SOBRE O PROJETO

O projeto “Avaliação do impacto da taxação de bebidas adoçadas no Brasil” tem como objetivo principal avaliar o impacto da taxação de bebidas adoçadas sobre as prevalências de obesidade, diabetes, doença coronariana e acidente vascular cerebral na população brasileira e a influência dessa medida regulatória na economia do país.

A sobretaxa de bebidas adoçadas com açúcar é uma prática em ascensão, já sendo adotada em mais de 50 países em todo o mundo. Tal interesse ocorre a partir das diversas evidências que demonstram como a aplicação da sobretaxa leva à diminuição no consumo desse tipo de bebida, o que impacta positivamente na saúde das pessoas, uma vez que diminui o consumo calórico e o de açúcar. Isso, por sua vez, reduz as taxas de sobrepeso, de obesidade e de doenças crônicas, como o diabetes.

Mas o que é uma “bebida adoçada com açúcar”?

O termo vem do inglês, Sugar-sweetened beverages (SSB), e se refere a todas as bebidas não alcoólicas, não fermentadas, adoçadas com diferentes formas de adição de açúcar e de baixo valor nutricional, tais como refrigerantes, refrescos e néctares. Essas bebidas são apontadas como uma das maiores fontes de calorias sem valor nutricional agregado, estando associadas ao aumento do peso e ao desenvolvimento de doenças crônicas.

E como o projeto buscar contribuir nessa temática?

O projeto aborda questões epidemiológicas, econômicas e tributárias relacionadas à produção, compra e consumo de bebidas adoçadas com açúcar no Brasil. Com uma visão interdisciplinar, realiza ações importantes, tais como:

  • Discutir a prevalência de consumo das bebidas adoçadas com açúcar no Brasil, detalhando esse consumo por faixa etária, gênero, raça/cor e as macrorregiões brasileiras;
  • Avaliar o risco relativo para obesidade, diabetes, doença coronariana e acidente vascular cerebral relacionados ao consumo dessas bebidas adoçadas;
  • Estimar quantos casos dessas doenças crônicas poderiam ser evitados com uma sobretaxa das bebidas adoçadas com açúcar aqui no Brasil;
  • Ponderar os custos em saúde, tais como morbidades, mortalidade, faltas ao trabalho e perda de produtividade relacionados ao consumo de tais bebidas; e
  • Identificar os efeitos macroeconômicos da tributação sobre bebidas adoçadas, realizar simulações de tributações e identificar um modelo de equilíbrio geral computável dinâmico, considerando as relações produtivas existentes entre os diferentes setores envolvidos em toda cadeia produtiva dos principais tipos de bebidas adoçadas produzidas no país.

Para isso, o projeto recebe um financiamento do Ministério da Saúde pelo edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (MS-SCTIE-DECIT/CNPq nº 26/2019 – Pesquisas em Alimentação e Nutrição) e conta com uma grande equipe de pesquisadores de diferentes formações e localidades do Brasil.

Venha conhecer mais sobre o projeto e seus resultados em nossa página e em nossas redes sociais!