Investir pode ser uma opção interessante para quem deseja fazer o dinheiro render sozinho. Atualmente, cada vez mais brasileiros têm buscado alternativas boas e confiáveis para investir

Por Fátima Tauil

Entre os investimentos mais populares entre os brasileiros, estão incluídos a poupança, o tesouro direto, os fundos de investimento e as ações na Bolsa de Valores brasileira, a B3. Enquanto a poupança é considerada uma opção conservadora e de baixo risco, ela também tem baixa rentabilidade. Por outro lado, o tesouro direto oferece diferentes tipos de rentabilidade e prazos. Os fundos de investimento são geridos por profissionais e podem ser de renda fixa ou variável. Já a Bolsa de Valores é uma opção de investimento em ações de empresas listadas na bolsa, que pode oferecer alta rentabilidade, mas também apresenta riscos elevados.

Nos últimos anos, o perfil do investidor no Brasil vem passando por mudanças significativas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Anbima em 2019, a faixa etária mais propensa a investir no país é a de 25 a 34 anos, representando 38% do total de investidores. Em seguida, temos a faixa de 35 a 44 anos, com 30% dos investidores. No entanto, investidores com mais de 55 anos são os que possuem o maior volume de recursos investidos.

O IMPACTO DA PANDEMIA

A pandemia de COVID-19 teve um impacto significativo no número de investidores brasileiros. Em 2020, houve um aumento de 82% no número de investidores Pessoa Física na Bolsa de Valores brasileira em comparação com o ano anterior. Esses novos investidores têm em média 32 anos e estão mais interessados em investimentos de curto prazo e em ações de empresas brasileiras. Por outro lado, investidores mais experientes e institucionais reduziram suas posições em ações e aumentaram a alocação em ativos mais seguros, como títulos públicos e privados.

O Brasil é uma das maiores economias do mundo e tem um mercado em crescimento, o que significa que há muitas oportunidades de investimento. Além disso, o país possui uma grande variedade de recursos naturais, tornando-o atraente para investimentos em setores como energia, mineração e agricultura. Apesar dos desafios políticos, o Brasil tem uma democracia estável e um sistema jurídico confiável, o que oferece segurança para os investidores. Investir no Brasil pode ajudar a diversificar um portfólio de investimentos, reduzindo o risco global.

Fontes consultadas:

https://www.jornalcontabil.com.br/quais-sao-as-tendencias-de-investimentos-para-2023/

https://www.anbima.com.br/pt_br/especial/raio-x-do-investidor-2021.htm