Exposição: “Quando a luz falta”

“Raras são as vezes em que ficamos sem energia elétrica. Quando tal ocasião se concretiza, no entanto, não é incomum que fiquemos inquietos e meio perdidos, já que reféns de um ritmo de vida frenético, estamos sempre com as mãos e a mente ocupadas. Quando, por poucas vezes somos desconectados desta realidade, somos compelidos a encontrar atividades alternativas para nos distrair e passamos a perceber com outros olhos as banalidades do cotidiano.

Expositor com as ilustrações originais e miniaturas sobre as caixas de fósforo

Quando ocorre uma queda de energia à noite, nos vem à memória, quase como uma epifania, de que precisamos de eletricidade para tudo que fazemos: esquentar a água, ler um livro ou carregar o celular (que, como uma mágica e infeliz coincidência, está com apenas 5% de bateria e por isso, não pode ser usado como lanterna e muito menos como um passatempo). Por sorte, lembramos que há uma vela esquecida naquela gaveta da cozinha, logo abaixo dos talheres, em que se guarda de tudo um pouco: os manuais de instruções, as sacolas do supermercado, o arame de fechar pão de sanduíche, mas… e os fósforos? Quem é que se lembra de comprar fósforos em uma casa onde tudo é ligado na tomada? Quando a luz falta é necessário encontrar facilmente esses objetos que iluminarão o caminho.”

Com esse propósito é que foram pensadas as caixas de fósforo ilustradas: para serem utilizadas como imã de geladeira decorativo e serem de fácil acesso quando for preciso. Todas as ilustrações deveriam ser feitas com pastel seco sobre fundo tonal e poderiam explorar livremente essa temática, tanto em um sentido mais literal da falta de energia elétrica, quanto partindo para um conceito mais filosófico da ausência de luz. Os trabalhos são fruto da turma de Design Gráfico da disciplina Fundamentos do Desenho II, ministrada pela prof. Thaís Sehn no semestre de  2021/2.

Professoras Renata Porto, Thaís Sehn, Nádia Leschko e Lúcia Weymar

Curadoria: Thaís Cristina M. Sehn
Visitação gratuita: de 10 de junho a 5 de agosto
Local: SulDesign Galeria, no Hall do Auditório II do Centro de Artes – UFPel – R. Álvaro Chaves, 65

Expositores:

Alvaro Ritter Quevedo
Carolina Varizi Corregio
Heloisa Inacio Fernandez
Isis Pinheiro Corvello
Izabela Maria dos Santos Zanin
Jonathan Lucas Tomaz Godinho
Luellen Zilio
Thalia Viebrantz Cassuriaga

Alunos expositores junto com a professora Thaís Sehn

Texto de Izabela Maria dos Santos Zanin e Thaís Cristina Martino Sehn.
Fotos de Eduarda Barbieri.