jul 14

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

https://drive.google.com/open?id=0B35aFv73YdOYNHNPRUR4M01pTVk

maio 26

EXPERIÊNCIAS SELECIONADAS PARA APRESENTAÇÃO (listagem final)

 

 

Histórias em Quadrinhos nas aulas de língua estrangeira: as linguagens verbal e visual unidas na construção do sentido

Pra poetizar minha cidade: A escola integrada e atuante na 3ª Feira do Livro de Capão do Leão

Poemas da alma: uma viagem além-mar através da poesia

Leitura e escrita. Formação e viagem.

Cinema na Escola.

A valorização da cultura africana e a sua influência em nosso meio

Retas Paralelas e Perpendiculares através do olhar de Piet Mondrian

Qualidade de Vida

Projeto Doce Leitura: Releitura, discussão, adaptação e teatro de sombras sobre o texto “Um caso de amor ou uma tragédia matemática.

Educação Financeira na Escola

Da reciclagem para o aprendizado na Educação Infantil

O despertar de novos autores

Eu sou + 1 por um trânsito + Seguro

A paz no ambiente escolar por meio de projeto interdisciplinar no PIBID

O Ensino de Matemática com Projetos de Pesquisa

Formação de professores e a construção do número na criança

A avaliação da aprendizagem escolar no Ensino Médio e o exercício da alteridade.

PIBID- Interdisciplinar e suas contribuições na formação inicial e continuada de professores

O Processo de Inclusão e Letramento Digital nos Anos Iniciais

A utilização das ervas medicinais na Comunidade

O mundo fantástico da leitura

Arte: Expressão de Emoções e Sentimentos

Educação física nos anos iniciais: a importância da sua aplicação no processo da psicomotricidade

Educação Histórica e HQ: Uma Experiência de Sucesso no Ensino Médio

ABC da alimentação: Alfabetizando para qualidade de vida

Jogos educacionais digitais: utilização nas séries iniciais

Educação Física no Ensino Médio: Uma nova perspectiva.

A paisagem cultural como tema para discussões em aula e desenvolvimento de projeto educacional. Um relato de experiência envolvendo o Museu Histórico de Morro Redondo – RS.

Integração Escola-Comunidade

Ser diferente é normal: Desenvolvendo práticas educativas voltadas à cidadania na sala de aula através do uso de tecnologias

A cultura, a visualização matemática e o raciocínio geométrico na arte de ensinar Matemática.

Resignificando as práticas de leitura no Ensino Médio: Língua e Literatura sob uma abordagem ecológica

Um olhar sobre as contribuições afrodescendentes em Morro Redondo. A visão construída por educadores em parceria com o Museu Histórico de Morro Redondo.

Trilha pela Barragem do Centurião: Relações Possíveis Entre a Geografia Física e a Geografia Econômica.

Projeto de Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira Jeremias Fróes: ¡Aquí se habla!

Ludicidade, alfabetização e formação de professores

Cultivando o desejo e a apropriação da leitura e da escrita nos anos iniciais

Discussões e reflexões sobre gênero na escola: Primeiros passos… uma longa caminhada

No DESABROCHAR de um “PEQUENO APRENDIZ”, cuidar da “SAÚDE”, é SEMEAR, por um FUTURO mais FELIZ!

A Compostagem como Cultura Ambiental no Contexto Escolar

O Desenvolvimento Infantil e a Ciência Geográfica: reflexões da cotidianidade do Eu professora dos anos iniciais

Atividade física na terceira idade

O nosso corpo

Oficina das sensações

Como Utilizar Planilha Eletrônica, para automatizar o registro do diário de classe.

Os desafios da gestão escolar na qualificação da prática pedagógica dos anos iniciais: a instituição da hora-atividade.

“Educação Verde: Caminhos viáveis para uma qualidade de vida e saúde nutricional; aprendizagens colaborativas a favor de novos estilos de vida contemporâneos sob a percepção dos alunos do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil .”

A importância do brincar nos diferentes contextos

Como motivar o aluno na Continuidade dos Estudos

Projeto: Era uma vez

Parada literária – O exemplo de ler e contar histórias também é ensinar

A Festa das Casas

Início do projeto de reorganização e otimização do espaço da Biblioteca Escolar Euclides da Cunha

Projeto “Espaço de Vivências Pedagógicas para a produção de Jogos e Materiais Adaptados”

Projeto Encadernações Caseiras: Produção de Livretos Utilizando Gravuras, Desenhos e Fotografias.

Projeto  Doces Leituras

“Ser cidadão é também…exigir nota fiscal”

A prática contextualizada do Ensino de Língua Inglesa e o Empoderamento do conhecimento

Núcleo de Estudos Tradicionalista Gaúcho

Eucação do/no campo. Um novo olhar para as diferentes maneiras de trabalhar com educandos da EJA a partir de temas geradores. Aprendendo e compartilhando a própria história.

Projeto Cinema na Escola: prodições audiovisuais como aliadas da aprendizagem

LEITURA LITERÁRIA: construindo o comportamento leitor e subsidiando a prática de letramento e alfabetização

Fagundes Varela em foco: uma maneira divertida de explorar o turismo

O Lúdico vai à escola

FELIN – Festa da literatura Infantil

Adolescer

Uma experiência interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: atividades desenvolvidas no PIBID/UFPel

Oficina de escrita criativa a partir da leitura de “CARTAS DE AMOR AOS MORTOS”

“Arroio do Padre: de ti e para ti”: um projeto sobre a comunidade onde vivemos

Projeto de intervenção para prevenção e combate ao bullying aplicado à turma do quinto ano numa escola municipal de ensino fundamental de Bagé, Rio Grande do Sul

O teatro como subsídio para a aula de Língua Inglesa

Curta Metragens Transformando Relações na Escola Rural

Práticas Pedagógicas sobre as Temáticas Afro-Brasileira e Indígena: a experiência na escola Crochemore através do Projeto Neabi

Poesias Sensoriais

Investigando Funções Polinomiais com o uso do Smartphone

Produção de Vídeos na Escola: uma Experiência Pedagógica no Ensino Fundamental

A integração de turmas em favor da erradicação da violência

Práticas Pedagógicas sobre as Temáticas Afro-Brasileira e Indígena: a experiência na escola Crochemore através do Projeto Neabi

O debate sobre assédio moral na escola

Gestão Escolar e Itinerancia na Educação Inclusiva

Prática Pedagógicas sobre as temática afro-brasileira e indígena: a experiência na escola Crochemore através do Projeto NEABI

Escola e  Universidade: formação inicial e continuada vividas no Pibid

Conhecendo Ivan Cruz

Roda de Leitura: Tecendo olhares sobre Mia Couto

Escritores de Além-mar: um experimento na escola em férias.

Ciclos de Conversações: uma estratégia para a Formação Continuada na Escola

Leitura literária na escola: Conquistas e reconquistas

Gestão Escolar e Itinerancia na Educação Inclusiva

PELOTAS: Raízes, tradição e instituições

Construção de maquete do  Mercado  Público Pelotense: Projeção do entorno para o ano de 2050

Gestão Escolar e Itinerancia na Educação Inclusiva

Projeto jornal na escola: uma experiência no Ginásio do Areal

Laços orgânicos para o ensino integrado: Contornos escolares na proposta politécnica do RS

Diga não à violência sexual – reflexão a partir de Gêneros Textuais

Um Pedagogo nas Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – notas sobre a experiência profissional e os desafios pedagógicos desta demanda específica

Gênero e seus entrelaçamentos: Um diálogo dentro da escola

O teatro como recurso pedagógico no desenvolvimento da cidadania

KAHOOT: Ferramenta potencializadora da aprendizagem nas aulas de língua inglesa e língua portuguesa

Gênero e gestão, os Gs da questão: Olhando a cabeleira da Zezé, reconhecemos e garantimos que ela pode ser o que quiser.

Uma experiência de escuta sensível e expressão artística

A construção da imagem do gaúcho BLAU NUNES em curtas -metragens produzidos por estudantes do Ensino Fundamental

Gêneros textuais no ciclo da alfabetização: leitura e produção

Mala da leitura

A utilização de recursos audiovisuais na disciplina de História  Anos finais do Ensino Fundamental

Piquenique literário: ler é de fato um prazer

Um passeio pelos pagos da Querência: Reconhecendo, descobrindo e vivenciando nossa Pelotas

Atividades criadoras na Escola Municipal de Educação Infantil Ruth Blank

Cinema e Educação

Biblioteca Escolar: da reforma a um espaço autogestionado

maio 13

Confira a Programação do Evento

mar 05

Informações para inscrição de experiências

Informações para inscrição de experiências

As inscrições serão realizadas seguindo os seguintes procedimentos:
1) Escrever o resumo da experiência escolar desenvolvida por profissionais da escola. O resumo deve ter uma página digitada em letra Times New Roman, tamanho 12, no formato Word. Ver modelo de resumo.
Obs.: Serão aceitas experiências com até 4 autores/as. Cada inscrito/a poderá apresentar até duas experiências, tanto na condição de autor quanto na de coautor.
EIXOS TEMÁTICOS PARA RESUMOS:
—Educação Infantil
—Ensino Fundamental Anos Iniciais
—Ensino Fundamental Anos Finais
—Ensino Médio
—Gestão Escolar e Formação Continuada
2) Pagar a taxa de inscrição no valor único de R$ 50,00 com depósito identificado:
Banco do Brasil
Agência 4468-7
Conta 15.840-2

3) Preencher os dados pessoais na ficha de inscrição, constante no site.
4) Inserir o arquivo com o resumo na ficha de inscrição.
5) Inserir cópia do comprovante identificado de pagamento na ficha de inscrição.

mar 05

Modelo do Resumo

Modelo Resumo- Poder Escolar – 2017

fev 28

Memorial Encontros Sobre o Poder Escolar

ago 18

Algumas fotos da Palestra “Vamos conversar sobre o Projeto Escola sem Partido?”

Palestrante: Profª Drª Graziela Rinaldi (FURG/SLS)
palestra

Promoção: Comissão organizadora do 13ºEncontro sobre o Poder Escolar
FaE/UFPel; CME; UCPel; IFSul; 5ªCRE; SMED/Pelotas; CPERS

ago 13

Convite

Palestra Escola sem Partido

ago 12

Reunião do Poder Escolar

reuniao-do-poder-escolar-12-08-16

jul 27

Um pouco sobre a história do Projeto Poder Escolar

Escrito pelas professoras Ligia Cardoso Carlos e Maria Antonieta Dalligna para a Revista  Expressa Extensão 2014. Disponível no Portal de Periódicos da Ufpel em: https://periodicos.ufpel.edu.br (procurar a revista expressa extensão v. 19 n. 1 de 2014)

-> FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS: EMPODERAMENTO E DEMOCRACIA

Posts mais antigos «