Por Kaique Cangirana/Superávit Caseiro

Com certeza você já ouviu falar em termos como Superávit, Déficit, Taxa Selic, IPCA, Renda Fixa, Renda Variável etc. Estes são apenas alguns dos conceitos relacionados ao mundo da economia e dos investimentos. O fato é que muitos deles impactam diretamente no nosso poder aquisitivo e qualidade de vida, mas podem passar despercebidos em meio a rotinas conturbadas e cheias de outras preocupações. O Superávit Caseiro demonstra as principais maneiras para ficar atualizado, estar em contato e aprender economia no cotidiano.

Notícias

Estar em contato com manchetes e informações da economia podem aprimorar seu conhecimento em diversos campos. Você pode encontrar notícias de economia em um jornal televisivo, enquanto escuta a rádio ou em seus aparelhos digitais por meio de sites e aplicativos. Nos meios de comunicação de massa como rádio e televisão, seu acesso às notícias pode ficar condicionado a grade dos programas jornalísticos, mas não se preocupe, a internet garante seu contato com as notícias como e quando quiser. 

O Google Notícias é um dos exemplos que podemos utilizar para acessar as notícias da economia e dos investimentos na internet, com ele, você pode receber as informações que deseja ao ativar as notificações com seus nichos de preferência. Os sites também são portais ricos com notícias sobre economia e sua escolha pode variar entre as editorias de diversos veículos de comunicação. O Superávit Caseiro, por exemplo, é um portal para o seu acesso e contato contínuo com a economia e o mundo dos investimentos financeiros.

 Redes sociais

As redes sociais também são expoentes do contato e aprendizado da economia. Mesmo que seu acesso às mídias sociais seja voltado ao entretenimento, interações e engajamento, publicações educativas e notícias dos mais diversos portais jornalísticos estão presentes nas redes sociais para garantir a sua leitura e visualização. O mais interessante é que as redes sociais dinamizam este acesso com a criatividade e inovação dos produtores de conteúdo, uma única trend pode ser utilizada para descrever diversos assuntos na economia e facilitar o seu acesso aos conhecimentos fundamentais dessa área. Um bom exemplo disto é o Instagram do InfoMoney que junta suas notícias no site, curiosidades e repercussões do mundo financeiro em publicações criativas no formato Reels.

Nas redes sociais também é possível interagir a uma publicação, possibilitando o debate e o engajamento com a opinião de outras pessoas acerca de uma temática da economia. Você ainda pode seguir perfis que orientem sobre finanças pessoais, a contabilidade de sua empresa, seus investimentos ou sobre a macroeconomia e as relações econômicas globais do Brasil.      

Filmes e Séries

Para quem gosta de cinema e de maratonar séries, as opções não são nada escassas. Filmes e Séries são uma grande oportunidade para aprender sobre economia enquanto aproveitamos o entretenimento. Assistir pode ser uma experiência enriquecedora para os interessados em economia e mercado financeiro, pois os enredos possibilitam o aprendizado e novas noções em meio a histórias e tramas interessantes. A relação entre o entretenimento e a economia pode gerar grandes títulos como o filme “A grande aposta”, indicado ao Oscar de 2015.

Nós, do Superávit Caseiro, já produzimos listas repletas de opções para você assistir onde, como e quando quiser. Acesse: 10 filmes e séries sobre finanças e mercado financeiro Parte 1; 10 filmes e séries sobre finanças e mercado financeiro Parte 2.

Parte 1 – https://wp.ufpel.edu.br/superavit/2023/06/19/10-filmes-e-series-sobre-financas-e-mercado-financeiro-parte-1/

Parte 2 – https://wp.ufpel.edu.br/superavit/2023/06/26/10-filmes-e-series-sobre-financas-e-mercado-financeiro-parte-2/

Podcasts

Para quem prefere os áudios gravados em uma série de episódios que sejam escutados em qualquer hora e lugar, os podcasts podem ser uma boa alternativa para aprender mais sobre economia. Deezer, Spotify, Apple Podcast e Google Podcast, são exemplos de plataformas para acessar este conteúdo em formato de áudio.

Para aprender sobre economia e ficar por dentro das principais notícias de forma dinâmica enquanto realiza atividades, é indispensável escutar podcasts como o da CBN e o “Educando seu bolso”, exemplos populares entre ouvintes interessados em economia. Os podcasts podem facilitar a compreensão e poupar seu tempo em uma única oportunidade, além de ser de livre e fácil acesso.  

Livros e artigos

Livros e artigos podem ser formas mais comuns para estudantes, mas não deixam de ser úteis para quem se interessa pela economia, finanças pessoais e mercado financeiro, afinal de contas, não precisa se graduar em ciências econômicas para utilizar e compreender as relações das moedas.

A leitura é eficiente no aprendizado e assim como no acesso a notícias impressas e digitais, ler um livro ou artigo pode enriquecer nosso repertório com novos conceitos e possibilidades únicas ao universo das ciências econômicas. Você pode optar por leituras que tratam da economia básica, história da economia, mercado financeiro, contabilidade, finanças pessoais, matemática financeira e muito mais. Dentre os acadêmicos o livro “Introdução à economia” de Gregory Mankiw é um clássico para compreensão de princípios básicos como a oferta e a demanda. Entre os investidores, as obras de escritores sobre Warren Buffett, não poderiam ficar fora da estante.

Artigos científicos costumam se restringir ao campo acadêmico, mas podem ser acessados em portais de divulgação de pesquisas como o Google Acadêmico. Artigos de opinião de economistas podem ser encontrados com facilidade em portais, jornais e revistas, onde o espaço dedicado a estes, costuma ser recorrente como publicações semanais.   

Cursos

Por fim, os cursos podem se dividir entre capacitações, especializações e aprendizados importantes para quem deseja aprender sobre economia. Os cursos podem ser acessados em instituições que possuem docentes especializados nos diversos nichos da economia. Você pode encontrar materiais voltados à contabilidade de sua empresa, a organização de suas finanças pessoais, o seu ingresso no mercado financeiro e até mesmo que tratem das importações e exportações do país.

O portal de Educação Executiva da Fundação Getúlio Vargas (FGV) é gratuito e possui cursos de diversos campos voltados à economia com professores referentes em suas áreas. Este exemplo é de uma plataforma online de uma Instituição de Ensino Superior que possibilita o acesso aos cursos quando e onde quiser. A vantagem de realizar um curso é obter certificação e capacitação, diferenciais no mercado de trabalho. Cursos podem ser gratuitos ou pagos, presenciais ou online, mas com certeza há opções que favoreçam a sua disponibilidade e investimento. 

Independente de suas preferências ao consumir conteúdos voltados à economia e investimentos, salientamos que a iniciativa de ter este contato é crucial, mesmo que por um tempo mínimo em sua rotina. Todas as maneiras apresentadas aqui são direcionamentos comuns ao estudo da economia e você também pode nos acompanhar para mais informações deste mundo tão vasto de possibilidades. Afinal de contas, estamos aqui para levar a economia de forma descomplicada até você.