UFPel na Pandemia – Por Marcos Corrêa, Coordenador do Comitê COVID-19 da UFPel

Sexta-feira, 13 de março de 2020. Reunidos na área externa do Campus Anglo,  às margens do canal São Gonçalo, já cientes do risco que aglomerações em ambientes fechados poderiam ter para propagação do então chamado “novo coronavírus”, o grupo de gestão da UFPel decidiu suspender as atividades acadêmicas na UFPel  por tempo indeterminado devido ao avanço do SARS-CoV-2 no Brasil. Quatorze meses depois, a pandemia de COVID-19 assola nosso país, que bate os 450 mil mortos, quase cinco vezes mais do que seria esperado caso o Brasil tivesse números equivalentes a média mundial.

Neste período, muito longe de estar parada, a Universidade Federal de Pelotas juntou esforços em todas as suas frentes para auxiliar no enfrentamento da pandemia e mitigação dos seus efeitos. Segundo dados recentemente levantados pelo Comitê para Acompanhamento da Evolução da Pandemia pelo Coronavírus, mais de 170 ações voluntárias foram desenvolvidas pelas diferentes Unidades Acadêmicas e Administrativas desde o início da pandemia, com mais de 162 mil pessoas atendidas.

Na linha de frente, nosso Hospital Escola foi desde o princípio referência para atendimento de pacientes com COVID-19. Tivemos a criação da Unidade de Diagnóstico Molecular no HE, que fez mais de 8.000 testes de PCR para COVID-19 e atualmente trabalha na genotipagem do vírus para identificação das variantes que circulam em nossa região. No novo Centro de Pesquisas Clínicas do HE, participamos da pesquisa que avaliou a eficácia da vacina CoronaVac, principal imunizante para COVID-19 utilizado no país. Foi também a UFPel que liderou a maior pesquisa epidemiológica sobre COVID-19 no Brasil e uma das maiores do mundo, o EpiCOVID, que continua monitorando o comportamento da pandemia no estado do RS.

Hoje nossos servidores e estudantes da área da saúde encontram-se nos diversos cenários da atenção à saúde do SUS, prestando assistência à população. Não poderia deixar de mencionar o papel de destaque que a UFPel está tendo na campanha de vacinação. Estudantes e servidores da Faculdade de Enfermagem estão desde o princípio participando da campanha, que teve acréscimo no último mês do grupo da Faculdade de Odontologia. Vislumbrando a chegada das vacinas da Pfizer, que serão ofertadas principalmente no segundo semestre, a UFPel disponibilizou uma sala com dois ultrafreezers -80°C para a Secretaria Municipal de Saúde, que possibilitará o armazenamento seguro dos imunizantes.

No ensino todos os esforços e ações foram direcionados para possibilitar a continuidade das atividades de maneira remota. A pandemia trouxe sérias consequências a vida de todos, e a impossibilidade de realização de atividades práticas presencias, essenciais em diversos cursos, impacta na formação e retenção de nossos estudantes. Os indicadores epidemiológicos atuais nos mostram um cenário ainda de incertezas, com a região de Pelotas com ocupação de suas UTIs próxima de 100% e alta média diária de óbitos. O risco de presenciarmos uma terceira onda partindo de patamares já elevados é real e suas consequências seriam ainda mais devastadoras.

Nesse cenário, entendendo a responsabilidade e o risco que representa o retorno de milhares de pessoas de sua comunidade acadêmica, a UFPel se organiza de forma a estar preparada para um retorno seguro às suas atividades, que deverá ser lento e gradual, com maior cobertura vacinal e consequente melhora expressiva dos indicadores epidemiológicos, em situação de controle da pandemia.

Publicado em 24/05/2021, na categoria Notícias.