Deadpool é um filme sobre um anti-herói com poderes e um incomum senso de humor, com gênero de comédia, lançado pela Fox Filmes em fevereiro de 2016.
Escolhemos um dos cartazes do filme como a nossa peça gráfica para fazermos a análise retórica. A mensagem que este cartaz, bem como todo filme e outras formas de marketing trazem é, diminuir a seriedade pressuposta nos filmes de super-heróis e oferecer ao público uma idéia mais lúdica sobre o tema.
Elementos do design auxiliam na percepção dessa mensagem:
O cartaz têm uma composição simples, o espaço gráfico é ocupado quase completamente por uma imagem centralizada de uma pequena parte do corpo do personagem – entre o tórax e os joelhos -, e uma pistola. Na parte superior, na cor branca e em caixa alta, há a imagem tipográfica: “Wait ‘til you get a load of me”. O logo do filme, indicado como uma imagem marcária, está na parte inferior, deixando somente um pequeno espaço para a data de estréia do filme e outras pequenas imagens marcárias.
A única imagem presente no cartaz toma conta de quase toda a peça e abrange o maior espaço da mancha gráfica. Nesta parte, o personagem segura uma pistola apontada para baixo, bem à frente do órgão sexual, produzindo uma dualidade no seu sentido e inclinando a pessoa a pensar duas vezes no seu significado antes de concluir a interpretação da peça.
A frase, no superior da peça, ajuda a adicionar ainda mais potência na percepção da mensagem. De forma irônica, o orador (Marvel) brinca com a palavra “load” (“carga”, em português), tirando dela o significado original, de algo que pode ser carregado, e conduzindo a uma conotação sexual um tanto quanto maliciosa.
As cores usadas no cartaz são as cores do uniforme de super-herói do personagem. A única cor que mais se difere é o branco da frase superior e da data de estréia do filme na parte inferior, ambas as partes localizadas acima de um espaço da imagem quase completamente preenchido pela cor preta, criando um contraste e assim ajudando a dar mais foco à ela e a brincadeira que ela sugere.
Além disso, a fivela do cinto que representa a identidade do Deadpool está quase localizada exatamente no centro óptico da composição, atraindo a atenção – até mesmo por a identidade ser a única parte do cartaz que lembra uma face – e direcionando o olhar do público para a pistola, induzindo ainda mais a duplicar o sentido da peça.
A pouca quantidade de elementos ajuda a induzir o público a prestar mais atenção na mensagem que a imagem e a frase, dialogando entre si, pretendem passar, do que em qualquer outra parte do cartaz, já que a mensagem principal está presente nestes dois elementos. A peça propõe uma somatória de elementos que passem ao público todas as informações necessárias para divulgação do filme sem perder seu caráter cômico de ser malicioso porém divertido.
Figuras de linguagem que podem ser percebidas:
Alegoria:
No cartaz é apresentada a imagem cortada do Deadpool segurando sua pistola logo em frente ao corpo e centralizada na região do órgão sexual, com essa composição de pessoa e objeto os produtores da peça gráfica trazem a figura de linguagem alegoria, explorando a capacidade do público de interpretar a metáfora de que a arma faz referência ao órgão sexual masculino.
Especificação:
Inicialmente se o cartaz fosse apresentado somente com imagem algumas pessoas poderiam entender que é apenas um anti-herói segurando sua arma, entretanto a confirmação da mensagem que o cartaz quer passar está escondida na fala do orador (Marvel), frase apresentada na parte superior, que transmite uma ambigüidade e deixa parcialmente oculto o sentido da arma criando a representação do órgão sexual masculino e o personagem incitando ao público a prática de relações sexuais, “Wait ‘til you get a load of me” (Espere até que você tenha uma carga de mim, em português). Entretanto, sabendo que esse significado de visual+verbal não está totalmente explicito, para uma criança por exemplo, poderia significar apenas um anti-herói insinuando que matará muitos inimigos. Desta forma, o cartaz apresenta a figura de linguagem especificação, pois a frase complementa o sentido da imagem atribuindo mais precisão semântica, mesmo que essa precisão possua uma dualidade de interpretações.
Como atuam as figuras retóricas Ethos, Pathos e Logos:
Ethos: O filme é escrito por uma das maiores editoras de quadrinhos do mundo, a Marvel Comics, e distribuído pelo estúdio 20th Century Fox. É da união dessas duas potências, que surge um filme considerado inovador por ser de um gênero pouco explorado e com o desafio de quebrar o preceito de que os super-heróis são os mocinhos, e criando um anti-herói carismático, brincalhão e malicioso, que ao longo do filme muitas vezes quebra a quarta parede e se dirige diretamente ao público. Por isso, para divulgação do filme, o orador utiliza neste e em outros veículos de divulgação, recursos para uma manter o conceito de uma composição humorística.
Pathos: O fator dos recursos apresentados no cartaz pode levar o público a reagir de diferentes formas, inicialmente ele se diverte ao compreender o contexto e a ambigüidade de significados, e posteriormente fica surpreendido com a audácia do orador com a metáfora apresentada. Além disso, o cartaz causa uma grande expectativa sobre o filme a ser lançado, deixando o público aguardando ansiosamente para o lançamento do filme, garantindo que ele foi persuadido e futuramente irá ajudar o filme a alavancar nas bilheterias sendo um potencial consumidor.
Logos: A idéia principal do cartaz é usar a imaginação do público como estratégia para despertar nele uma vontade potencial de assistir o filme. É por isso que as respostas não estão entregues no primeiro momento, mas sim é preciso apelar para o raciocínio para ser capaz de fazer a dedução dos elementos que ficam subentendidos.
Texto: Carolina Alves Peres e Thaise de Souza Porto
Professora: Thaís Cristina Martino Sehn
Revisão: Fernanda dos Santos Meotti
Publicado por: Fernanda dos Santos Meotti
Você precisa fazer login para comentar.