A Bolsa de Valores do Brasil (B3) lançou neste mês o IDIVERSA B3, primeiro índice da América Latina a combinar em um único indicador critério de gêneros e raça para selecionar empresas para compor uma carteira. Conforme o site da B3, o novo indicador busca reconhecer as companhias listadas que se destacam em diversidade. Além disso, a medida busca promover maior representatividade de grupos sub-representados no mercado, tais como gênero feminino, pessoas negras e indígenas. 

“O IDIVERSA B3 possuiu uma metodologia inédita que combina gênero e raça em um mesmo índice. Dessa maneira os investidores terão mais uma alternativa para formar suas carteiras e aplicar recursos em companhias que se diferenciam num critério ligado à agenda ESG”, afirmou ao site d B3 Ana Buchaim, vice-presidente de Pessoas, Marketing, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social Privado da bolsa brasileira.

Ainda conforme a B3, o índice é o décimo da família de indicadores ESG disponibilizados pela bolsa, que conta, entre outros, com o ISE B3, principal índice de sustentabilidade empresarial do mercado brasileiro. “O IGPTW B3, que reúne as melhores empresas para trabalhar; e o ICBIO, que acompanha os preços dos créditos de descarbonização”, informa a instituição.

Mais informações podem ser obtidas nos link: https://www.b3.com.br/pt_br/noticias/b3-lanca-primeiro-indice-de-diversidade-com-foco-em-genero-e-raca.htm