Seminário de Patologias Sociais III inicia com novidades

Como projeto do Print/UFPel, o Observatório Global de Patologias Sociais iniciou mais um seminário online internacional. Pra este semestre, foram admitidos estudantes regularmentes matriculados de outras instituições. Além de pós-graduandos da UFPel, participam estudantes das Universidades Federal de Florianópolis, Londrina e Católica de Temuco (Chile). Da UFPel, estão matriculados estudantes de filosofia, odontologia, direito, arquitetura e urbanimo, antropologia, enfermagem, veterinária e biodiversidade animal. Dos professores, também há uma heterogeneidade bastante significativa, como filosofia, medicina, odontologia, psicologia e educação.

O projeto do Observatório integraliza os “Fatores C+T”, combinando a força criativa de palavras com o prefixo “co”, como cooperação, compartilhamento, colaboração, comunicação etc. Ao mesmo tempo, acrescenta-se a noção de transversalidade, uma noção muito ressaltada pelo professor Maximiliano Cenci desde o início do projeto.

O Fator C concerne ao que fazer coletivo que, segundo o professor Jovino Pizzi, se traduz em coautoria conjunta, uma espécie de solidariedade em pesquisa, tanto em relação aos recursos materiais, força de trabalho, conhecimentos técnicos, capacidades organizativas e de gestão, com produtos coletivos e impactos diferenciados.

Embora modesto e preliminar, a estratégia do grupo do Observatório já consolidou um referencial, como foi o exemplo do Glossário de Patologias Sociais. Além de buscar uma segunda edição, a equipe está voltada também na elaboração de um instrumento para a avaliação das patologias sociais. Nesse sentido, os professores Otávio d’Avila e Eduardo Dicke de Castilhos têm se esforçado no refino de um questionário para medir a percepção que as pessoas têm das patologias sociais.

A fonte e a matéria completa podem ser acessadas no link a seguir:

Seminário de Patologias Sociais III inicia com novidades

Publicado em Notícias.