Relação dos trabalhos aprovados

Prezados/as participantes

Abaixo está a lista dos trabalhos aprovados para apresentação na Jornada. Seguindo o cronograma do evento, até o dia 20/03 a comissão organizadora disponibilizará a composição das seções de comunicações, presenciais e online.

Atenção para as instruções de pagamento:

  • Os comunicadores que tiveram seus trabalhos aprovados, deverão proceder ao pagamento via Pix (chave: jornadaensino2023@gmail.com) ou o QRCODE abaixo:

 

  • O comprovante de pagamento deverá ser enviado para o e-mail: jornadaensino2023@gmail.com e proceder conforme exemplo abaixo, identificando o número de tua comunicação e se é autor/a ou co-autor/a:
  • Autores/as e co-autores/as devem efetuar o pagamento impreterivelmente até o dia 18/03, para que tenham seus trabalhos homologados em uma das seções de comunicação.  Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail da jornada.
  • Para aqueles comunicadores/as que necessitarem de carta de aceite, podem fazer a solicitação para o e-mail da Jornada indicando autor/a, co-autor/a e número da comunicação. (A emissão das cartas será feita por demanda)

____________________________________________________________________________________________________

Lista dos trabalhos aprovados:

 

N.º

Título

Autores/as

1 NÃO É SÓ MUSEU QUE VIVE DE PASSADO: OS APORTES DO ENSINO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL Paulo Afonso Tavares
2 PESQUISADORES INDÍGENAS NA PÓS-GRADUAÇÃO: POSSIBILIDADES ANTIRRACISTAS PARA A EDUCAÇÃO Aline Maria Backes Sehn; Maria Aparecida Bergamaschi
3 ENSINO DE HISTÓRIA E ÉTICA: A ESCUTA DE SI E DOS OUTROS DO MUNDO Amanda Gisele Rodrigues
4 A PARTICIPAÇÃO DA LUDICIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVES DO JOGO “CARTAS RELACIONADAS” Valter Fernando Junqueira Júnior
5 A Pré-História e o trabalho enquanto fundamento ontológico: um relato de experiência. Raul Kich Abreu
6 CRAFTSMAN E A CRIÇÃO DE MUNDOS: O ENSINO DE HISTÓRIA E O USO DAS TECNOLOGIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS Juliana Maria Manfio; Eduardo da Silva Soares
7 CLUBE SOCIAL 24 DE AGOSTO: CONTRIBUIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NEGRAS Cyntia Barbosa Oliveira, Nara Beatriz Matias Soares
8 Movimento Estudantil e Ministério da Educação e Cultura: análise das disputas políticas na ordem do discurso (1967-1969) Paola Robaski Timm
9 DESAPARECIDOS E MORTOS PELA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA POR MEIO DAS CANÇÕES DE GONZAGUINHA: A MÚSICA COMO POSSIBILIDADE DE FONTE HISTÓRICA EM SALA DE AULA Leandro dos Santos Fernandes
10 APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA COMO ARTE DE CRIAR ENCONTROS ALEGRES Bibiana Harrote Pereira da Silva; Héryka da Luz dos Santos; Thainá Maria da Silva
11

A IMPORT NCIA DE UMA MEDIAÇÃO COMPARTILHADA:

A ARTE QUE FOI DESPERTADA!

Héryka da Luz dos Santos
12 FORMAÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA: AUTOBIOGRAFIA DE UMA JOVEM QUILOMBOLA NARA BEATRIZ MATIAS SOARES; CYNTIA BARBOSA OLIVEIRA
13 ECOS DO SIGMA: ANTICOMUNISMO, CATOLICISMO, ESTADO E LEGADO NA OBRA DE PLÍNIO SALGADO ENTRE 1932 E 1969 Felipe Silva de Mello
14 ELIANE POTIGUARA E O LIVRO “METADE CARA, METADE MÁSCARA”: a criação de um material paradidático em Ensino de História Natália Sanson de Borba Oliveira
15 DIVULGAÇÃO HISTÓRICA E ENSINO DE HISTÓRIA: relato da produção do podcast educativo Hora do Trampo William Cândido Mengue
16 É na poesia que a gente se encontra: conceitos e revisão de literatura de uma pesquisa afrocentrada sobre Slam em Porto Alegre Agatha da Silva Rolim
17 A EXPOSIÇÃO MEMÓRIA E RESISTÊNCIA E O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA Roberta Madeira de Melo
18 DITADURA, DEMOCRACIA E ENSINO DE HISTÓRIA Bruno de Azambuja Silveira
19 AS TENTATIVAS DE SILENCIAMENTO DO GÊNERO E DOS FEMINISMOS NO ENSINO DE HISTÓRIA Renata Montagnoli; Liane Vizzotto
20 BEATRIZ NASCIMENTO E O QUILOMBO NA LUTA CONTRA O RACISMO Adriana Costa
21 OS TEMPOS E A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA IMAGEM: O ÍCONE DE UM ATAQUE À DEMOCRACIA E O SÍMBOLO DO PROTAGONISMO NEGRO COMO SIGNOS DA PARTILHA DO SENSÍVEL. Gilson Moura Henrique Junior
22 ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA ATRAVÉS DO CINEMA Lara de Melo dos Santos
23 A ESCOLA DE LÁ E DE CÁ Amanda da Silva Menger
24 ADIOS NONINO Thales Sanson de Bem Schäfer
25 DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Rafaela May Amaral; Vitória Henzel
26 CINEMA & ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE PESQUISA COM ESTUDANTES SECUNDARISTAS SOBRE A DITADURA CIVIL-MILITAR DO BRASIL Luiz Paulo da Silva Soares
27 JOEL RUFINO DOS SANTOS: AUTORIA NEGRA DE LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA E CURRÍCULO ANTIRRASCISTA Leandro de Souza Severino
29 ESTRATÉGIAS DE ENSINO: ABORDAGEM DOS CONFLITOS AGRÁRIOS COMO TEMA SENSÍVEL Leticia Lopes Felix
30 “ELES DIZEM RACISMO É SÓ COM O NEGRO, MAS TEM TAMBÉM COM O BRANCO, NÉ?”: NOTAS SOBRE A FALÁCIA DO RACISMO REVERSO E A FRAGILIDADE BRANCA NO CONTEXTO ESCOLAR Carlos Eduardo Ströher
31 QUEM CONTA A HISTÓRIA DA ÁFRICA? Thales Ferraz Silva
32 GRUPO DE ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O PENSAR CERTO NA CONSTRUÇÃO CRÍTICA DE UM SABER-FAZER-DOCENTE Antonia Jamilly Costa Ferreira
33 O ENSINO DE HISTÓRIA DAS ENCRUZILHADAS: CRUZOS, ROLÊS E EBÓS COMO EDUCAÇÃO Guilherme José Schons
34 O Samba-enredo da Porto Alegre de outrora na encruzilhada da educação: uma análise das canções carnavalescas de 1990 – 1998 Muara Farias Pedroso
35 O que sobra para a escola quando o futuro desaparece? Bibiana Werle
36 LIVROS DIDÁTICOS E HISTORIOGRAFIA: CONSTRUINDO RELAÇÕES ENTRE SABERES ESCOLARES E ACADÊMICOS PARA COMPREENDER O ENSINO DE HISTÓRIA DOS GOVERNOS AUTORITÁRIOS BRASILEIROS NO SÉCULO XX Darcylene Pereira Domingues
37 SER DOCENTE DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO RIO GRANDE DO SUL: INGRESSO, FORMAÇÃO E CAMPO DE TRABALHO – 2012 A 2022 Fernando Seffner / luciani Paz
38 “COSAS QUE PÁSAN”: NOTAS SOBRE RELAÇÕES ENTRE MÚSICA, ENSINO DE HISTÓRIA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO Guinter Tlaija Leipnitz
39 MULHERES INDÍGENAS NO PASSADO E NO PRESENTE DAS AMÉRICAS E SUAS LUTAS POR DIREITO Meri Emeli Alves Machado
40 MUSEUS E ENSINO DE HISTÓRIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ATRAVÉS DA PESQUISA Nathalia Vieira Ribeiro
41 O acervo de livros infantis da escola estadual de ensino fundamental Nossa Senhora dos Navegantes: Possibilidades para o Ensino de História. Larissa Azevedo da Silva;Sofia Giglio Pires.
42 Qual o lugar da Educação Básica na pesquisa em Ensino de História? Caroline Pacievitch
43 SOCIOLOGIA À ESCALA INDIVIDUAL: POSSIBILIDADE DE INVESTIGAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DE JOVENS Amanda Nunes Moreira
44 OFICINAS NA ESCOLA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES Ryan dos Santos Cardoso; Victória Antunes Capella; Bruno Coutinho Lucas Pereira
45 NOVO ENSINO MÉDIO? ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS INDEFINIÇÕES DESTA ETAPA DE ENSINO Bárbara Virgínia Groff da Silva
46 CONSTRUÇÃO DE ZINE E PROPOSTA DE USO COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA Finger, Maria; Favaron, Yasmin
47 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A aprendizagem dos alunos autistas no Colégio Municipal Pelotense Isadora Lebedeff Camargo; Letícia Lopes Felix
48 DE(S)COLONIZAR CURRÍCULOS DE HISTÓRIA: UM PROJETO DE DISSERTAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA? Gabrielle de Souza Oliveira
49 A HISTÓRIA DA ÁFRICA EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS PRODUZIDOS PARA O PNLD/EM (2008-2017) Anelise D. da Silva Abraão
50 VOCÊ CONHECE O ELON MUSK? DISCUSSÕES SOBRE COLONIALISMO DIGITAL E A FORMAÇÃO DO SUJEITO NEOLIBERAL Natiele Gonçalves Mesquita
51 O ENSINO DE HISTÓRIA E OS RECURSOS DIGITAIS DIANTE DAS DEMANDAS DE HISTÓRIA PÚBLICA DOS DIAS ATUAIS Alvanir Aves
52 PROJETO IMPRENSA NEGRA EDUCADORA (PINE) E O ENSINO DE HISTÓRIA DO PÓS-ABOLIÇÃO Melina Perussatto
53 WEBSITES NO ENSINO: UMA INCURSÃO PELA HISTÓRIA MEXICANA COMO ATIVIDADE DE FORMAÇÃO ACADÊMICA Thalis Figueiredo Sartorio; Rheuren da Silva Lourenço; Nathalia Vieira Ribeiro
54 ENSINO DE HISTÓRIA E CURRÍCULO: A POLITICAS DE REGULAMENTAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS NO BRASIL (1930-2023) Rafaela Guardalúpi; Darcylene Domingues
55 O USO DE CANÇÕES COMO FONTE PARA ABORDAGENS ANTI-AUTORITÁRIAS EM SALA DE AULA Danilo de Vasconcellos Ferreira
56 OFICINAS NA ESCOLA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES Ryan dos Santos Cardoso; Victória Antunes Capella; Bruno Coutinho Lucas Pereira
57 OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE Krisley Hepp Decker ; Gabriela Muller
58 Racismo estrutural :Uma perspectiva da sala de aula Eduardo Rangel Baptista
59 RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE AMBIENTAÇÃO NA ESCOLA-CAMPO MINISTRO FERNANDO OSÓRIO Silvia dos Santos Aldrighi; Matheus Goulart
60 ONDE ELAS ESTÃO?: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS A PARTIR DO EMPREGO HISTÓRICO DAS MULHERES EM SEUS CONTEÚDOS Franciesca Bertagnoli Siqueira; Juliana Dalla Vecchia Brisolla
61 OS DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM PRÉ-VESTIBULARES POPULARES Gabriel Thomassim; Henrique Venturin
62 História Pública e cidadania cultural: o ensino de História em espaços não-formais Tatyana de Amaral Maia

 

63

 

CADERNO DAS MULHERES – ARISSANA PATAXÓ

Diogo Henrique Marques Coelho; Carmem Zeli de Vargas Gil ; Fernanda Dalla Costa Siqueira
64 “A TEORIA DO DOCUMENTÁRIO NAS AULAS DE HISTÓRIA COMO UMA POSSIBILIDADE DE APRENDER HISTÓRIA LOCAL” Yasmin Daniella D’Avila
65 A QUESTÃO DA PALESTINA: CARTILHA PARA ENSINO MÉDIO Vitória Miron Husein
66 UM DIÁLOGO POSICIONADO: A BRANQUITUDE E A PESQUISA EM ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL E NOS EUA Regina Rodeghero
67 ROBLOX E HISTÓRIA: UM ENSAIO SOBRE AS POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS

Eduardo da Silva Soares

Juliana Maria Manfio

68 ELEMENTOS SULEADORES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM ACERVO CONTRA-HEGEMÔNICO: O EXEMPLO DO MEMORIAL VIRTUAL DO CANARINHO Rodrigo Alves Lampert
69 EDUCAÇÃO HISTÓRICA E “AULA HISTÓRICA”: ALGUMAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd
70 DAME-DAME — VIDAS NEGRAS NO BRASIL COLONIAL Carolina dos Santos
71 ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCOMUNICAÇÃO João Octavio França Teixeira
72 A ARTE E A LITERATURA NAS AULAS DE HISTÓRIA: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES Rodrigo dos Santos Dantas da Silva; Roney Jesus Ribeiro
73 UTILIZAÇÃO DE ZINE: TRANSPOSIÇÃO DE CONTEÚDO HISTÓRICO CIENTÍFICO PARA O COMBATE DE NEGACIONISMO HISTÓRICO Yasmin Vieira Favaron
74 PORTAL CLIO HD: A EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UM ACERVO DE FONTES E OBJETOS DIGITAIS Wilian Junior Bonete; Maria Portilho Bagesteiro
75 DIÁLOGOS SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL Natali Braga Spohr
76 O CANVA PARA ALÉM DO ENSINO REMOTO NO ENSINO DE HISTÓRIA Diego Nunes Ferreira; Patrick de Oliveira Colvara
77 Grupo de pesquisa HEDUCA: investigações acerca da circulação e dos usos da História no contexto social Lisiane Sias Manke; Wilian Junior Bonete

Publicado em 11/03/2023