NOTÍCIAS

Lançamento do E-book!

É com prazer que anunciamos o lançamento do e-book “Bebidas adoçadas: da economia à saúde pública”, que traz uma importante contribuição para a análise do impacto na saúde do elevado consumo de bebidas adoçadas com açúcar, no Brasil e no mundo.

Em uma abordagem inovadora, tal coletânea envolveu profissionais de três grandes áreas: Nutrição e Saúde, Economia e Direito Tributário. Assim, os resultados aqui apresentados combinam avaliações do consumo de bebidas adoçadas no Brasil, bem como sua cadeia de produção, indicando possíveis efeitos da redução do consumo nas atividades econômicas.

Espera-se que esta obra possa servir de referência para a efetivação de políticas de saúde pública no país, bem como de instrumento de divulgação do conhecimento.

Acesse a obra aqui.

VÍDEOS

Quadro “Hora de Aprender”: os diferentes efeitos da tributação de bebidas adoçadas

Quadro “Hora de Aprender”: panorama mundial da taxação de bebidas adoçadas e a situação brasileira

Demais vídeos do quadro “Hora de Aprender”:

Acesse aqui!


Acesse aqui!


“Hora de aprender” com o Nutricionista Leonardo Pozza dos Santos

Acesse aqui!


Bebidas adoçadas: impacto da taxação no Brasil – “Hora de aprender” com o Advogado Lucas Holanda

Acesse aqui!

Seminário “Bebidas Adoçadas: da Economia à Saúde Pública”

É com prazer que informamos que no dia 10 de novembro de 2022 será realizado o seminário “BEBIDAS ADOÇADAS: DA ECONOMIA À SAÚDE PÚBLICA”.

Convidamos todos a participar do evento promovido pelo nosso projeto.

Ao longo do dia, teremos apresentações dos representantes das três grandes áreas envolvidas no projeto (Saúde, Direito e Economia). Participarão da ocasião palestrantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), assim como representantes da ACT Promoção da Saúde.

O evento é um marco no que concerne à discussão sobre as bebidas adoçadas e seus impactos na saúde e na economia brasileira.

Informamos, também, que as vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas gratuitamente no link a seguir: http://l1nq.com/2Kgu3

Data de realização: 10/11/2022 – quinta-feira
Horário: 09h00 às 12h00 e 14h00 às 18h00
Local: Auditório Elio Paulo Zonta, prédio da Reitoria, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
 
Desde já, agradecemos a participação e a colaboração de todos na divulgação deste tão aguardado evento.

PROGRAMAÇÃO:

MANHÃ:

TARDE:

 

SAVE THE DATE!

SAVE THE DATE!
Logo divulgaremos mais informações sobre o evento. Fique atento ao site e Instagram do projeto (@bebidasadocadas)!

UFPel lidera estudo que avalia impacto da taxação de bebidas adoçadas no Brasil

UFPel lidera estudo que avalia impacto da taxação de bebidas adoçadas no Brasil

Através de uma chamada de pesquisas sobre alimentação e nutrição, lançada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com recursos viabilizados pelo Ministério da Saúde, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e outras quatro instituições brasileiras, estão desenvolvendo um estudo que avalia o impacto da taxação de bebidas adoçadas no Brasil.

Acesse aqui a notícia na íntegra!