Eixos Temáticos e Ensalamento dos GD’s (Presencial e Remoto)

Prezados/as! Confiram, a seguir, as orientações sobre a dinâmica dos GD’s.

Orientações gerais:

  • Todos os trabalhos estão disponíveis para download e leitura (via google docs), bastando apenas clicar no título. Caso percebam alguma divergência entre o título e o arquivo do link, reportem imediatamente à comissão organizadora via e-mail:jornadaensino2023@gmail.com
  • Cada comunicador/a terá impreterivelmente 10 minutos para realizar a exposição de seu trabalho. Lembramos que o foco dos GD’s, nesta Jornada, não é a exposição em si, mas sim o diálogo a ser gerado no grupo, uma vez que todos os resumos expandidos estão disponibilizados para a leitura prévia;
  • A comissão organizadora orienta que todos os comunicadores/as e demais participantes dos GD’s leiam os textos, de suas respectivas salas, antecipadamente;
  • Os/Mediadores dos GD’s irão avisar os/as comunicadores/as quando estiver faltando 3 minutos para o encerramento das apresentações.

Sobre as apresentações presenciais:

  • Para as apresentações presenciais, iremos disponibilizar notebook e data-show;
  • Não receberemos apresentações/arquivos em power point por e-mail, por isso recomendamos que os comunicadores/as tragam os arquivos em Pen Drive;
  • Salve seu trabalho, para fins de garantia, no formato PPT e também em PDF;
  • Qualquer dúvida sobre a organização dos GD’s, basta enviá-la para o e-mail oficial do evento.

Sobre as apresentações virtuais:

  • As apresentações acontecerão de forma remota, em link que será disponibilizado nos próximos dias, nesta mesma página. Fiquem tranquilos;
  • Cada apresentador/a ficará responsável por projetar seus slides na plataforma;
  • A dinâmica segue exatamente a mesma dos GD’s presenciais: impreterivelmente 10 minutos de exposição cujo foco é o diálogo a ser gerado no grupo.

Sobre a presença de todos os/as comunicadores/as durante a realização dos GD’s:

  • Solicitamos que todos os comunicadores estejam presentes do início ao fim de sua respectiva sessão, pois o diálogo a ser gerado no grupo depende da participação e o envolvimento de todos/as;
  • Para a devida certificação, todos os autores/as e co-autores/as precisam necessariamente assinar a lista de presença que se encerrará ao final de cada sessão.

A comissão organizadora está à disposição para esclarecer todas as dúvidas que possam surgir de agora até o dia do evento. Desejamos à todos e todas uma boa Jornada!

____________________________________________________________________________________________________

Relação dos Grupos de Diálogos Virtuais – GD Virtual

 

Dia 29/03 (Quarta-Feira) – Das 14:00 às 17:00 horas

GD Virtual 01 – Ensino de História como campo de disputas

Mediador: Prof. Dr. Mauro Dillmann (UFPEL)
Link de acesso à sala:  https://webconf.ufpel.edu.br/b/mau-uvs-g9x-q92

 

As tentativas de silenciamento do gênero e dos feminismos no ensino de História 
Renata L. Montagnoli; Liane Vizzotto 

Grupo de estudo sobre educação brasileira: o pensar certo na construção crítica de um saber fazer-docente
Antonia Jamilly Costa Ferreira; David Emanuel de Souza.

Novo ensino médio? Algumas reflexões sobre as indefinições desta etapa de ensino
Bárbara Virgínia Groff da Silva

 

Ditadura, democracia e ensino de história
Bruno de Azambuja Silveira

Joel Rufino dos Santos: autoria negra de livro didático de história e currículo antirrascista
Leandro de Souza Severino

Ensino de História da África através do cinema
Lara de Melo dos Santos

Literatura e Arte nas aulas de história: diálogos interdisciplinares
Rodrigo dos Santos Dantas da Silva; Roney Jesus Ribeiro

____________________________________________________________________________________________________

GD Virtual 02 – Patrimônio, Memória e Ensino de História

 

Mediador: Prof. Dr. Marcello Paniz Giacomoni (Colégio de Aplicação / UFRGS)
Link de acesso à sala: https://meet.google.com/shp-bazf-zwc

 

Elementos suleadores para a construção de um acervo contra-hegemônico: o exemplo do memorial virtual do canarinho Rodrigo Alves Lampert

Diálogos sobre as relações de gênero na educação patrimonial

Natali Braga Spohr

Museus e ensino de história: diálogos possíveis através da pesquisa
Nathalia Vieira Ribeiro, Darcylene Pereira Domingues

A escola de lá e de cá
Amanda da Silva Menger

Não é só museu que vive de passado: os aportes do ensino de história na formação cidadã dos alunos no ensino fundamental
Paulo Afonso Tavares

“Eles dizem racismo é só com o negro, mas tem também com o branco, né?”: notas sobre a falácia do racismo reverso e a fragilidade branca no contexto escolar
Carlos Eduardo Ströher

Adios Nonino
Thales Sanson de Bem Schäfer

____________________________________________________________________________________________________

Dia 30/03 (Quinta-Feira) – Das 08:30 às 11:30.

GD Virtual 03 – Linguagens, Metodologias e Ensino de História

Mediador: Prof. Dr. Nilton Mullet Pereira (UFRGS)
Link de acesso à sala: https://meet.google.com/yab-zvgp-wjq

 

Roblox e história: um ensaio sobre as possibilidades educacionais
Eduardo da Silva Soares
Juliana Maria Manfio

Websites no ensino: uma incursão pela história mexicana como atividade de formação acadêmica
Thalis Figueiredo Sartorio; Rheuren da Silva Lourenço; Nathalia Vieira Ribeiro

Cinema & ensino de história: proposta de pesquisa com estudantes secundaristas sobre a ditadura civil-militar do Brasil Luiz Paulo da Silva Soares

A participação da ludicidade no ensino de história através do jogo “cartas relacionadas
Valter Fernando Junqueira Júnior

A teoria do documentário nas aulas de história como uma possibilidade de aprender história local
Yasmin Daniella D’Avila

Utilização de zine: transposição de conteúdo histórico científico para o combate de negacionismo histórico
Yasmin Vieira Favaron, Maria Eduarda Finger

 

Construção de zine e proposta de uso como material didático para o ensino de história
Maria Eduarda Finger; Yasmin Favaron
O ensino de história e os recursos digitais diante das demandas de história pública dos dias atuais
Alvanir Aves

____________________________________________________________________________________________________

GD Virtual 04 – Ensino de História, Livros e Materiais Didáticos

Mediadora: Prof. Dr.ª Sarah Calvi Amaral Silva (UFRGS)
Link de acesso à sala: meet.google.com/koa-zuan-sdk

 

Ensino de história e currículo: a políticas de regulamentação dos livros didáticos no brasil (1930-2023)
Rafaela Guardalúpi; Darcylene Domingues

 

Onde elas estão? Análise de livros didáticos a partir do emprego histórico das mulheres em seus conteúdos

Franciesca Bertagnoli Siqueira; Juliana Dalla Vecchia Brisolla

 A questão da palestina: cartilha para ensino médio
Vitória Miron Husein

 

Livros didáticos e historiografia: construindo relações entre saberes escolares e acadêmicos para compreender o ensino de história dos governos autoritários brasileiros no século XX
Darcylene Pereira Domingues; Rafaela Lima de Oliveira Guardalupi

 

Caderno das Mulheres – Arissana Pataxó
Diogo Henrique Marques Coelho

 

A importância de uma mediação compartilhada: a arte que foi despertada!
Héryka da Luz dos Santos

 

O ensino de História das encruzilhadas: cruzos, rolês e ebôs como educação
Guilherme José Schons

____________________________________________________________________________________________________

Relação dos Grupos de Diálogos Presenciais – GD’s

Dia 29/03 – Das 14:00 às 17:00 horas 

GD 01 – Currículo, Práticas e Ensino de História

Local: Mini-Auditório 1 – Prédio do CEHUS/UFPEL
Mediadora: Prof. Carla Moura (Doutoranda em História/UFRGS)

 

Ecos do sigma: anticomunismo, catolicismo, estado e legado na obra de Plínio Salgado entre 1932 e 1969
Felipe Silva de Mello

Estratégias de ensino: abordagem dos conflitos agrários como tema sensível
Leticia Lopes Felix
Sociologia à escala individual: possibilidade de investigação da consciência histórica de jovens
Amanda Nunes Moreira

Oficinas na escola nossa senhora dos navegantes
Ryan dos Santos Cardoso; Victória Antunes Capella; Bruno Coutinho Lucas Pereira

Movimento Estudantil e Ministério da Educação e Cultura: análise das disputas políticas na ordem do discurso (1967-1969)
Paola Robaski Timm

____________________________________________________________________________________________________

GD 02 – Currículo, Formação Docente e Ensino de História

Local: Mini-Auditório 2 – Prédio do CEHUS/UFPEL
Mediação: Prof. Dr.ª Caroline Pacievitch (UFRGS)

 

Educação histórica e “aula histórica”: algumas possibilidades para o ensino de história
Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd

Qual o lugar da Educação Básica na pesquisa em Ensino de História?
Caroline Pacievitch

De(s)colonizar currículos de história: um projeto de dissertação em ensino de história?
Gabrielle de Souza Oliveira

Residência pedagógica: relato de ambientação na escola-campo ministro Fernando Osório
Silvia dos Santos Aldrighi; Matheus Goulart

Ser docente de história na educação básica no Rio Grande do Sul: ingresso, formação e campo de trabalho – 2012 a 2022
Fernando Seffner; luciani Paz Comerlato

____________________________________________________________________________________________________

GD 03 – Linguagens, Metodologias e Ensino de História

Local: Sala 352 / 3º Andar / FAE /  – Prédio do ICH/UFPEL

Mediador:

“Cosas que pásan”: notas sobre relações entre música, ensino de história e produção do conhecimento histórico
Guinter Tlaija Leipnitz

O uso de canções como fonte para abordagens anti-autoritárias em sala de aula

Danilo de Vasconcellos Ferreira

É na poesia que a gente se encontra: conceitos e revisão de literatura de uma pesquisa afrocentrada sobre Slam em Porto Alegre
Agatha da Silva Rolim

 

Desaparecidos e mortos pela ditadura civil-militar brasileira por meio das canções de Gonzaguinha: a música como possibilidade de fonte histórica em sala de aula
Leandro dos Santos Fernandes

O acervo de livros infantis da escola estadual de ensino fundamental Nossa Senhora dos
Navegantes: Possibilidades para o Ensino de História
Larissa Azevedo da Silva; Sofia Giglio Pires

____________________________________________________________________________________________________

GD 04 – Linguagens, Tecnologias e Ensino de História

Local: LEH / Sala 130 / Andar térreo – Prédio do ICH/UFPEL
Mediação: Prof. Dr. Wilian Bonete (UFPEL)

 

Grupo de pesquisa HEDUCA: investigações acerca da circulação e dos usos da História no contexto social
Lisiane Sias Manke; Wilian Junior Bonete

Ensino de História e Educomunicação
João Octavio França Teixeira

Craftsman e a crição de mundos: o ensino de história e o uso das tecnologias em escolas públicas
Juliana Maria Manfio; Eduardo da Silva Soares

O Canva para além do ensino remoto no ensino de História
Diego Nunes Ferreira; Patrick de Oliveira Colvara

 

Divulgação histórica e ensino de história: relato da produção do podcast educativo Hora do Trampo
William Cândido Mengue

Portal Clio HD: a experiência da construção de um acervo de fontes e objetos digitais
Wilian Junior Bonete; Maria Portilho Bagesteiro

 

____________________________________________________________________________________________________

Relação dos Grupos de Diálogos Presenciais – GD’s

Dia 30/03 – Das 08:30 às 11:30 horas

GD 05 – Educação para as Relações Étnico-Raciais e Ensino de História ( 1 )

Local: Mini-Auditório 1 – Prédio do CEHUS/UFPEL
Mediação: Prof. Dr.ª Melina Perussato

 

Clube Social 24 de Agosto: contribuições na construção de identidades negras
Cyntia Barbosa Oliveira, Nara Beatriz Matias Soares

Formação da identidade quilombola: autobiografia de uma jovem quilombola
Nara Beatriz Matias Soares; Cyntia Barbosa Oliveira

Os desafios do ensino de história para as relações étnico-raciais em pré-vestibulares populares

Gabriel Thomassim; Henrique Venturin

Projeto imprensa negra educadora (pine) e o ensino de história do pós-abolição
Melina Perussatto

O Samba-enredo da Porto Alegre de outrora na encruzilhada da educação: uma análise das canções carnavalescas de 1990 – 1998
Muara Farias Pedroso

Beatriz Nascimento e o quilombo na luta contra o racismo
Adriana costa

____________________________________________________________________________________________________

GD 06 – Educação para as Relações Étnico-Raciais e Ensino de História ( 2 )

Local: LEH / Sala 130 / Andar térreo – Prédio do ICH/UFPEL

Mediador. Prof. Rodrigo Giovanaz (SEDUC/RS; PPGH/UFPEL) 

Racismo estrutural: uma perspectiva da sala de aula
Eduardo Rangel Baptista

 

A história da África em uma coleção de livros didáticos produzidos para o PNLD em (2008-2017)

Anelise D. da Silva Abraão

 

Quem conta a história da África?

Thales Ferraz Silva

 

Um diálogo posicionado: a branquitude e a pesquisa em ensino de história no Brasil e nos EUA

Regina Rodeghero

____________________________________________________________________________________________________

GD 07 – Ensino de História e questões indígenas

Local: Mini-Auditório 2 – Prédio do CEHUS/UFPEL
Mediador: Prof. Dr. Jocelito Zalla (Colégio de Aplicação / UFRGS)

 

Mulheres indígenas no passado e no presente das américas e suas lutas por direito
Meri Emeli Alves Machado

Aprendizagem em história como arte de criar encontros alegres
Bibiana Harrote Pereira da Silva; Héryka da Luz dos Santos; Thainá Maria da Silva

Pesquisadores indígenas na pós-graduação: possibilidades antirracistas para a educação
Aline Maria Backes Sehn; Maria Aparecida Bergamaschi

Eliane Potiguara e o livro “metade cara, metade máscara”: a criação de um material paradidático em Ensino de História
Natália Sanson de Borba Oliveira

A exposição memória e resistência e o ensino da temática indígena
Roberta Madeira de Melo

____________________________________________________________________________________________________

GD 08 – Cidadania e Ensino de História

Local: Sala 352 / 3º Andar / FAE /  – Prédio do ICH/UFPEL
Mediadora: Prof. Ms. Darlise Gonçalves de Gonçalves (UFPEL)

 

Ensino de história e ética: a escuta de si e dos outros do mundo
Amanda Gisele Rodrigues

A Pré-História e o trabalho enquanto fundamento ontológico: um relato de experiência.
Raul Kich Abreu

História Pública e cidadania cultural: o ensino de História em espaços não-formais
Tatyana de Amaral Maia

Desafios da prática docente e a educação inclusiva: um relato de experiência a partir das observações no programa residência pedagógica
Rafaela May Amaral; Vitória Henzel

Os desafios da educação inclusiva no Colégio Municipal Pelotense
Krisley Hepp Decker ; Gabriela Muller

 

Educação inclusiva: A aprendizagem dos alunos autistas no Colégio Municipal Pelotense
Isadora Lebedeff Camargo; Letícia Lopes Felix

 

Você conhece o Elon Musk? Discussões sobre colonialismo digital e a formação do sujeito neoliberal
Natiele Gonçalves Mesquita

 

Publicado em 22/03/2023