Início do conteúdo

UFPel inicia suas Aulas com Comemoração e Acolhimento online – Por Ursula Rosa da Silva, Vice-Reitora da UFPel

Ao completar seus 52 anos de existência, no dia 08 de agosto, a UFPel se prepara para iniciar seu primeiro semestre letivo de 2021 esta semana, com a perspectiva de um semestre híbrido que inclui algumas turmas de aulas práticas, oferecidas de forma presencial a partir de outubro. A comunidade acadêmica está se organizando para um retorno gradual ao modelo presencial, cuidando das questões de biossegurança. Paralelo a isso, estamos dando andamento aos diálogos para atualizar nosso Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e nosso Planejamento de Desenvolvimento Institucional (PDI), colocando nossa universidade num cenário atual de demandas sociais, de desenvolvimento sustentável e preparando profissionais capazes de atuar e transformar as diversas áreas da sociedade.

Temos também recepcionado nossos estudantes, dando as boas vindas por meio de lives de apresentação da universidade para que os ingressantes possam desde já se sentir fazendo parte da UFPel. Apresentamos, neste momento, o que temos estruturado e onde estamos aprimorando nossas capacidades, enquanto acesso aos estudos no nosso acervo bibliográfico, tanto pelas bibliotecas quanto por nossa Editora. Não apenas nossos estudantes podem se beneficiar dos acervos, como toda a comunidade.  

A UFPel oferece acervos digitais, no seu sistema de bibliotecas, incluindo livros, teses, artigos, referenciais que estão vinculados aos projetos pedagógicos dos cursos. Temos, ainda, um portal de periódicos onde estão hospedadas revistas, anais, cadernos, publicações vinculadas aos cursos de Graduação e de Pós-Graduação da Universidade, bem como o acesso por assinatura a periódicos internacionais indexados em plataformas de notório reconhecimento para pesquisa. Nestes semestres acadêmicos, dentro do contexto da pandemia, em que optamos por aulas na modalidade de Ensino Remoto Emergencial, os acervos digitais tornaram possível aos estudantes e à comunidade em geral esta consulta online para pesquisas, estudos ou realização de trabalhos. 

No que se refere às ações da Editora e Livraria da UFPel, tem-se atuado para ampliar os modos de propagação das produções institucionais, em uma nova fase de divulgação de produções próprias e conveniadas, incluindo campanhas em redes sociais, com a produção de matérias, vídeos e podcasts produzidos em parceria com o curso de Jornalismo. Ao longo de 2020, mais de 30 obras foram publicadas com o selo da UFPel e em 2021 temos a expectativa de superar este número. Todas as publicações em formato digital, prioridade de nossa Editora, são disponibilizadas no repositório Guaiaca, com acesso aberto à sociedade em geral. Outra frente de atuação do setor são as Feiras virtuais de editoras universitárias, onde os contatos, compartilhamentos e divulgação de acervo se ampliam. Assim, busca-se firmar a presença da Editora e possibilitar acesso irrestrito às produções “feitas em casa”. 

Outro trabalho importante realizado pela equipe da Editora e Livraria é o desenvolvimento da Linha UFPel, projetando e disponibilizando artefatos que levam a identidade da Instituição e estimulam um senso de maior pertencimento da comunidade em relação à Universidade.

A partir de tais iniciativas e com a esperança de que logo possamos receber de modo presencial nossos estudantes, desejamos um ótimo semestre de estudos.

 

Publicado em 09/08/2021, na categoria Notícias.