Por Naiane Konradt/Superávit Caseiro

O mundo dos investimentos tem atraído quem deseja crescer profissionalmente e financeiramente. Entretanto, este é um segmento de muitos desafios. O investidor Eliseu Manica sabe bem disso, pois, há 16 anos vem realizando o que é o sonho de muitos, construindo uma carreira de sucesso no mercado financeiro. 

A história de Eliseu começa na cidade de Santo Ângelo, na região Noroeste do Rio Grande do Sul, onde nasceu e realizou sua primeira formação. Apesar de realizar o curso de Direito com excelência, não havia muito interesse pela área. Então, no último ano da faculdade, ao ler o livro “Pai Rico, Pai Pobre” de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, Manica despertou o interesse em trabalhar com o mercado financeiro.

A partir desse insight, Manica foi atrás do seu sonho, “Eu vi que tinha que procurar a parte técnica e a parte prática da área de investimentos e fui buscar conhecimento”. Mudou-se para Porto Alegre e começou a trabalhar em escritórios de investimentos, enquanto alcançava diversas certificações, como o certificado da Associação Nacional das Corretoras de Valores (ANCORD), o Certificado Nacional do Profissional de Investimento (CNPI), a Certificação da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) como Especialistas em Investimento (CEA), a Certificação Profissional ANBIMA Série 20 (CPA-20), além de concluir o PQO MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGF).

Foi na capital gaúcha que Eliseu Manica também contribuiu para o desenvolvimento da XP Investimentos, fundada em 2001 pelos sócios Guilherme Benchimol e Marcelo Maisonnave, e que atualmente é a maior corretora de investimentos do Brasil. Além disso, Eliseu Manica olhou para fora das fronteiras do Brasil. Durante esse tempo, ele também fez cursos na Columbia University, em Nova York, e em Babson College, em Boston. Desde então, ele também possui laços estreitos com os Estados Unidos, chegando a morar em Miami, na Flórida.

Em 2011 o investidor viu que era momento de alçar voos mais altos e abriu o próprio escritório em sua cidade natal, a Experato Investimentos.  Hoje o escritório possui filiais em Cruz Alta (RS), Ijuí (RS), Porto Alegre (RS), Lajeado (RS), Frederico Westphalen (RS) e Itapema (SC), contando com uma equipe de aproximadamente 80 assessores e mais de 7 mil clientes. Recentemente, a Experato alcançou o marco de mais de R$1,3 bilhão sob custódia.

Após anos de atuação no mercado financeiro, Eliseu Manica fundou a Experato Investimentos

Durante todos esses anos de experiência foram muitos desafios, no entanto, para Manica, o maior deles é o que está em andamento. “Está sendo feito agora. É aprimorar a educação financeira, auxiliando os investidores a investirem no Brasil, que é um cenário desafiador, mas que também traz muita oportunidade”.

Contudo, esta também é uma história de muitas conquistas, e para Manica, a maior delas, é o crescimento do seu escritório em Santo Ângelo, cidade com aproximadamente 80.000 habitantes. Nem mesmo a pandemia foi capaz de abalar o desenvolvimento de seus negócios, segundo o empresário. “A pandemia apenas acelerou o processo de digitalização que já havíamos começado anos atrás”.

Com toda sua vivência e conhecimento, o investidor se tornou inspiração para quem está começando no mercado financeiro. Para quem pretende se tornar um investidor de sucesso, como aqueles que ocupam o imaginário popular criado, principalmente, pelo cinema americano, Manica deixa um conselho: “Acreditar em si mesmo, mas não ficar na teoria, caminhar, ir atrás dos seus sonhos”. E Eliseu comprova na prática sua filosofia profissional, pois aplica todos os seus investimentos pessoais e financeiros no próprio escritório, porque acredita no que faz.