Nota sobre a vacinação dos Profissionais da Saúde: Médicos Veterinários

Nota sobre a vacinação dos Profissionais da Saúde: Médicos Veterinários

A Direção da Faculdade de Veterinária vem se solidarizar com os profissionais médicos veterinários pelo ocorrido no processo de vacinação em Pelotas, na última segunda-feira (15/03/21).

Não podemos aceitar que o fato dos nossos profissionais terem acesso à vacinação, signifique o recrudescimento de preconceitos num momento de crise humanitária como este.

Cabe lembrar que o Profissional Médico Veterinário é um Profissional da Área da Saúde reconhecidamente desde 1998. Atua além dos cuidados com a saúde e o bem-estar dos animais. Dentre nossas diversas atribuições estão o controle de zoonoses, a vigilância epidemiológica, a seleção, produção e inspeção de produtos de origem animal, a vigilância sanitária, além da pesquisa científica e da produção de medicamentos e vacinas humanas e animais.

Esta situação de “disputa por vacina” só ocorre pela carência de insumos e na superlotação nos leitos de UTI’s, resultado da falta de planejamento que enfrentamos em todo o País, colapsando o nosso Sistema de Saúde outrora tão reconhecido. No entanto, as decisões sobre estes fatos não podem descambar para a irracionalidade e generalizações.

A FV vem a público trazer esses esclarecimentos e protestar veementemente contra a discriminação de cada profissional da saúde, além de reafirmar os preceitos do SUS de equidade, integralidade e universalidade, tão afetados pela inoperância do Estado brasileiro em gerir a crise atual.

Aproveitamos para solicitar que a gestão Municipal divulgue antecipadamente as exigências documentais, para otimizar o processo de vacinação e reduzir filas e aglomerações, determinadas por essa situação.

Por fim, defendemos a ampla e ágil vacinação de toda população, com urgência, e medidas eficazes de higienização e distanciamento social para a redução da circulação do vírus e consequente perda de tantas vidas.

Ainda, nos colocamos à disposição para auxiliar nos processos de trabalho com a finalidade de agilizar as ações deste momento.