A Pesquisa e sua influência na Sociedade – Por Flávio Fernando Demarco, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel

A investigação científica permite resolver problemas da sociedade, gerando desenvolvimento de novos produtos e maior produtividade, amplifica a geração de emprego, formando quadros mais capacitados, e contribui não apenas para o crescimento econômico, mas fundamentalmente para o desenvolvimento social de um país. Países que, ao longo das últimas décadas, têm investido massivamente em pesquisa e desenvolvimento são aqueles que têm alcançado maior grau de melhoria da qualidade de vida de sua população. Um exemplo disso é a Coréia do Sul, um país que a 50 anos era uma nação pobre, e que com investimento maciço em educação, ciência e tecnologia se tornou uma potência mundial.

E como eu posso observar o impacto da Ciência na minha vida? Uma amostra clara disso se dá pela própria expectativa de vida da população. No Brasil, em 1945, a expectativa de vida era de 45 anos, aumentando para 76 anos em 2020. Avanços na área médica, como o desenvolvimento de medicamentos, melhorias na infraestrutura, ampliação da produção e da oferta de alimentos, são algumas das razões para este aumento, sendo todas decorrentes do desenvolvimento científico e tecnológico. Porém em 2021, estamos vendo uma queda da expectativa de vida no Brasil de quase 3 anos devido a Pandemia de COVID-19, que já ceifou mais de 520 mil vidas em nosso país. A Pandemia talvez represente de maneira mais clara a importância da ciência na nossa vida. Países que seguiram as recomendações da Ciência no manejo da COVID-19 (tais como uso de máscaras, distanciamento social, detecção e rastreamento dos casos) são aqueles que tiveram menor número de mortes e acabaram se recuperando mais rapidamente, inclusive economicamente, da crise, comparados àqueles que adotaram posturas negacionistas, como foi o caso brasileiro. É importante destacar que a principal ferramenta de saída da Pandemia é a vacinação em larga escada da população e este é um exemplo fundamental do quando a ciência pode responder as demandas da sociedade. As vacinas tiveram seu desenvolvimento acelerado para um prazo inferior a 1 ano, quando usualmente levavam aproximadamente 10 anos para que isso acontecesse. Este salto foi devido ao significativo investimento dos governos, parcerias entre pesquisadores ao redor do mundo e colaboração do setor público com o setor privado.

Recentemente, uma das cientistas líderes do desenvolvimento de uma das vacinas contra a COVID-19 foi ovacionada antes de uma partida do tradicional torneio de tênis de Wimbledon, como um reconhecimento do trabalho fundamental da ciência no combate a Pandemia. E no Brasil, como os cientistas estão sendo tratados? Por parte do Governo Federal, lamentavelmente, com desrespeito, cerceamento e ameaças, como aconteceu com o ex-Reitor da UFPel Pedro C. Hallal, líder da principal pesquisa brasileira sobre a progressão da COVID-19 no Brasil (EPICOVID19).

Mas, infelizmente, historicamente no Brasil tem havido um subfinanciamento da Ciência, porém em 2021, o volume de recursos é 15% inferior a 2020 e quase 60% menor que o de 2015. Levando-se em conta o crescimento da comunidade científica, o orçamento pode ser considerado o menor da história. Ainda, em 2021, as Universidades Federais sofreram um corte de mais de 20% do seu orçamento, o que também impacta na produção científica brasileira, sendo que cerca de 90 % desta advém das Universidades Públicas. No Brasil, o investimento em Ciência encontra-se em torno de 1% do Produto Interno Bruto (PIB), inferior à média mundial de 1,75% e dos países desenvolvidos que é de 2,3%.

Fundamentalmente, para que o Brasil saia da situação de crise que se encontra atualmente, há que se investir maciçamente em saúde, educação, ciência e tecnologia, as quais são as fundações basilares para um desenvolvimento profundo e de longo prazo. A Pandemia demonstrou a importância do investimento público e, nos países desenvolvidos, temos visto um incremento significativo dos recursos para ciência, na contramão do que acontece no Brasil e que pode levar a um comprometimento da perspectiva de futuro para a nação.

Publicado em 05/07/2021, na categoria Notícias.