Prezados/as participantes
Abaixo está a lista dos trabalhos aprovados para apresentação na Jornada. Seguindo o cronograma do evento, até o dia 20/03 a comissão organizadora disponibilizará a composição das seções de comunicações, presenciais e online.
Atenção para as instruções de pagamento:
- Os comunicadores que tiveram seus trabalhos aprovados, deverão proceder ao pagamento via Pix (chave: jornadaensino2023@gmail.com) ou o QRCODE abaixo:
- O comprovante de pagamento deverá ser enviado para o e-mail: jornadaensino2023@gmail.com e proceder conforme exemplo abaixo, identificando o número de tua comunicação e se é autor/a ou co-autor/a:
- Autores/as e co-autores/as devem efetuar o pagamento impreterivelmente até o dia 18/03, para que tenham seus trabalhos homologados em uma das seções de comunicação. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail da jornada.
- Para aqueles comunicadores/as que necessitarem de carta de aceite, podem fazer a solicitação para o e-mail da Jornada indicando autor/a, co-autor/a e número da comunicação. (A emissão das cartas será feita por demanda)
____________________________________________________________________________________________________
Lista dos trabalhos aprovados:
N.º |
Título |
Autores/as |
---|---|---|
1 | NÃO É SÓ MUSEU QUE VIVE DE PASSADO: OS APORTES DO ENSINO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL | Paulo Afonso Tavares |
2 | PESQUISADORES INDÍGENAS NA PÓS-GRADUAÇÃO: POSSIBILIDADES ANTIRRACISTAS PARA A EDUCAÇÃO | Aline Maria Backes Sehn; Maria Aparecida Bergamaschi |
3 | ENSINO DE HISTÓRIA E ÉTICA: A ESCUTA DE SI E DOS OUTROS DO MUNDO | Amanda Gisele Rodrigues |
4 | A PARTICIPAÇÃO DA LUDICIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVES DO JOGO “CARTAS RELACIONADAS” | Valter Fernando Junqueira Júnior |
5 | A Pré-História e o trabalho enquanto fundamento ontológico: um relato de experiência. | Raul Kich Abreu |
6 | CRAFTSMAN E A CRIÇÃO DE MUNDOS: O ENSINO DE HISTÓRIA E O USO DAS TECNOLOGIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS | Juliana Maria Manfio; Eduardo da Silva Soares |
7 | CLUBE SOCIAL 24 DE AGOSTO: CONTRIBUIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NEGRAS | Cyntia Barbosa Oliveira, Nara Beatriz Matias Soares |
8 | Movimento Estudantil e Ministério da Educação e Cultura: análise das disputas políticas na ordem do discurso (1967-1969) | Paola Robaski Timm |
9 | DESAPARECIDOS E MORTOS PELA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA POR MEIO DAS CANÇÕES DE GONZAGUINHA: A MÚSICA COMO POSSIBILIDADE DE FONTE HISTÓRICA EM SALA DE AULA | Leandro dos Santos Fernandes |
10 | APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA COMO ARTE DE CRIAR ENCONTROS ALEGRES | Bibiana Harrote Pereira da Silva; Héryka da Luz dos Santos; Thainá Maria da Silva |
11 |
A IMPORT NCIA DE UMA MEDIAÇÃO COMPARTILHADA: A ARTE QUE FOI DESPERTADA! |
Héryka da Luz dos Santos |
12 | FORMAÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA: AUTOBIOGRAFIA DE UMA JOVEM QUILOMBOLA | NARA BEATRIZ MATIAS SOARES; CYNTIA BARBOSA OLIVEIRA |
13 | ECOS DO SIGMA: ANTICOMUNISMO, CATOLICISMO, ESTADO E LEGADO NA OBRA DE PLÍNIO SALGADO ENTRE 1932 E 1969 | Felipe Silva de Mello |
14 | ELIANE POTIGUARA E O LIVRO “METADE CARA, METADE MÁSCARA”: a criação de um material paradidático em Ensino de História | Natália Sanson de Borba Oliveira |
15 | DIVULGAÇÃO HISTÓRICA E ENSINO DE HISTÓRIA: relato da produção do podcast educativo Hora do Trampo | William Cândido Mengue |
16 | É na poesia que a gente se encontra: conceitos e revisão de literatura de uma pesquisa afrocentrada sobre Slam em Porto Alegre | Agatha da Silva Rolim |
17 | A EXPOSIÇÃO MEMÓRIA E RESISTÊNCIA E O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA | Roberta Madeira de Melo |
18 | DITADURA, DEMOCRACIA E ENSINO DE HISTÓRIA | Bruno de Azambuja Silveira |
19 | AS TENTATIVAS DE SILENCIAMENTO DO GÊNERO E DOS FEMINISMOS NO ENSINO DE HISTÓRIA | Renata Montagnoli; Liane Vizzotto |
20 | BEATRIZ NASCIMENTO E O QUILOMBO NA LUTA CONTRA O RACISMO | Adriana Costa |
21 | OS TEMPOS E A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA IMAGEM: O ÍCONE DE UM ATAQUE À DEMOCRACIA E O SÍMBOLO DO PROTAGONISMO NEGRO COMO SIGNOS DA PARTILHA DO SENSÍVEL. | Gilson Moura Henrique Junior |
22 | ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA ATRAVÉS DO CINEMA | Lara de Melo dos Santos |
23 | A ESCOLA DE LÁ E DE CÁ | Amanda da Silva Menger |
24 | ADIOS NONINO | Thales Sanson de Bem Schäfer |
25 | DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | Rafaela May Amaral; Vitória Henzel |
26 | CINEMA & ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE PESQUISA COM ESTUDANTES SECUNDARISTAS SOBRE A DITADURA CIVIL-MILITAR DO BRASIL | Luiz Paulo da Silva Soares |
27 | JOEL RUFINO DOS SANTOS: AUTORIA NEGRA DE LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA E CURRÍCULO ANTIRRASCISTA | Leandro de Souza Severino |
29 | ESTRATÉGIAS DE ENSINO: ABORDAGEM DOS CONFLITOS AGRÁRIOS COMO TEMA SENSÍVEL | Leticia Lopes Felix |
30 | “ELES DIZEM RACISMO É SÓ COM O NEGRO, MAS TEM TAMBÉM COM O BRANCO, NÉ?”: NOTAS SOBRE A FALÁCIA DO RACISMO REVERSO E A FRAGILIDADE BRANCA NO CONTEXTO ESCOLAR | Carlos Eduardo Ströher |
31 | QUEM CONTA A HISTÓRIA DA ÁFRICA? | Thales Ferraz Silva |
32 | GRUPO DE ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O PENSAR CERTO NA CONSTRUÇÃO CRÍTICA DE UM SABER-FAZER-DOCENTE | Antonia Jamilly Costa Ferreira |
33 | O ENSINO DE HISTÓRIA DAS ENCRUZILHADAS: CRUZOS, ROLÊS E EBÓS COMO EDUCAÇÃO | Guilherme José Schons |
34 | O Samba-enredo da Porto Alegre de outrora na encruzilhada da educação: uma análise das canções carnavalescas de 1990 – 1998 | Muara Farias Pedroso |
35 | O que sobra para a escola quando o futuro desaparece? | Bibiana Werle |
36 | LIVROS DIDÁTICOS E HISTORIOGRAFIA: CONSTRUINDO RELAÇÕES ENTRE SABERES ESCOLARES E ACADÊMICOS PARA COMPREENDER O ENSINO DE HISTÓRIA DOS GOVERNOS AUTORITÁRIOS BRASILEIROS NO SÉCULO XX | Darcylene Pereira Domingues |
37 | SER DOCENTE DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO RIO GRANDE DO SUL: INGRESSO, FORMAÇÃO E CAMPO DE TRABALHO – 2012 A 2022 | Fernando Seffner / luciani Paz |
38 | “COSAS QUE PÁSAN”: NOTAS SOBRE RELAÇÕES ENTRE MÚSICA, ENSINO DE HISTÓRIA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO | Guinter Tlaija Leipnitz |
39 | MULHERES INDÍGENAS NO PASSADO E NO PRESENTE DAS AMÉRICAS E SUAS LUTAS POR DIREITO | Meri Emeli Alves Machado |
40 | MUSEUS E ENSINO DE HISTÓRIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ATRAVÉS DA PESQUISA | Nathalia Vieira Ribeiro |
41 | O acervo de livros infantis da escola estadual de ensino fundamental Nossa Senhora dos Navegantes: Possibilidades para o Ensino de História. | Larissa Azevedo da Silva;Sofia Giglio Pires. |
42 | Qual o lugar da Educação Básica na pesquisa em Ensino de História? | Caroline Pacievitch |
43 | SOCIOLOGIA À ESCALA INDIVIDUAL: POSSIBILIDADE DE INVESTIGAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DE JOVENS | Amanda Nunes Moreira |
44 | OFICINAS NA ESCOLA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES | Ryan dos Santos Cardoso; Victória Antunes Capella; Bruno Coutinho Lucas Pereira |
45 | NOVO ENSINO MÉDIO? ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS INDEFINIÇÕES DESTA ETAPA DE ENSINO | Bárbara Virgínia Groff da Silva |
46 | CONSTRUÇÃO DE ZINE E PROPOSTA DE USO COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | Finger, Maria; Favaron, Yasmin |
47 | EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A aprendizagem dos alunos autistas no Colégio Municipal Pelotense | Isadora Lebedeff Camargo; Letícia Lopes Felix |
48 | DE(S)COLONIZAR CURRÍCULOS DE HISTÓRIA: UM PROJETO DE DISSERTAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA? | Gabrielle de Souza Oliveira |
49 | A HISTÓRIA DA ÁFRICA EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS PRODUZIDOS PARA O PNLD/EM (2008-2017) | Anelise D. da Silva Abraão |
50 | VOCÊ CONHECE O ELON MUSK? DISCUSSÕES SOBRE COLONIALISMO DIGITAL E A FORMAÇÃO DO SUJEITO NEOLIBERAL | Natiele Gonçalves Mesquita |
51 | O ENSINO DE HISTÓRIA E OS RECURSOS DIGITAIS DIANTE DAS DEMANDAS DE HISTÓRIA PÚBLICA DOS DIAS ATUAIS | Alvanir Aves |
52 | PROJETO IMPRENSA NEGRA EDUCADORA (PINE) E O ENSINO DE HISTÓRIA DO PÓS-ABOLIÇÃO | Melina Perussatto |
53 | WEBSITES NO ENSINO: UMA INCURSÃO PELA HISTÓRIA MEXICANA COMO ATIVIDADE DE FORMAÇÃO ACADÊMICA | Thalis Figueiredo Sartorio; Rheuren da Silva Lourenço; Nathalia Vieira Ribeiro |
54 | ENSINO DE HISTÓRIA E CURRÍCULO: A POLITICAS DE REGULAMENTAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS NO BRASIL (1930-2023) | Rafaela Guardalúpi; Darcylene Domingues |
55 | O USO DE CANÇÕES COMO FONTE PARA ABORDAGENS ANTI-AUTORITÁRIAS EM SALA DE AULA | Danilo de Vasconcellos Ferreira |
56 | OFICINAS NA ESCOLA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES | Ryan dos Santos Cardoso; Victória Antunes Capella; Bruno Coutinho Lucas Pereira |
57 | OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE | Krisley Hepp Decker ; Gabriela Muller |
58 | Racismo estrutural :Uma perspectiva da sala de aula | Eduardo Rangel Baptista |
59 | RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE AMBIENTAÇÃO NA ESCOLA-CAMPO MINISTRO FERNANDO OSÓRIO | Silvia dos Santos Aldrighi; Matheus Goulart |
60 | ONDE ELAS ESTÃO?: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS A PARTIR DO EMPREGO HISTÓRICO DAS MULHERES EM SEUS CONTEÚDOS | Franciesca Bertagnoli Siqueira; Juliana Dalla Vecchia Brisolla |
61 | OS DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM PRÉ-VESTIBULARES POPULARES | Gabriel Thomassim; Henrique Venturin |
62 | História Pública e cidadania cultural: o ensino de História em espaços não-formais | Tatyana de Amaral Maia |
63 |
CADERNO DAS MULHERES – ARISSANA PATAXÓ |
Diogo Henrique Marques Coelho; Carmem Zeli de Vargas Gil ; Fernanda Dalla Costa Siqueira |
64 | “A TEORIA DO DOCUMENTÁRIO NAS AULAS DE HISTÓRIA COMO UMA POSSIBILIDADE DE APRENDER HISTÓRIA LOCAL” | Yasmin Daniella D’Avila |
65 | A QUESTÃO DA PALESTINA: CARTILHA PARA ENSINO MÉDIO | Vitória Miron Husein |
66 | UM DIÁLOGO POSICIONADO: A BRANQUITUDE E A PESQUISA EM ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL E NOS EUA | Regina Rodeghero |
67 | ROBLOX E HISTÓRIA: UM ENSAIO SOBRE AS POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS |
Eduardo da Silva Soares Juliana Maria Manfio |
68 | ELEMENTOS SULEADORES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM ACERVO CONTRA-HEGEMÔNICO: O EXEMPLO DO MEMORIAL VIRTUAL DO CANARINHO | Rodrigo Alves Lampert |
69 | EDUCAÇÃO HISTÓRICA E “AULA HISTÓRICA”: ALGUMAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd |
70 | DAME-DAME — VIDAS NEGRAS NO BRASIL COLONIAL | Carolina dos Santos |
71 | ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCOMUNICAÇÃO | João Octavio França Teixeira |
72 | A ARTE E A LITERATURA NAS AULAS DE HISTÓRIA: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES | Rodrigo dos Santos Dantas da Silva; Roney Jesus Ribeiro |
73 | UTILIZAÇÃO DE ZINE: TRANSPOSIÇÃO DE CONTEÚDO HISTÓRICO CIENTÍFICO PARA O COMBATE DE NEGACIONISMO HISTÓRICO | Yasmin Vieira Favaron |
74 | PORTAL CLIO HD: A EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UM ACERVO DE FONTES E OBJETOS DIGITAIS | Wilian Junior Bonete; Maria Portilho Bagesteiro |
75 | DIÁLOGOS SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL | Natali Braga Spohr |
76 | O CANVA PARA ALÉM DO ENSINO REMOTO NO ENSINO DE HISTÓRIA | Diego Nunes Ferreira; Patrick de Oliveira Colvara |
77 | Grupo de pesquisa HEDUCA: investigações acerca da circulação e dos usos da História no contexto social | Lisiane Sias Manke; Wilian Junior Bonete |
Publicado em 11/03/2023