PUBLICAÇÕES

Lançamento do E-book!

É com prazer que anunciamos o lançamento do e-book “Bebidas adoçadas: da economia à saúde pública”, que traz uma importante contribuição para a análise do impacto na saúde do elevado consumo de bebidas adoçadas com açúcar, no Brasil e no mundo.

Em uma abordagem inovadora, tal coletânea envolveu profissionais de três grandes áreas: Nutrição e Saúde, Economia e Direito Tributário. Assim, os resultados aqui apresentados combinam avaliações do consumo de bebidas adoçadas no Brasil, bem como sua cadeia de produção, indicando possíveis efeitos da redução do consumo nas atividades econômicas.

Espera-se que esta obra possa servir de referência para a efetivação de políticas de saúde pública no país, bem como de instrumento de divulgação do conhecimento.

Acesse a obra aqui.

 


Sugar sweetened beverages intake and risk of obesity and cardiometabolic diseases in longitudinal studies: A systematic review and meta-analysis with 1.5 million individuals

Autores: Leonardo Pozza Santos, Denise Petrucci Gigante, Felipe Mendes Delpino, Ana Paula Maciel e Renata Moraes Bielemann.

Acesse aqui!


Resumo

As bebidas adoçadas com açúcar estão associadas a resultados adversos em adultos e é importante entender a força, a consistência e o gradiente biológico da associação entre o consumo destas bebidas e os resultados relacionados à saúde. Nosso objetivo foi examinar associações longitudinais entre a ingestão de bebidas adoçadas com açúcar e obesidade e doenças cardiometabólicas (diabetes tipo 2, doença cardíaca coronária e acidente vascular cerebral) em adultos.

Métodos

Realizamos uma revisão sistemática e meta-análise buscando artigos publicados até dezembro de 2021 no Pubmed , Lilacs , Web of Science, Embas e Scopus.

Resultados

Após triagem de mais de 18 mil títulos e resumos, 27 estudos longitudinais foram incluídos na revisão, todos apresentando média ou alta qualidade metodológica. Nenhum dos estudos selecionados era de países de baixa renda e apenas três foram conduzidos em países de renda média. O diabetes tipo 2 foi a doença mais investigada – resultado em 15 dos 27 estudos. Cerca de 80% dos estudos incluíram mais de 10.000 indivíduos na amostra, e quase metade deles acompanhou os sujeitos por menos de 10 anos. Um total de 1,5 milhão de indivíduos foi incluído nas análises agrupadas e os resultados indicaram que a ingestão de bebidas adoçadas com açúcar aumentou o risco de diabetes tipo 2 (RR = 1,20; IC 95% 1,13–1,28), obesidade (RR = 1,17; IC 95% 1,10– 1.25), doença coronariana (RR = 1,15; 9% CI 1,06–1,25) e acidente vascular cerebral (RR = 1,10; 9% CI 1,01–1,19) em adultos após o ajuste para todos os possíveis fatores de confusão.

Conclusão

Nossa revisão sistemática e meta-análise demonstraram que o consumo de bebidas adoçadas com açúcar parece aumentar o risco de obesidade e doenças cardiometabólicas, sendo a evidência mais forte para diabetes tipo 2 . Ações são necessárias para reduzir o consumo destas bebidas e suas consequências em todo o mundo.