jun 01

Para ver a nossa Programação clique no link abaixo

Programação 13º Encontro sobre o Poder Escolar

jun 01

Reabertura das Inscrições para Ouvintes

maio 30

Inscrições de Ouvintes

Atenção!

Inscrições de ouvintes ainda estão abertas, inscreva-se aqui.

maio 26

EXPERIÊNCIAS SELECIONADAS PARA APRESENTAÇÃO (listagem final)

 

 

Histórias em Quadrinhos nas aulas de língua estrangeira: as linguagens verbal e visual unidas na construção do sentido

Pra poetizar minha cidade: A escola integrada e atuante na 3ª Feira do Livro de Capão do Leão

Poemas da alma: uma viagem além-mar através da poesia

Leitura e escrita. Formação e viagem.

Cinema na Escola.

A valorização da cultura africana e a sua influência em nosso meio

Retas Paralelas e Perpendiculares através do olhar de Piet Mondrian

Qualidade de Vida

Projeto Doce Leitura: Releitura, discussão, adaptação e teatro de sombras sobre o texto “Um caso de amor ou uma tragédia matemática.

Educação Financeira na Escola

Da reciclagem para o aprendizado na Educação Infantil

O despertar de novos autores

Eu sou + 1 por um trânsito + Seguro

A paz no ambiente escolar por meio de projeto interdisciplinar no PIBID

O Ensino de Matemática com Projetos de Pesquisa

Formação de professores e a construção do número na criança

A avaliação da aprendizagem escolar no Ensino Médio e o exercício da alteridade.

PIBID- Interdisciplinar e suas contribuições na formação inicial e continuada de professores

O Processo de Inclusão e Letramento Digital nos Anos Iniciais

A utilização das ervas medicinais na Comunidade

O mundo fantástico da leitura

Arte: Expressão de Emoções e Sentimentos

Educação física nos anos iniciais: a importância da sua aplicação no processo da psicomotricidade

Educação Histórica e HQ: Uma Experiência de Sucesso no Ensino Médio

ABC da alimentação: Alfabetizando para qualidade de vida

Jogos educacionais digitais: utilização nas séries iniciais

Educação Física no Ensino Médio: Uma nova perspectiva.

A paisagem cultural como tema para discussões em aula e desenvolvimento de projeto educacional. Um relato de experiência envolvendo o Museu Histórico de Morro Redondo – RS.

Integração Escola-Comunidade

Ser diferente é normal: Desenvolvendo práticas educativas voltadas à cidadania na sala de aula através do uso de tecnologias

A cultura, a visualização matemática e o raciocínio geométrico na arte de ensinar Matemática.

Resignificando as práticas de leitura no Ensino Médio: Língua e Literatura sob uma abordagem ecológica

Um olhar sobre as contribuições afrodescendentes em Morro Redondo. A visão construída por educadores em parceria com o Museu Histórico de Morro Redondo.

Trilha pela Barragem do Centurião: Relações Possíveis Entre a Geografia Física e a Geografia Econômica.

Projeto de Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira Jeremias Fróes: ¡Aquí se habla!

Ludicidade, alfabetização e formação de professores

Cultivando o desejo e a apropriação da leitura e da escrita nos anos iniciais

Discussões e reflexões sobre gênero na escola: Primeiros passos… uma longa caminhada

No DESABROCHAR de um “PEQUENO APRENDIZ”, cuidar da “SAÚDE”, é SEMEAR, por um FUTURO mais FELIZ!

A Compostagem como Cultura Ambiental no Contexto Escolar

O Desenvolvimento Infantil e a Ciência Geográfica: reflexões da cotidianidade do Eu professora dos anos iniciais

Atividade física na terceira idade

O nosso corpo

Oficina das sensações

Como Utilizar Planilha Eletrônica, para automatizar o registro do diário de classe.

Os desafios da gestão escolar na qualificação da prática pedagógica dos anos iniciais: a instituição da hora-atividade.

“Educação Verde: Caminhos viáveis para uma qualidade de vida e saúde nutricional; aprendizagens colaborativas a favor de novos estilos de vida contemporâneos sob a percepção dos alunos do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil .”

A importância do brincar nos diferentes contextos

Como motivar o aluno na Continuidade dos Estudos

Projeto: Era uma vez

Parada literária – O exemplo de ler e contar histórias também é ensinar

A Festa das Casas

Início do projeto de reorganização e otimização do espaço da Biblioteca Escolar Euclides da Cunha

Projeto “Espaço de Vivências Pedagógicas para a produção de Jogos e Materiais Adaptados”

Projeto Encadernações Caseiras: Produção de Livretos Utilizando Gravuras, Desenhos e Fotografias.

Projeto  Doces Leituras

“Ser cidadão é também…exigir nota fiscal”

A prática contextualizada do Ensino de Língua Inglesa e o Empoderamento do conhecimento

Núcleo de Estudos Tradicionalista Gaúcho

Eucação do/no campo. Um novo olhar para as diferentes maneiras de trabalhar com educandos da EJA a partir de temas geradores. Aprendendo e compartilhando a própria história.

Projeto Cinema na Escola: prodições audiovisuais como aliadas da aprendizagem

LEITURA LITERÁRIA: construindo o comportamento leitor e subsidiando a prática de letramento e alfabetização

Fagundes Varela em foco: uma maneira divertida de explorar o turismo

O Lúdico vai à escola

FELIN – Festa da literatura Infantil

Adolescer

Uma experiência interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: atividades desenvolvidas no PIBID/UFPel

Oficina de escrita criativa a partir da leitura de “CARTAS DE AMOR AOS MORTOS”

“Arroio do Padre: de ti e para ti”: um projeto sobre a comunidade onde vivemos

Projeto de intervenção para prevenção e combate ao bullying aplicado à turma do quinto ano numa escola municipal de ensino fundamental de Bagé, Rio Grande do Sul

O teatro como subsídio para a aula de Língua Inglesa

Curta Metragens Transformando Relações na Escola Rural

Práticas Pedagógicas sobre as Temáticas Afro-Brasileira e Indígena: a experiência na escola Crochemore através do Projeto Neabi

Poesias Sensoriais

Investigando Funções Polinomiais com o uso do Smartphone

Produção de Vídeos na Escola: uma Experiência Pedagógica no Ensino Fundamental

A integração de turmas em favor da erradicação da violência

Práticas Pedagógicas sobre as Temáticas Afro-Brasileira e Indígena: a experiência na escola Crochemore através do Projeto Neabi

O debate sobre assédio moral na escola

Gestão Escolar e Itinerancia na Educação Inclusiva

Prática Pedagógicas sobre as temática afro-brasileira e indígena: a experiência na escola Crochemore através do Projeto NEABI

Escola e  Universidade: formação inicial e continuada vividas no Pibid

Conhecendo Ivan Cruz

Roda de Leitura: Tecendo olhares sobre Mia Couto

Escritores de Além-mar: um experimento na escola em férias.

Ciclos de Conversações: uma estratégia para a Formação Continuada na Escola

Leitura literária na escola: Conquistas e reconquistas

Gestão Escolar e Itinerancia na Educação Inclusiva

PELOTAS: Raízes, tradição e instituições

Construção de maquete do  Mercado  Público Pelotense: Projeção do entorno para o ano de 2050

Gestão Escolar e Itinerancia na Educação Inclusiva

Projeto jornal na escola: uma experiência no Ginásio do Areal

Laços orgânicos para o ensino integrado: Contornos escolares na proposta politécnica do RS

Diga não à violência sexual – reflexão a partir de Gêneros Textuais

Um Pedagogo nas Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – notas sobre a experiência profissional e os desafios pedagógicos desta demanda específica

Gênero e seus entrelaçamentos: Um diálogo dentro da escola

O teatro como recurso pedagógico no desenvolvimento da cidadania

KAHOOT: Ferramenta potencializadora da aprendizagem nas aulas de língua inglesa e língua portuguesa

Gênero e gestão, os Gs da questão: Olhando a cabeleira da Zezé, reconhecemos e garantimos que ela pode ser o que quiser.

Uma experiência de escuta sensível e expressão artística

A construção da imagem do gaúcho BLAU NUNES em curtas -metragens produzidos por estudantes do Ensino Fundamental

Gêneros textuais no ciclo da alfabetização: leitura e produção

Mala da leitura

A utilização de recursos audiovisuais na disciplina de História  Anos finais do Ensino Fundamental

Piquenique literário: ler é de fato um prazer

Um passeio pelos pagos da Querência: Reconhecendo, descobrindo e vivenciando nossa Pelotas

Atividades criadoras na Escola Municipal de Educação Infantil Ruth Blank

Cinema e Educação

Biblioteca Escolar: da reforma a um espaço autogestionado

maio 16

Comunicado

maio 16

TITULO DAS EXPERIÊNCIAS SELECIONADAS

 

Histórias em Quadrinhos nas aulas de língua estrangeira: as linguagens verbal e visual unidas na construção do sentido
Pra poetizar minha cidade: A escola integrada e atuante na 3ª Feira do Livro de Capão do Leão

Leitura e escrita. Formação e viagem.

Cinema na Escola.
A valorização da cultura africana e a sua influência em nosso meio

Retas Paralelas e Perpendiculares através do olhar de Piet Mondrian
Qualidade de Vida

Projeto Doce Leitura: Releitura, discussão, adaptação e teatro de sombras sobre o texto “Um caso de amor ou uma tragédia matemática.
Educação Financeira na Escola
Da reciclagem para o aprendizado na Educação Infantil

O despertar de novos autores

Eu sou + 1 por um trânsito + Seguro
A paz no ambiente escolar por meio de projeto interdisciplinar no PIBID

O Ensino de Matemática com Projetos de Pesquisa
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO NA CRIANÇA
A avaliação da aprendizagem escolar no Ensino Médio e o exercício da alteridade.

Pra poetizar minha cidade: a escola integrada e atuante na 3 Feira do Livro de Capão do Leão

PIBID- Interdisciplinar e suas contribuições na formação inicial e continuada de professores

O Processo de Inclusão e Letramento Digital nos Anos Iniciais
A utilização das ervas medicinais na Comunidade
O mundo fantástico da leitura
Arte: Expressão de Emoções e Sentimentos

Educação física nos anos iniciais: a importância da sua aplicação no processo da psicomotricidade
Educação Histórica e HQ: Uma Experiência de Sucesso no Ensino Médio
ABC DA ALIMENTAÇÃO: ALFABETIZANDO PARA QUALIDADE DE VIDA
Jogos educacionais digitais: utilização nas séries iniciais
Educação Física no Ensino Médio: Uma nova perspectiva.

A paisagem cultural como tema para discussões em aula e desenvolvimento de projeto educacional. Um relato de experiência envolvendo o Museu Histórico de Morro Redondo – RS.

Integração Escola-Comunidade
Ser diferente é normal: Desenvolvendo práticas educativas voltadas à cidadania na sala de aula através do uso de tecnologias

A cultura, a visualização matemática e o raciocínio geométrico na arte de ensinar Matemática.

Resignificando as práticas de leitura no Ensino Médio: Língua e Literatura sob uma abordagem ecológica

Um olhar sobre as contribuições afrodescendentes em Morro Redondo. A visão construída por educadores em parceria com o Museu Histórico de Morro Redondo.

Trilha pela Barragem do Centurião: Relações Possíveis Entre a Geografia Física e a Geografia Econômica.

Projeto de Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira Jeremias Fróes: ¡Aquí se habla!

LUDICIDADE, ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Cultivando o desejo e a apropriação da leitura e da escrita nos anos iniciais
Discussões e reflexões sobre gênero na escola: Primeiros passos… uma longa caminhada

No DESABROCHAR de um “PEQUENO APRENDIZ”, cuidar da “SAÚDE”, é SEMEAR, por um FUTURO mais FELIZ!

A Compostagem como Cultura Ambiental no Contexto Escolar
No DESABROCHAR de um “PEQUENO APRENDIZ”, cuidar da “SAÚDE”, é SEMEAR, por um FUTURO mais FELIZ!

A paisagem cultural como tema para discussões em aula e desenvolvimento de projeto educacional. Um relato de experiência envolvendo o Museu Histórico de Morro Redondo – RS.

A Paz no ambiente escolar por meio de projeto interdisciplinar no PIBID

O Desenvolvimento Infantil e a Ciência Geográfica: reflexões da cotidianidade do Eu professora dos anos iniciais

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE
O nosso corpo

Como Utilizar Planilha Eletrônica, para automatizar o registro do diário de classe.

Os desafios da gestão escolar na qualificação da prática pedagógica dos anos iniciais: a instituição da hora-atividade.

“Educação Verde: Caminhos viáveis para uma qualidade de vida e saúde nutricional; aprendizagens colaborativas a favor de novos estilos de vida contemporâneos sob a percepção dos alunos do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil .”

A paisagem cultural como tema para discussões em aula e desenvolvimento de projeto educacional. Um relato de experiência envolvendo o Museu Histórico de Morro Redondo – RS

“Educação Verde: Caminhos viáveis para uma qualidade de vida e saúde nutricional; aprendizagens colaborativas a favor de novos estilos de vida contemporâneos sob a percepção dos alunos do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil .”

A importância do brincar nos diferentes contextos

Como motivar o aluno na Continuidade dos Estudos

Projeto: Era uma vez

PARADA LITERÁRIA – O EXEMPLO DE LER E CONTAR HISTÓRIAS TAMBÉM É ENSINAR

A Festa das Casas

Início do projeto de reorganização e otimização do espaço da Biblioteca Escolar Euclides da Cunha

Projeto “Espaço de Vivências Pedagógicas para a produção de Jogos e Materiais Adaptados”

Projeto Encadernações Caseiras: Produção de Livretos Utilizando Gravuras, Desenhos e Fotografias.

PROJETO DOCES LEITURAS

“SER CIDADÃO É TAMBÉM…EXIGIR NOTA FISCAL”

A prática contextualizada do Ensino de Língua Inglesa e o Empoderamento do conhecimento

NÚCLEO DE ESTUDOS TRADICIONALISTA GAÚCHO

EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO UM NOVO OLHAR PARA AS DIFERENTES MANEIRAS DE TRABALHAR COM EDUCANDOS DA EJA A PARTIR DE TEMAS GERADORES APRENDENDO E COMPARTILHANDO A PRÓPRIA HISTÓRIA.

Projeto Cinema na Escola: prodições audiovisuais como aliadas da aprendizagem

LEITURA LITERÁRIA: CONSTRUINDO O COMPORTAMENTO LEITOR E SUBSIDIANDO A PRÁTICA DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Fagundes Varela em foco: uma maneira divertida de explorar o turismo

O Lúdico vai à escola

FELIN – Festa da literatura Infantil

Adolescer

Uma experiência interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: atividades desenvolvidas no PIBID/UFPel

OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA A PARTIR DA LEITURA DE “CARTAS DE AMOR AOS MORTOS”

“Arroio do Padre: de ti e para ti”: um projeto sobre a comunidade onde vivemos

Projeto de intervenção para prevenção e combate ao bullying aplicado à turma do quinto ano numa escola municipal de ensino fundamental de Bagé, Rio Grande do Sul

O teatro como subsídio para a aula de Língua Inglesa
Curta Metragens Transformando Relações na Escola Rural

Práticas Pedagógicas sobre as Temáticas Afro-Brasileira e Indígena: a experiência na escola Crochemore através do Projeto Neabi
Poesias Sensoriais

Investigando Funções Polinomiais com o uso do Smartphone

Produção de Vídeos na Escola: uma Experiência Pedagógica no Ensino Fundamental

A integração de turmas em favor da erradicação da violência

Práticas Pedagógicas sobre as Temáticas Afro-Brasileira e Indígena: a experiência na escola Crochemore através do Projeto Neabi

O debate sobre assédio moral na escola

Gestão Escolar e Itinerancia na Educação Inclusiva

Prática Pedagógicas sobre as temática afro-brasileira e indígena: a experiência na escola Crochemore através do Projeto NEABI

ESCOLA E UNIVERSIDADE: formação inicial e continuada vividas no Pibid
Conhecendo Ivan Cruz

Roda de Leitura: Tecendo olhares sobre Mia Couto
Escritores de Além-mar: um experimento na escola em férias.

Ciclos de Conversações: uma estratégia para a Formação Continuada na Escola

LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CONQUISTAS E RECONQUISTAS
Gestão Escolar e Itinerancia na Educação Inclusiva

PELOTAS: RAÍZES, TRADIÇÃO E INSTITUIÇÕES
Gestão Escolar e Itinerância na Educação Inclusiva

CONSTRUÇÃO DE MAQUETE DO MERCADO PÚBLICO PELOTENSE- PROJEÇÃO DO ENTORNO PARA O ANO DE 2050

Gestão Escolar e Itinerancia na Educação Inclusiva

Projeto jornal na escola: uma experiência no Ginásio do Areal

LAÇOS ORGÂNICOS PARA O ENSINO INTEGRADO: CONTORNOS ESCOLARES NA PROPOSTA POLITÉCNICA DO RS

LAÇOS ORGÂNICOS PARA O ENSINO INTEGRADO: CONTORNOS ESCOLARES NA PROPOSTA POLITÉCNICA DO RS
Diga não à violência sexual – reflexão a partir de Gêneros Textuais

Práticas Pedagógicas sobre as Temáticas Afro-Brasileira e Indígena: a experiência na escola Crochemore através do Projeto Neabi

Um Pedagogo nas Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – notas sobre a experiência profissional e os desafios pedagógicos desta demanda específica

GÊNERO E SEUS ENTRELAÇAMENTOS: UM DIÁLOGO DENTRO DA ESCOLA
O teatro como recurso pedagógico no desenvolvimento da cidadania

KAHOOT: FERRAMENTA POTECIALIZADORA DA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE LíNGUA INGLESA E LÍNGUA PORTUGUESA

GÊNERO E GESTÃO, OS GS DA QUESTÃO: OLHANDO A CABELEIRA DA ZEZÉ, RECONHECEMOS E GARANTIMOS QUE ELA PODE SER O QUE QUISER.

Uma experiência de escuta sensível e expressão artística

A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO GAÚCHO BLAU NUNES EM CURTAS -METRAGENS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

maio 13

Confira a Programação do Evento

maio 12

Experiências

Divulgação dos trabalhos aprovados na terça, 16 de maio.

abr 29

ATENÇÃO

abr 07

PRORROGADAS

As Inscrições para o 13º Encontro sobre o Poder Escolar estão prorrogadas ate dia 30/04/2017

Posts mais antigos «