Por Vitória Santos/Superávit Caseiro

Para que a ex-presidenta assuma, o diplomata Marcos Troyjo, que atualmente ocupa o cargo, precisa renunciar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou Dilma Rousseff (PT) para presidir o Banco dos Brics. O próximo passo é a renúncia do atual ocupante do cargo, Marcos Troyjo, na posição desde 2020 por indicação de Bolsonaro (PL), seu mandato tem validade até 2025. A indicação já conta com aprovação dos parceiros e a expectativa é que o novo nome seja oficializado ainda em fevereiro.

Dilma é doutora em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A petista foi a primeira mulher a assumir a presidência do Brasil, em 2010, e reeleita em 2014.  Permaneceu no poder até o impeachment, em 2015, que causou a descontinuidade do mandato.

O Novo Banco de Desenvolvimentos (NDB), ou Banco dos Brics, é definido como uma instituição que financia projetos e inovações sob medida para ajudar a construir um futuro mais inclusivo, resiliente e sustentável para o planeta. Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul são os países que compõem o Bloco Brics.

Fundado em 2014, durante o mandato de Dilma como presidente da república, o Banco atua como uma alternativa ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional. O Brasil tem 9 projetos aprovados, incluindo um investimento de R$1,2 bilhão para  projeto de infraestrutura sustentável do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

A expectativa é que Dilma acompanhe Lula em sua viagem para China, que está programada para a segunda quinzena de março.

Links consultados:

https://www.ndb.int

https://www.cartacapital.com.br/economia/o-que-e-o-banco-dos-brics-que-pode-ser-presidido-por-dilma-rousseff/amp/

https://g1.globo.com/politica/blog/valdo-cruz/post/2023/02/10/dilma-vai-comandar-banco-dos-brics.ghtml

https://exame.com/economia/dilma-deve-receber-salario-de-pelo-menos-r-290-mil-em-presidencia-do-banco-dos-brics/amp/