Frente às ressonâncias e amplitudes que o programa possibilita, nasce juntamente com o curso, o Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais (SPMAV), um evento anual realizado por discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVI), do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A criação artística contemporânea suscita as dinâmicas coletivas e colaborativas e propõe pesquisas de cunho interdisciplinar. O SPMAV teve sua primeira edição em 2012 e surgiu com o objetivo de fomentar, por meio de uma abordagem transdisciplinar e interinstitucional, o debate acerca da produção de conhecimento no campo das artes. O evento visa propiciar um ambiente para compartilhar resultados de pesquisa entre pesquisadores, com a comunidade acadêmica e com o público em geral e fomentar a participação de pesquisadores de Programas de Pós-Graduação e de estudantes graduação de diferentes Instituições em eventos científicos e de inovação tecnológica. Além disso, ao potencializar o uso das tecnologias de comunicação virtual, busca impactar positivamente a abrangência regional, nacional e internacional do evento. Pretende-se, a partir deste evento, solidificar relações interinstitucionais, que contribuem para qualificar a pesquisa artística e reflexiva, com intercâmbio de conhecimentos e experiências. A formação desta rede também deve potencializar o alcance dos resultados e a abrangência do evento e inclui a preocupação com a internacionalização, como forma de divulgação da pesquisa brasileira no exterior. A concentração de pesquisadores apresentando e discutindo suas pesquisas atuais nas áreas de poéticas, educação e teoria tem potencial de impacto pela criação de ambiente propício à atualização dos mesmos e das comunidades acadêmica e artística locais, além do adensamento das pesquisas que é proporcionado pelo debate com os pares e pesquisadores de áreas correlatas. A publicação de Anais amplia a abrangência para além da duração do evento em si, bem como as exposições e as atividades artísticas promovidas e registradas por meio das redes estendem seu impacto cultural.

O Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas é composto por cursos nas áreas de Artes Visuais, Dança, Design, Cinema, Música e Teatro. Sendo dezessete cursos na Graduação, uma Especialização em Artes presencial, e outra à distância, e um Mestrado em Artes Visuais. As atividades desenvolvidas no Centro de Artes visam contribuir de forma cultural e artística na formação de profissionais que estarão aptos a atuar tanto na área artística, como no ensino. A unidade promove ações de ensino, pesquisa e extensão, trabalhando de maneira transdisciplinar, envolvendo além de docentes e discentes, outros espaços de ensino e a comunidade pelotense em geral.

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVI-UFPel) foi criado em 2012 e, desde então, oferece o curso de Mestrado em Artes Visuais, sendo constituído por duas Linhas de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética; e Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano. O objetivo do curso é dotar os futuros profissionais e pesquisadores de uma bagagem conceitual e de experiências práticas que lhes possibilite situar e interpretar social e historicamente as tendências que configuram as diferentes concepções sobre Artes Visuais na contemporaneidade e sobre os processos de formação nesta área. A área de concentração do PPGAVI é Arte Contemporânea: reflexão crítica sobre as produções artísticas vinculadas ao contexto contemporâneo, abordando as dimensões artísticas, educacionais e socioculturais desses processos; além da pesquisa e análise dos usos e significados envolvidos nas narrativas, nas práticas pedagógicas, nos discursos e percursos na Arte Contemporânea. Convém ressaltar a função regional do PPGAVI, pois é o único Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Região Sul do Rio Grande do Sul, deste modo, possui a função de qualificação de professores da rede pública e do fomento à produção artística na região Sul do Estado.