Fórum Social Mundial

“Atuação do Intérprete de Conferência: convergências históricas”– Tiago Coimbra
 Data: 24/11/2017 – 19h
 Local: Faculdade de Odontologia – UFPEL – sala 54
 Todos que realizarem as inscrições, se considerem efetivamente inscritos, aguardamos vocês!
 OBS: não enviaremos confirmação de inscrição!

————————————————————————————————————————-

CID foi a Chapecó no 4º Forum das Ações Afirmativas

A CID esteve presente no 4º Fórum das Ações Afirmativas na Cidade de Chapecó, promovida pela Universidade da Fronteira Sul – UFFS. Neste encontro estavam presentes 15 instituições de Ensino Superior dos três Estados do sul do Brasil. A presença mercante de gestores das instituições  demarcou a consolidação na inclusão de Deficientes, Indígenas e Negros, nas IES. Tendo como um dos resultados importantes a indicação da necessária ampliação e manutenção da Política de Cotas e permanência nas instituições de ensino superior no país. A UFPEl participou apresentando relatos em todos os eixos do evento.

PROGRAMAÇÃO Realizada

Dia 13/11

13h30min – Abertura do Evento (com a Presença de Jaime Giolo – Reitor da UFFS)

14h – Eixo 1:Gestão das Ações Afirmativas, políticas de permanência e conviviabilidade. Onde estiveram presentes estudantes indígenas e negros além dos gestores das Universidades e Institutos Federais.

19h -Mesa de debate: A participação/atuação dos Movimentos Sociais na dinâmica e consolidação das Ações Afirmativas, com a presença e manifestações importantes do Movimento Negro, das Associação dos Cegos do Brasil e de Indígenas Kaingang.

Dia 14/11

8h – Eixo 2:Monitoramento da Autodeclaração e a atuação das Comissões de Verificação – Onde o conhecimento de IES que já possuem estas comissões como a UFPel, serviram de instrução as outras IES que buscam formar as mesmas.

10h – Eixo 3: Cotas para pessoas com deficiência; As IES demonstraram grande preocupação com as fraudes relativas aos Laudos apresentados pelos estudantes para ingresso, sendo que a presença de comissões de averiguação foram indicadas como fundamentais.

13h30min – Eixo 4: Processos seletivos específicos realizados pelas instituições; Poucas Instituições, como a UFPel, realizam estes processos, mas todas as presentes demonstram interesse na efetiva realização destes processos.

15h30min – Exposição das deliberações e Plenária final; Foram mais de 20 pontos levantados como propositivos de pressão sobre a Administração Superior (MEC-Gov. Federal) para melhoramento das Ações Afirmativas, ficando a cargo da organização a escrita final do documento que será enviada a todas as IES.

O PRÓXIMO FÓRUM (5º) SERÁ REALIZADO NA UFRGS – 2018.

—————————————————————————————————————————-

PALESTRA

PALESTRA Desenho Universal da Aprendizagem – DUA e Inclusão no Ensino Superior

——————————————————————————————————————–