uma poética visual sobre relacionar-se à distância. Pelotas, 2021. 238 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7887.
BITENCOURTE, Andreia Domingues. Ensino de ciências na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma perspectiva inclusiva. Pelotas, 2021. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Faculdade em Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2021. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7587.
WEIRICH, Natália Romano. Trabalho colaborativo entre o professor de AEE e o professor de ciências na perspectiva de inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Pelotas, 2021. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Faculdade em Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2021. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7589.
Baseado na Nota técnica emitida pelo Comitê Interno da UFPel para acompanhamento da evolução da pandemia da COVID-19, os materiais emprestados nas bibliotecas ficam com data de devolução para 02 de agosto de 2021.
Dúvidas ou informações entrar em contato aqui pelo Facebook ou pelos e-mails: bcsufpel@gmail.com ou atendimento.bcs@ufpel.edu.br
ALMEIDA, Alessandra Londero. A coletividade do trabalho na Educação Infantil: para além da formação profissional. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce2b.pdf.
BERGMANN, Maristela. O brincar no estágio em educação infantil sob o olhar da sociologia da infância. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce4d.pdf.
CASALINHO, Júlia Victoria. Revista do Ensino no Rio Grande do Sul: uma análise dos jogos na seção ‘Educação Pré-Primária’ no período de 1954 a 1961. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce40.pdf.
COUTINHO, Geruza Gonçalves. Da roda dos expostos às políticas públicas de educação infantil: alguns apontamentos sobre essa trajetória. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce3b.pdf.
FERREIRA, Patrícia da Silva; NUNES, Georgina Helena Lima (coorientadora). Práticas promotoras de igualdade racial: uma rotina possível para educação antirracista na educação infantil. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce51.pdf.
FIALHO, Sabrina Leal Vignolle. Por que brincar na escola?: enfrentamentos e desafios na Educação Infantil. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce57.pdf.
FREITAS, Renata Aires de. Educação Ambiental na Educação Infantil: um debate sobre consumo e meio ambiente no contexto institucional. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce55.pdf.
LIMA, Camila Gomes de. O uso do lúdico como dispositivo do desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce31.pdf.
LIMA, Ingrid Cristine Garcia de. A pré-escola na escola: a educação infantil em busca de si mesma. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce3e.pdf.
LOPES, Dionata Oliveira. Constituindo-se Professor Arte-Educador: as narrativas de um encontro da Pedagogia com o Teatro. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce35.pdf.
LUCAS, Liane Régio. ‘Yummy Yummy, let’s eat vegetables?!’: as atividades no aprendizado de língua inglesa à luz de Celèstin Freinet. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce46.pdf.
MACEDO, Márcia Elisa Lopes. Crianças pequenas: entre brincadeiras populares e tecnologias. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce49.pdf.
MAJADO, Juliane Ossanes. Interação e participação das crianças da educação infantil. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce44.pdf.
MEDEIROS, Viviane. Expectativas de mães de crianças com Síndrome de Down acerca da inclusão na Educação Infantil: olhar, sentimentos. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce59.pdf.
NEVES, Gabrielle Lopes das. Novos horizontes pela perspectiva das Infâncias de Ilha: outras possibilidades de pensar as infâncias brasileiras. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce39.pdf.
OLIVEIRA, Rafaela Engrácio de. A importância da literatura infantil na Educação Infantil. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce53.pdf.
RIBEIRO, Juliana Lemes. Concepção de infância do professor de Educação Infantil. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce42.pdf.
RIBEIRO, Meri Helen Bjerk Vieira. O corpo como protagonista no processo de aprendizagem da criança com deficiência visual. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce4f.pdf.
SANTOS, Endi Barbosa dos. Ser professora de inglês: uma discussão a partir do conceito de profissional reflexivo de Donald Schön. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce37.pdf.
SANTOS, Maria Teresinha Borges dos. Tornando-me professora de educação infantil: as crianças e suas relações com o brincar. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce4b.pdf.
SOUZA, Altamira Dias de. Barulho, imaginação e criações: Eureca! São crianças na sala do brincar heurístico. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce2d.pdf.
VIEIRA, Ana Paula Souza. Um debate sobre o ensino de ciências da natureza na educação infantil. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce2f.pdf.
VIEIRA, Daiane Lilge. Crianças com TEA nos contextos da educação infantil: intervenção nos períodos de alimentação. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce33.pdf.