INSCRIÇÕES ABERTAS PARA SELEÇÃO DO PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA – CAPES

A PRG informa que estão abertas aos estudantes de graduação até às 23:59h do dia 20/06/14 (sexta-feira), as inscrições para o Edital Nº 26/2014 da CAPES, referente ao Programa Jovens Talentos para Ciência. Recentemente este Programa passou a ser gerido pela PRG. A Coordenação de Programas e Projetos (CPP/PRG) ressalta que o cronograma estipulado pela CAPES estabeleceu prazos curtos, sendo que a adesão das IFES encerrou no dia 04/06 e as inscrições iniciaram no dia seguinte.

Segundo a CAPES, “o programa de incentivo à iniciação científica, Jovens Talentos para a Ciência, é destinado a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento e tem o objetivo de inserir precocemente os estudantes no meio científico”. Em todo o Brasil serão concedidas até 11.000 (onze mil) bolsas de iniciação científica pelo período de até 12 (doze) meses, a serem implementadas a partir de 02/01/15.

Todas as orientações sobre o programa estão disponíveis no endereço eletrônicohttp://www.capes.gov.br/bolsas/programas-especiais/jovens-talentos-para-a-ciencia.

Os estudantes interessados deverão se inscrever exclusivamente através do endereço eletrônicohttp://jovenstalentos.capes.gov.br/. A CAPES indica que os estudantes conheçam o Edital antes de realizarem a inscrição. A seleção ocorrerá mediante prova de conhecimentos gerais (exatas e humanas) aplicada pela UFPEL, no dia 14 de setembro de 2014, a partir das 13 horas, no Campus Porto, mediante orientações disponibilizadas posteriormente pela PRG.

Os requisitos para a candidatura de estudantes são:

– Estar regulamente matriculado em curso de graduação na modalidade presencial na UFPEL;

– Ter concluído o ensino médio no final de 2012 ou 2013 e ter ingressado na primeira graduação no segundo semestre de 2013 ou no primeiro semestre de 2014;

– Não possuir vínculo empregatício;

– Não acumular a Bolsa do Programa Jovens Talentos para a Ciência com bolsas de estudos de outros Programas da CAPES ou do CNPq ou de outras instituições Nacionais ou Internacionais;

– Não estar em débito, de qualquer natureza, com a CAPES, CNPq ou outras agências ou instituições de fomento à pesquisa;

– Não ter sido bolsista da CAPES, CNPq ou outras agências públicas, na mesma modalidade de bolsa.

Solicitamos aos coordenadores de curso ampla divulgação junto aos seus estudantes.
Estamos à disposição para maiores informações através deste endereço eletrônico e do telefone 3921-1162.
Att,
Coordenação de Programas e Projetos da PRG.