Workshop Extremo Sul de Pesquisa Empírica em Direito

WORKSHOP EXTREMO SUL DE PESQUISA EMPÍRICA EM DIREITO

29.30 ABRIL 2016. PELOTAS. RS. BRASIL

1176377_1719768504946473_2728606771285145786_n

O “Workshop Extremo Sul de Pesquisa Empírica em Direito”… …

é um evento que, reunindo os esforços de diferentes Grupos Acadêmicos e de Pesquisa Científica de Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul e com a parceria com a Rede de Estudos Empíricos em Direito (REED) e com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), pretende: a) Promover condições de formação de espaços de interlocução entre os Grupos de Pesquisa da região e seus membros; b) fomentar a importância do “momento do encontro empírico” para fins de produção científica; c) aproximar e fortalecer os vínculos dos Grupos de Pesquisa da região com a Rede de Estudos Empíricos em Direito.

O EVENTO OCORRERÁ NA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS (RS), NOS DIAS 29 E 30 DE ABRIL DE 2016

O Evento será limitado a 100 vagas… e cada participante poderá se inscrever numa única oficina.

Dia 29/04/2016 – 9h30min às 12h – Oficina 1

– Desenho de Pesquisa com campo empírico Ministrante: Profa. Dra. Letícia Nuñez Almeida (Lepif/Unipampa)

Dia 29/04/2016 – 14h às 18h – Grupos de Trabalho (apresentação de Pesquisas) Simultâneos

GT 1 – Políticas de Segurança Pública e Criminais/penitenciárias

GT 2 – Castigo, Delito e Criminologia: enfoques jurídicos e históricos

GT 3 – Direitos humanos, justiça social e educação

GT 4 – Direitos Humanos – Acesso à Justiça – Conflitualidades: aproximações empíricas

GT 5 – Direito, Relações Internacionais, Fronteiras e Migrações

Dia 29/04/2016 – 19h – Workshop

Tema 1 – Panorama da pesquisa empírica no Direito no Brasil Prof.Dr. José Roberto Xavier (REED) Prof.Dr. Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo (PUC-RS)

Tema 2 – Principais metodologias em pesquisa empírica no Direito Prof. Dr. Riccardo Cappi (REED) Prof. Dr. Pedro Rodolfo Bodê de Moaraes (UFPR)

Tema 3 – O projeto Pensando o Direito Dr. Alexandre dos Santos Cunha (IPEA)

Tema 4 – A pesquisa empírica no Direito no âmbito de Pelotas e Rio Grande Prof. Ms. Bruno Rotta Almeida (UFPel) Prof. Dr. Luiz Antônio Bogo Chies (UCPel) Prof. Dr. Renato Duro Dias (FURG)

Dia 30/04/2016 – 9h30min às 12h – Oficinas Simultâneas

Oficina 2 – Pesquisa em documentos históricos / Prof. Ms. Bruno Rotta Almeida (UFPel)

Oficina 3 – Gênero, sexualidades e justiça social / Prof. Dr. Renato Duro Dias (FURG)

Oficina 4 – Processos e experiências de pesquisa-ação no campo da segurança cidadã / Prof. Ms. Eduardo Pazinato (FADISMA)

Oficina 5 – Elaboração de roteiros de entrevista e formulários / Prof. Dr. Luiz Antônio Bogo Chies (UCPel)

Investimento: R$ 50,00

DESCONTOS

Participantes credenciados pelos Grupos de Pesquisa que apresentarão trabalhos: R$ 30,00 (desconto de 40%)

Participantes credenciados pelos Grupos de Pesquisa, que NÃO apresentarão trabalhos (ouvintes): R$ 40,00 (desconto de 20%)

Inscrições a partir dos seguintes Grupos de Pesquisa, com seus respectivos coordenadores/responsáveis

Pelotas – UCPel

GITEP – Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários / Prof. Luiz Antônio Bogo Chies GEMIGRA –

Grupo de Políticas Migratórias e Direitos Humanos / Profa. Ana Paula Dittgen

Grupo de Estudos Direitos Humanos – Acesso à Justiça – Conflitualidades / Prof. Marcelo Oliveira de Moura

Pelotas – UFPel

Projeto Libertas e GEPUCS / Prof. Bruno Rotta Almeida

Porto Alegre – PUC

GPESC – Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Segurança e Administração da Justiça Penal / Prof. Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo

Rio Grande – FURG

PPGDJS – Mestrado em Direito e Justiça Social / CRDH FURG – Centro de Referência em Direitos Humanos / Prof. Renato Duro Dias

Santa Maria – FADISMA

Faculdade de Direito de Santa Maria – FADISMA / Núcleo Segurança Cidadã / Prof. Eduardo Pazinato

Santana do Livramento – LEPIF e Unipampa

LEPIF – Laboratório de Estudos e Pesquisas Internacionais e de Fronteira / Profa. Letícia Nuñez Almeida

Normas para inscrições de Trabalhos: Os proponentes de trabalhos deverão remeter um resumo de até 500 palavras, acompanhado de uma folha de rosto identificando: GT para o qual está propondo; autor(es); responsável pela apresentação; instituição de vínculo; e-mail para contato.

Os Trabalhos devem ter vínculo com as áreas Jurídicas e/ou afins aos campos temáticos dos GTs.

A data limite de envio das propostas de trabalho é: 15 de abril de 2016

O Resumo deve ser enviado para o e-mail gitepucpel@gmail.com

Demais informações pelo e-mail: gitepucpel@gmail.com

Acesse a página do evento: https://www.facebook.com/events/952005644852624/?active_tab=highlights