Por Everton Iberse/Superávit Caseiro

Existem ativos que são negociados fora da Bolsa de Valores, mas que continuam contando com a regulamentação da B3. Esse ambiente recebe o nome de mercado de balcão.

O mercado de balcão também é conhecido como Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados, ou CETIP como é mais conhecida. Ela é a ferramenta responsável por fazer o intermédio da compra e venda entre os títulos privados do mercado, especialmente os títulos de renda fixa

A CETIP é um braço da B3, garantindo o registro e a manutenção da compra e venda de títulos entre as empresas. Em suma, ela é o órgão centralizador dessas operações.

Agora, após essa breve introdução sobre o que é a CETIP, torna-se mais fácil a compreensão do que é um Fundo cetipado, que nada mais é do que um fundo negociado dentro do ambiente do balcão, e fora da bolsa de valores. Os fundos negociados fora da bolsa possuem as mesmas características que aqueles que estão dentro, mudando apenas seu local de negociação.

Investir em Fundos cetipados oferece algumas vantagens, entre elas estão: uma cotação melhor para o investidor, maior agilidade no processo, oscilação menor dos ativos, e isenção de taxas. 

Porém, Marcos Baroni, Analista CNPI na Suno Research alerta que essa exclusividade nos ativos impede sua liquidez, mesmo carregando as mesmas características de um fundo comum, os fundos contam com baixa liquidez que podem vir a atrapalhar a venda do ativo.

Fontes: sites oficiais da B3 e CETIP.