Por Superávit Caseiro

Um estudo divulgado pela agência Quantum Finance, publicado pelo site InfoMoney, aponta que a atratividade de investimentos em CDBs no cenário com juros altos está caindo, chegando a 100% do CDI. A pesquisa foi feita após a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), realizada no início de agosto, que elevou a taxa Selic para 13,75% ao ano.

Conforme o texto do InfoMoney, “na leitura de boa parcela dos analistas, o documento reforçou a ideia de que a alta deve ser a última ao mencionar as projeções de inflação para o início de 2024 e os efeitos defasados da política monetária, que devem ficar mais intensos na segunda metade do ano”. Assim, com a Selic se mantendo elevada e uma possível redução nos juros no segundo semestre do próximo ano, o retorno oferecido pelos Certificados de Depósito Bancário (CDBs) recuou na comparação com a quinzena anterior, que havia ficado em 100,08%, sem levar em conta os descontos do Imposto de Renda.