Êxitos e Desafios da Assistência Estudantil na UFPel

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), desenvolve políticas públicas para o estudante, buscando corrigir desigualdades e distorções históricas. A nossa atuação parte das seguintes premissas: acolher, apoiar e acompanhar os estudantes ao longo da sua formação, em especial os mais vulneráveis. Para isso procuramos avançar com políticas de ingresso e permanência. Estamos organizados em coordenações onde servidores/as públicos de várias áreas do conhecimento buscam a integração; o diálogo; a diversidade; a inclusão; a humanização e a equidade. Tarefa árdua e sempre em processo. Em especial, neste contexto pandêmico, mais desafiador na academia para aqueles/as estudantes em situações vulneráveis. Neste sentido, a PRAE tem atuado de forma responsável em consonância com a filosofia de gestão da UFPEL, a qual prima pela defesa da vida da comunidade Universitária, suspendendo o calendário presencial de atividades desde março de 2020. Estamos trabalhando de forma remota, para não nos desconectarmos dos estudantes, em especial daqueles que demandam auxílios para permanecerem na Universidade e concluírem seus Cursos. Para isso, vimos atuando da seguinte forma: a) mantivemos a permanência na Casa do Estudante com, aproximadamente, 150 alunos, mediante uma série de orientações e regramentos para minimizar os riscos de infecção pelo coronavírus entre os moradores; b) implementamos os atendimentos voltados à saúde mental e acompanhamento pedagógico dos estudantes, através de salas virtuais de apoio a grupos. Além de atendimentos individuais, também na modalidade virtual, para casos especiais; c) serviços do Restaurante Universitário da UFPel foram mantidos, respeitando as orientações sanitárias e os decretos municipais, além da entrega de refeições aos moradores da Casa do Estudante e da Residência dos Estudantes Indígenas e Quilombolas; d) qualificamos a alimentação dos estudantes mais vulneráveis com kits de Hortifrúti adquiridos junto à Cooperativas de Produtores da Agricultura Familiar da região; e) disponibilizamos cinco editais para concessão de auxílios de inclusão digital dos estudantes, em três modalidades diferentes: auxílio para compra de equipamentos, auxílio para pagamento de provedor e fornecimento de chip de celular, tudo para melhor acessar a internet. Até o momento, temos mais de 2.300 estudantes beneficiados neste edital; f) atendimento social via web conferência para todo estudante que necessite de orientação ou atendimento social.  Ressaltamos que desde agosto de 2019, a PRAE oferta o serviço de atendimento digital, via site institucional e a seleção socioeconômica, em atendimento ao ingresso sem a necessidade de comparecimento presencial ou entrega de documentação em forma física. Tivemos urgências de encontrar possibilidades frente aos desafios deste tempo! Para isso, construímos um trabalho integrado, em um movimento instituinte com novos modos de estar juntos, tendo a equidade e a empatia como guias. Apesar dos cortes drásticos nos orçamentos das Universidades públicas no país, chegamos até aqui, mas com a certeza de que precisamos continuar lutando para a recomposição dos recursos e mais investimentos para a Assistência Estudantil.

Profa. Fabiane Tejada (Pró Reitora de Assuntos Estudantis da UFPel)

Profa. Lucia Maria Vaz Peres (Coordenadora de Permanência da PRAE- UFPel)

Téc. administrativa em Educação Rosane Brandão (Coordenadora de Políticas Estudantis da PRAE-UFPel)

Téc. administrativo em Educação Rosendo Caetano (Coordenador de Ingresso e Benefícios da PRAE-UFPel)

Publicado em 21/06/2021, na categoria Notícias.