PPGAVI UFPEL

// Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPel


O Mestrado em Artes Visuais do PPGAVI-UFPel oferece formação stricto sensu na área de Artes Visuais, dentro de uma das suas duas linhas de pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética e Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano. Tem duração típica de dois anos e ingresso no segundo semestre de cada ano, com número de vagas definido no edital correspondente.

O objetivo do curso é dotar os futuros profissionais e pesquisadores de uma bagagem conceitual e experiências práticas que lhes possibilite situar e interpretar social e historicamente as tendências que configuram as diferentes concepções sobre Artes Visuais na contemporaneidade e sobre os processos de formação nesta área.

Ao ingressar no curso de Mestrado em Artes Visuais, o aluno, sob supervisão de um professor orientador, acompanhará disciplinas com relevância ao seu tema, executará atividades de docência orientada, executará e publicará pesquisas na área e, ao final do curso, apresentará uma dissertação, fruto de sua pesquisa, para avaliação pelo Programa.

// Área de Concentração


A Área de Concentração do PPGAVI é Arte Contemporânea: Reflexão crítica sobre as produções artísticas vinculadas ao contexto contemporâneo, abordando as dimensões artísticas, educacionais e socioculturais desses processos. Pesquisa e análise dos usos e significados envolvidos nas narrativas, nas práticas pedagógicas, nos discursos e percursos na arte contemporânea.