Um novo peptídeo estruturalmente atípico potenciador de bradicinina isolado do veneno de Crotalus durissus cascavella (cascavel da América do Sul)
Denise M Lopes; Norberto E G Junior; Paula P C Costa; Patrícia L Martins; Cláudia F Santos; Ellaine D F Carvalho; Maria D F Carvalho; Daniel C Pimenta; Bruno A Cardi; Manassés C Fonteles; Nilberto R F Nascimento; Krishnamurti M Carvalho
Resumo: As glândulas de veneno de algumas cobras sintetizam peptídeos potenciadores de bradicinina (BPP) que aumentam o efeito hipotensivo induzido por bradicinina e diminuem o efeito vasopressor da angiotensina I pela inibição da enzima de conversão da angiotensina (ECA). O presente estudo mostra um novo BPP (BPP-Cdc) isolado do veneno de Crotalus durissus cascavella: Pro-Asn-Leu-Pro-Asn-Tyr-Leu-Gly-Ile-Pro-Pro. Embora o BPP-Cdc apresente a sequência clássica de IPP no terminal C, ele possui uma sequência N-terminal completamente atípica, que mostra uma homologia muito baixa com todas as outras BPPs isoladas até o momento. Os efeitos farmacológicos do BPP-Cdc foram comparados ao BBP9a de Bothrops jararaca e captopril. O BPP-Cdc (1 μM) aumentou significativamente as contrações induzidas por BK (BK; 1 μM) no íleo da cobaia em 267,8% e diminuiu as contrações induzidas por angiotensina I (AngI; 10 nM) em 62. 4% e esses efeitos não foram significativamente diferentes daqueles de BPP9a (1 μM) ou captopril (200 nM). Experimentos com ratos hipertensos 2K-1C de 4 semanas mostram que o efeito vasopressor de AngI (10 ng) diminuiu em 50 μg de BPP-Cdc (69,7%), e esse resultado foi semelhante ao obtido com 50 μg de BPP9a (69,8%) . No entanto, a duração da ação do BPP-Cdc (60 min) foi 2 vezes maior que a do BPP-9a (30 min). Por outro lado, o efeito hipotensivo da BK (250 ng) aumentou significativamente 176,6% após a administração de BPP-Cdc (50 μg), valor 2,5 vezes maior que o obtido com BPP9a administrado nas mesmas doses (71,4%). Além disso, a duração da ação do BPP-Cdc (120 min) também foi pelo menos 4 vezes maior que a do BPP-9a (30 min). Tomados em conjunto, esses resultados sugerem que o BPP-Cdc apresenta ação mais seletiva no sistema arterial do que o BPP9a. Além da inibição da ECA, pode apresentar outros mecanismos de ação ainda a serem elucidados.
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0041010114002074?via%3Dihub