Por Vanessa Centeno/Superávit Caseiro

Pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha em abril deste ano apresentou um levantamento sobre a opinião da população brasileira sobre o aplicativo Uber, que completou 10 anos no Brasil em 2024. Conforme o reltório divulgadao pelo instituto, foram ouvidas 2.247 pessoas com 18 anos ou mais em todo o Brasil de 4 a 15 de março em mais de 120 cidades em 5 regiões brasileiras populacionais. Abaixo você confere os principais dados apresentados pelo levantamento, que traça um raio-x do uso do apliativo da Uber no país:

Fonte: Instituo Datafolha

O estudo aponta, dentre outros aspectos, que as mulheres são maioria na utilização o Uber. O Superávit Caseiro voltou o olhar da pesquisa para Pelotas, que é a quarta cidade mais populosa do Rio Grande do Sul, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022.

Para saber mais sobre esse dado, algumas mulheres foram entrevistadas para falar um pouco mais sobre os aplicativos de mobilidade, já que elas são as que mais o utilizam. Um dos pontos positivos destacados por elas é a economia e segurança. Maria Helena Silveira Soares, 33 anos, é caixa operadora de supermercado. Helena considera o aplicativo de mobilidade econômico. Além disso, ela comentou que os horários de ônibus são reduzidos e como ela trabalha aos finais de semana, para ela o aplicativo é mais prático e seguro. No entanto, também há aspectos negativos. Ela conta que já foi vítima de golpe, pois o motorista finalizou a corrida, finalizou a corrida que havia sido paga, e indicou no aplicativo que o valor não tinha sido quitado.

A partir disso, Maria Helena entrou em contato com a central do Uber no Brasil, e enviaram uma nota lamentando o fato ocorrido, mas que não podiam fazer nada. Ela concluiu que terá que pagar a corrida novamente para não ser bloqueada.

Crislene de Souza, de 33 anos, é motorista da Uber atuando há 4 anos no aplicativo. Ela nos relatou que algumas das passageiras mulheres preferem motorista do mesmo sexo e pedem seu contato pela segurança de viajar com outra mulher. Para ela, as pessoas estão preferindo mais os aplicativos de mobilidade pela economia e por deixa-las na porta do seu destino.

Através da pesquisa do Instituto Datafolha, a avaliação de aplicativos pela população brasileira sobre economia é nota 8,1. Para Simone Marques Pereira, de 41 anos, estudante de Letras Licenciatura Português-Espanhol, a vantagem de andar de Uber é a economia, segurança e conforto. Ela pontua que se tivesse uma razoável condição financeira andaria apenas de Uber e jamais andaria de ônibus. Para ela, o Uber é mais seguro, tanto para as mulheres, quanto para transportar crianças e também existe a opção de compartilhar a viagem com outras pessoas. Outro aspecto positivo destacado pela estudante é a opção do botão de segurança, deixando ainda mais confortável e segura a viagem. Outro ponto positivo é que se economiza podendo levar toda a família por um valor único, já com ônibus se paga um valor individual da passagem de ônibus por cada familiar.

A futura professora nos informou pontos negativos que ela vivenciou. Ela relata que alguns motoristas não querem entrar dentro dos condomínios quando o passageiro está com compras. Simone nos relatou que isso já aconteceu com ela e o pai, mesmo com ele tendo dificuldades para se locomover. Segundo ela, alguns motoristas não querem fazer a manobra para entrar na garagem, e, assim que ela menciona esse detalhe, muitos motoristas cancelam a viagem, o que ela considera uma falta de educação.

E para você leitor, considera o aplicativo de mobilidade econômico? Deixe seu comentário.