SemPIAS

Seminário Internacional do Patrimônio Industrial, Alimentos e Sustentabilidade

23 – 26/Agosto

ACESSE AGORA ↓

Anais do Seminário Internacional do Patrimônio Industrial, Alimentos e Sustentabilidade

 clicando aqui.

Local: CEHUS – UFPel (Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem)


R. Cel. Alberto Rosa, 117


 

Apresentação

Queremos discutir se é possível aproveitar estruturas fabris ociosas em ambientes rurais e urbanos, de modo racional, equilibrado e esperançoso que nos faça entender mais sobre a cultura do trabalho, relacionando-a com a memória do que muitas vezes foi um ofício manual, a um tempo transformado em manufatura, até ser modificado em um processo industrial. E que quando isso está relacionado com a produção do alimento, se está a falar de um tecido histórico que coloca em foco questões de ordem fundamental para a natureza e nela, para a humanidade.

Nos motiva pensar que um novo paradigma estava sendo proposto como orientação para o progresso social e econômico das sociedade, em 1987. Foi nesse ano que o Relatório Brundtland apresentou a ideia de que o presente não pode,  por conta da satisfação de suas necessidades atuais, comprometer a capacidade das gerações futuras de dispor dos meios para cumprir com o que lhe é essencial. Vários fatos levaram a essa nova compreensão de que o mundo precisava ser tratado com outros valores. Dentre eles, alguns desastres de grande impacto, como o acidente nuclear de Chernobyl, ocorrido no ano anterior ao Relatório.

Em nossa realidade, marcada por diferenças brutais, somos obrigados a voltar os olhos para o entorno e refletir sobre se somos capazes de promover um uso racional do que a natureza dispõe, como proposto pelo economista ecológico Herman Daly, ao menos no lugar restrito que ocupamos nessa imensidão. Nos vemos diante da dúvida se somos capazes de promover o bem estar equitativo de pessoas em equilíbrio com o meio ambiente. Se somos capazes de entender a complexa mensagem que as estruturas fabris desativadas, tornadas ociosas, abandonadas e contrastantes às paisagens que antes eram produtivas e animadas, nos confrontam.

Em tal cenário, aceitamos que os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovados na agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), estão propriamente inter-relacionados na produção de soluções para uma realidade mais saudável. Então nos perguntamos qual o nosso papel para que se atinjam metas tão elevadas como a eliminação da pobreza, das desigualdades, da promoção de uma educação de qualidade, do estancamento da degradação ambiental e do estabelecimento de caminhos que nos façam viver em um mundo mais próspero, com paz e justiça.

Neste evento associamos o patrimônio industrial, sobretudo o de transformação do alimento, com o patrimônio alimentar, as tradições nos quais são produzidos, os fatores memoriais a eles associados e como, em uma perspectiva otimista de futuro, tanto o que já não é mais ativo como aquilo que se deseja que continue sendo, pode associar-se em soluções para realidades sustentáveis.

O evento pretende

      • Contemplar objetivos do desenvolvimento sustentável como eixos de reflexão favorecendo que se apresentem indicadores e tendências orientadas pelo movimento AGENDA 2030, posto sobre as três dimensões que lhes são atinentes: econômica, social e ambiental.
      • Discutir a relação entre os alimentos de produção local e a salvaguarda de tradições, bem como o reconhecimento das comunidades agrícolas tradicionais no cenário atual.
      • Intensificar a discussão sobre os fatos referentes ao patrimônio industrial de extintas fábricas, em especial as de transformação do alimento, tanto em zonas rurais como periféricas das cidades.
      • Ampliar o entendimento de conceitos chave para os ODS, como segurança alimentar, nutrição adequada, agricultura sustentável (ODS 2); o bem estar humano, que se atinge pela saúde e educação para todos (ODS 3 e 4). As metas do desenvolvimento sustentável colocam em foco a produção e distribuição do alimento em ambientes de equilíbrio e respeito tanto às pessoas como aos recursos naturais. A articulação dessas metas desenha um ambiente humano digno, respeitoso às identidades, às memórias e à natureza.

Sobre o tema

Portanto, pretende-se abordar três grandes temas que definem os conflitos que, como já apontado, se intensificaram ou se revelaram durante as últimas décadas: patrimônio industrial, alimento e sustentabilidade com os objetivos de:

    1. Enfrentar por meio de uma ampla discussão conceitual e do compartilhamento de experiências diversas, as possibilidades de pensar o patrimônio industrial nas zonas rurais, em especial, de cidades de baixa densidade demográfica.
    2. Abordar a demanda por inventários participativos que visibilizem as tradições e os acervos das comunidades, os patrimônios industriais das áreas rurais e as relações entre a produção alimentar tradicional e a implantação, presente e passada, de fábricas de transformação do alimento nessas zonas.
    3. Discutir as possibilidades da gestão de ações que articulem processos de reconhecimento, identificação e promoção dos patrimônios alimentares, dando luz às tradições que possam se sustentar, como a tradição doceira da produção dos doces coloniais, já reconhecida pelo Iphan.
    4. Refletir sobre os modos de enfrentamento aos problemas que acometem a produção do alimento nas áreas rurais buscando na troca de experiências o fortalecimento das redes de gestão do patrimônio cultural, expressadas em projetos que tenham como objetivo a elaboração de estudos que subsidiem a criação de legislação específica, inclusive municipais, e de políticas voltadas para a preservação do patrimônio industrial, sobretudo o alimentar, em equilíbrio com o patrimônio ambiental e as comunidades.

Eixos temáticos

Evento presencial desenvolvido em três dias, apresentando um elenco nacional e internacional de convidados em mesas temáticas e conferências presenciais. Oportunizará a inscrição de trabalhos no formato de comunicação e pôster com publicação de anais de resumos expandidos. Apresentará atividades paralelas complementares online.

São propostos os seguintes eixos temáticos:

Tema 1 – Fábricas de transformação do alimento e agroindústria

Coordenadora:

Profª. Drª. Priscila Vasconcellos Chiattone (Lattes)

Colaboradores:

Profª. Drª. Rosislene de Fátima Fontana (Lattes)

Profª. Drª. Adriana Brambilla (Lattes)

Profª. Drª. Eurídice Ribeiro de Alencastro (Lattes)

A história da civilização tem uma forte relação com os alimentos de acordo com sua disponibilidade, forma de preparo e consumo. A alimentação humana, para além de um fato biológico é, assim, um ato social e cultural. Isso posto, a culinária dos povos passa a ser considerada patrimônio cultural imaterial tendo fundamental importância à preservação do conhecimento tradicional gastronômico para a memória e identidade destes. Assim, essa sessão temática abordará a relação das fábricas de transformação dos alimentos e dos aspectos culturais e memoriais a ela relacionados, a exemplo das agroindústrias, sendo que muitas delas, por diversos fatores históricos e econômicos, encontram-se vazias e ociosas a espera de um novo significado.

Assim, os trabalhos enviados a essa sessão deverão apresentar a temática do patrimônio cultural alimentar e/ou agroindustrial, os quais poderão envolver componentes materiais, como os alimentos, artefatos, utensílios culinários e a própria edificação agroindustrial, bem como imateriais, como práticas, saberes, representações e experimentação.

 


Tema 2 – Patrimônio alimentar e turismo

Coordenadora:

Drª. Luciana de Castro Neves Costa (Lattes)

Colaboradores:

Prfª. Drª. Alessandra Buriol Farinha (Lattes)

Drª. Alice Leoti da Silva (Lattes)

Drª. Juliana Rose Jasper (Lattes)

O patrimônio alimentar compreende, além dos alimentos, objetos, espaços, práticas, representações e conhecimentos que se vinculam historicamente a coletividades e aos territórios. As práticas alimentares são assumidas como instrumento de comunicação, concentrando informações de cunho cultural, histórico, ecológico, político, e afetivo, o que contribui para sua inclusão no âmbito do turismo. Dentro desta perspectiva, o GT “Patrimônio Alimentar e Turismo” propõe-se como um espaço de discussão assentado sobre a dimensão cultural da alimentação e sua mobilização no turismo, a partir dos eixos temáticos:

        • Práticas alimentares: saberes e fazeres, memórias e identidades.
        • Turismo como fator de salvaguarda dos patrimônios alimentares. 
        • Chancelas patrimoniais e interfaces turísticas: patrimônio imaterial, paisagem cultural, e Cidades Criativas da Gastronomia (UNESCO).
        • Comida como ativo territorial: atrativos, eventos, museus, e roteiros gastronômicos.
        • Territorialidades gastronômicas, indicações geográficas e sinais distintivos de qualidade.
        • Turismo gastronômico.
        • Tradição, inovação e neoruralidades.
        • Manifestações alimentares no urbano: comida de rua e feiras gastronômicas.

 


Tema 3 – Políticas públicas e sustentabilidade

Coordenadora:

Drª. Jossana Peil Coelho (Lattes)

Colaboradores:

Drnda. Amanda Mensch Eltz (Lattes)

Esta sessão de trabalho tem por objetivo debater as relações entre patrimônio industrial, políticas públicas e sustentabilidade.

Segundo o ICOMOS ao “patrimônio industrial compreende os vestígios da cultura industrial que possuem valor histórico, tecnológico, social, arquitetônico ou científico”.

Portanto, a este conceito estão inseridas as dinâmicas de industrialização, inserção de novos espaço e processos produtivos, os quais, seja pela introdução, transformação e extinção, geram impactos nos âmbitos físico, ambiental, social e econômico. 

A partir deste apontamento indagamos: qual o papel das políticas públicas e ações sustentáveis, para além das chanceladas por órgãos e/ou institutos patrimoniais públicos e privados, que favorecem o reconhecimento, valoração, preservação e difusão dos vestígios industriais materiais e imateriais de distintas comunidades?

Assim, nota-se a urgência do debate interdisciplinar entre as mais diversas áreas e disciplinas, que transpassam de alguma forma pelo patrimônio industrial, em suas mais variadas tipologias, expressões, estudos e interpretações, para contribuir de forma harmoniosa e sustentável os novos usos do patrimônio industrial, e o desenvolvimento do local onde estão inseridos. 

 


Tema 4 – Alimento, Memória e tradição

Coordenador:

Prof. Drndo. Wagner Halmenschlager (Lattes)

Colaboradores:

Me. Giane Trovo Belmonte (Lattes)

Renata Tomaz do Amaral Ribeiro (Lattes)

Nicole Weber Benemann (Lattes)

Esta sessão de comunicação tem como objetivo explorar as relações entre alimento, memória e tradição, destacando a importância do patrimônio cultural e da sustentabilidade nesse contexto. Serão abordados temas relacionados à preservação e valorização das tradições culinárias, as memórias associadas aos alimentos e sua transmissão entre gerações, bem como a influência desses aspectos ligados a sustentabilidade. Desse modo, visando contribuir para a compreensão e promoção do alimento como um elemento central na construção da memória e identidade cultural, além de seu papel na busca por soluções sustentáveis na área alimentar, esse GT propõe, a partir de uma perspectiva multidisciplinar, a discussão do assunto através dos seguintes eixos temáticos:

          • Alimentos como patrimônio cultural: Estudo das práticas alimentares tradicionais como expressões culturais e sua salvaguarda como patrimônio imaterial.
          • Memórias gastronômicas: Análise das memórias individuais e coletivas associadas aos alimentos, suas histórias e significados culturais.
          • Transmissão intergeracional: Investigação dos processos de transmissão de conhecimentos culinários entre gerações e o papel da memória na preservação das tradições alimentares.
          • Sustentabilidade alimentar: Exploração das práticas alimentares sustentáveis, como o aproveitamento integral dos alimentos, a valorização da biodiversidade e a promoção da agricultura local.
          • Desafios contemporâneos: Discussão sobre os desafios atuais relacionados à preservação das tradições alimentares, a perda de memória gastronômica e as possíveis estratégias para sua revitalização.

Programa

  23 / agosto 24 / agosto 25 / agosto 26/ agosto
8h00 – 9h30  

GT’s Pesquisa 1*

GT A – Cidade, Memória e Patrimônio Industrial

GT B – Geoparques UNESCO e a riqueza de seus patrimônios

GT C – Docencia e investigación en patrimonio alimentario y sostenibilidad en Andalucía: Docencia e investigación en patrimonio alimentario y sostenibilidad en Andalucía

GT’s Pesquisa 2*

GT D – A instrução de processos de Registro de bens culturais de natureza imaterial e a produção de conhecimento

GT E – Metodologías interdisciplinares para el estudio del Patrimonio industrial

GT F – Paisagens Sustentáveis para um Futuro Sonhado: A Ação do Polo Morro Redondo

Visita Técnica 

(a confirmar)

10h00 – 12h00   Comunicações Comunicações  

14h00 – 16h00

Credenciamento

 

WORKSHOP: Aprendiendo del patrimonio industrial: conceptos y herramientas para un tiempo de cambio de paradigma. (14:00 – 17:00)

Mesa 1:

Patrimônio Industrial e Sustentabilidade

 

Mesa 3:

Cultura alimentar, Tradição e Inovação

 

 

16h30 – 18h30

Credenciamento

Cerimônia de Abertura (18h)

Mesa 2:

D.O. Sul – Patrimônio, Cultura e Desenvolvimento Territorial

Mesa 4:

Racionalidade Ambiental: Novos atores, novas paisagens, velhos conflitos da sustentabilidade

 

19h00 – 20h30

 

Conferência de Abertura:

 

Inteligencia territorial y sostenibilidad cultural: pensando el patrimonio agroalimentario con los cinco sentidos

 Encontro com os Produtores de Doces Tradicionais de Morro Redondo/RS

Conferência de Encerramento:

 

Patrimônio Imaterial e sistemas alimentares: saberes, sentidos e valorização.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* Apenas as Sessões dos GT’s de Pesquisa serão na modalidade virtual (on-line).
 

Programação Sessões Temáticas (Clique aqui) 


Conferência de Abertura

Inteligencia territorial y sostenibilidad cultural: pensando el patrimonio agroalimentario con los cinco sentidos

Conferencista:

Prof. Dr. Vicente Julian Sobrinho Simal (Orcid)

Doutor em História da Arte e professor da ETSA da Universidade de Sevilha. Lecciona no Mestrado em Arquitetura e Património nas universidades de Sevilha e Huelva. Como especialista em história da arquitetura industrial e em sistemas de interpretação do património industrial, coordenou numerosos projetos de investigação. Leccionou cursos e orientou teses de doutoramento em várias universidades. Entre as suas publicações destacam- se Arquitetura industrial em Espanha, 1830-1990, e Arquitetura da indústria na Andaluzia. É membro do TICCIH-Espanha. A sua abordagem de investigação, em consonância com as mudanças radicais do nosso novo século e como resultado da responsabilidade social do investigador, é uma oportunidade para rever, conceitual e metodologicamente, o paradigma atual do património cultural no qual a cultura do trabalho está simbioticamente inserida.

Ementa:

La Inteligencia Territorial y la Sostenibilidad Cultural son conceptos relacionados con el desarrollo sostenible y la planificación estratégica de las comunidades y regiones, centrándose en la preservación y promoción del patrimonio cultural y natural. Pensar en el patrimonio agroalimentario utilizando los cinco sentidos puede ser una forma rica y completa de entender y apreciar la cultura, tradiciones y sabores de una región. Utilizando los cinco sentidos, podemos sumergirnos en la riqueza del patrimonio agroalimentario de una región, entender su relación con la tierra, la historia y la cultura, y apreciar la importancia de preservar y promover estas tradiciones para las generaciones futuras. Además, esto puede fomentar un mayor respeto por la agricultura sostenible y la diversidad gastronómica, lo que contribuye a la activación del sentido de pertenencia, el sexto sentido, para preservar la cultural local y mejorar la calidad de vida de las personas que protagonizan la gestión de los territorios.

“El oficio más honroso, el mejor, el más abundante, más delicioso y propio de un hombre de bien y libre, es la agricultura” Cicerón, De officiis, obra filosófica escrita en los últimos meses del año 44 (a. n. e.)


GT’s Pesquisa 1

GT A – Cidade, Memória e Patrimônio Industrial.

Gravação: link

Coordenadora:

Profª Drª Ana Maria Sosa Gonzalez (Lattes)

Painelistas:

Profª. Drª. Elvia Guadalupe Ayala Macías (Orcid)

Profª. Me. Samara Lilian Vilchis Medina (Orcid)

Profª. Drª.  Laura Susana Zamudio Vega (México) (Orcid)

Dulce Gabriela Velázquez Juárez (Orcid)

Me. Susana Domingues (Portugal) (Orcid)

Leonor Medeiros (Portugal) (Orcid)

A relação existente entre as cidades contemporâneas e o patrimônio industrial é o principal objetivo de discussão da presente mesa temática. Antigas zonas industriais e portuárias que representaram o desenvolvimento e dinâmicas das cidades latino-americanas desde final do século XIX até a década de 1980 hoje são vítimas do abandono, deterioração, especulação e por tanto de esquecimento. No entanto, algumas propostas de patrimonialização e revitalização desses lugares têm sido promovidas, propostas que muitas vezes excluem a participação comunitária, banalizando o passado e resultando em segregação social no presente. A rentabilização de espaços históricos leva a um lazer padronizado e mercantilizado, com limitações ao acesso público. Ao mesmo tempo, o desconhecimento das trajetórias dessas indústrias responsáveis por grande parte das transformações urbanas nas últimas décadas, leva a um apagamento das memórias vinculadas a esses mundos do trabalho. Esses testemunhos da vida produtiva, dos saberes e fazeres, das dinâmicas sociais e de lazer gerados a partir desses entornos são uma herança cultural que devem ser dados a conhecer para que as novas gerações possam valorizá-los, preservá-los e, ao mesmo tempo, gerar laços de pertença e afetividade. Sem isso não é possível pensar em cidades sustentáveis, nem na valorização do legado dessas indústrias no presente.

 


GT B – Geoparques UNESCO e a riqueza de seus patrimônios.

Gravação: link

Coordenador:

Profº Drº. Flavi Ferreira Lisboa Filho (Lattes)

Painelistas:

Drª Jaciele Carine Sell (Lattes)

Profº Drº André Weissheimer de Borba (Lattes)

(Todos proponentes integram a Cátedra UNESCO de Geoparques, Desenvolvimento Sustentável e Estilos de Vida Saudáveis, que pode chancelar a temática escolhida)

Conforme a UNESCO, os geoparques compreendem áreas geográficas que possuem uma importância geológica internacional, associada a uma relevância histórica, cultural, paisagística e científica. Em um geoparque, o patrimônio geológico é vinculado ao patrimônio cultural e natural do local, visando promover a conscientização da comunidade para a preservação e a conservação do seu patrimônio, por meio de um viés sustentável, de forma a reduzir os impactos causados no ambiente. Concomitante, um geoparque promove a identificação da comunidade com o território, aumentando o sentimento de pertença e, ao mesmo tempo, incentivando a preservação do espaço. Ademais, estimula a economia por meio do turismo, bem como pela geração de novas oportunidades e pela valorização dos produtos locais identitários, gerando novas fontes de renda para a população. Desta forma, incentivam o envolvimento da comunidade para a conservação, a educação e o desenvolvimento sustentável, sendo o comprometimento da comunidade imprescindível para a implementação dele.

 


GT C – Docencia e investigación en patrimonio alimentario y sostenibilidad en Andalucía: ecogastronomía y patrimonio alimentario andaluz.

Gravação: link

Coordenador:

Drº. Antonio Luis Diaz Aguilar (Orcid)

Painelistas:

Profº Drº Rafael Cáceres Feria (Lattes)

Profª Anastasia Téllez Infantes (Orcid)

En Ciencias Sociales la concepción del patrimonio como construcción social y proceso metacultural (Kirshenblatt-Gimblett, 2004) es cada vez más compartida. En las últimas décadas hemos asistido a una apertura conceptual donde valores como la tradición o la identidad han cobrado mucha fuerza, nociones como sostenibilidad o memoria biocultural han adquirido centralidad y “nuevos patrimonios” como el alimentario o el agrícola han alcanzado categoría propia. Asimismo, a la participación de técnicos y académicos en los procesos de patrimonialización se han sumado una diversidad de agentes sociales, desde grupos empresariales hasta colectivos pertenecientes a diversos movimientos sociales.
No obstante, las prácticas patrimonialistas, desde las formas concretas de catalogación hasta la gestión de los hechos o lugares catalogados suelen desarrollarse bajo regímenes patrimoniales (Bendix, Eggert y Peselmann, 2013) que suelen invisibilizar la pluralidad y diversidad de colectivos y memorias y reproducir la jerarquización social (Quintero, 2022). En este sentido, este grupo de trabajo centrará su atención en los roles y status derivados del sistema sexo-género en los procesos de activación patrimonial y, no menos importante, en los cuidados (Offenhenden, 2017) y sostenibilidad del patrimonio.
A partir de una introducción sobre los procesos de patrimonialización relacionados con la alimentación en Andalucía, se expondrán los casos de la fiesta de la “matanza vegetal” (embotellado de tomates) y la puesta en valor de variedades hortofrutícolas locales en Almonaster la Real (Huelva), de la elaboración artesanal de los mantecados y polvorones de Estepa (Sevilla), y de las fábricas de conservas de pescado en Ayamonte (Huelva), como marco de reflexión sobre patrimonio, géneros y sostenibilidad.

GT’s Pesquisa 2

GT D – A instrução de processos de Registro de bens culturais de natureza imaterial e a produção de conhecimento.

Gravação: link

Coordenadora:

Profª. Drª Kátia Brasilino Michelan (Lattes)

Painelistas:

Me. Marina Duque Coutinho de Abreu Lacerda (Lattes)

Drª Diana Dianovsky (Lattes)

O objetivo do Grupo de Trabalho é pensar a produção de documentos e conhecimentos no âmbito da instrução dos processos de Registro dos bens culturais de natureza imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para tanto, inicialmente, importa analisar como são contratadas e compostas as equipes de pesquisa que vão a campo e produzem o dossiê e o videodocumentário, nos quais estão recortados e narrados os bens culturais a serem reconhecidos. Tal ponto será apresentado pela pesquisadora e Coordenadora de Registro e Revalidação, Marina Lacerda. Num segundo momento, serão abordadas as especificidades dos conhecimentos históricos e antropológicos dentro dos processos de Registro, questões que serão debatidas, respectivamente, por Kátia Michelan e Diana Dianovsky. Cabe mencionar que a proposta do GT parte da ideia de que, ao mesmo tempo em que o conhecimento produzido nesses processos constrói narrativas e sentidos acerca dos bens culturais, ele também está inserido em um rito processual que possui diretrizes e interesses próprios. Assim, considera-se que discutir essa particularidade do conhecimento produzido no âmbito do reconhecimento patrimonial é fundamental para a entender alguns caminhos da patrimonialização de bens culturais imateriais no Brasil. Diante disso, a proposta, aqui, será refletir, portanto, acerca das limitações e das potencialidades desses conhecimentos construídos.

 


GT E – Metodologías interdisciplinares para el estudio del Patrimonio industrial.

Coordenadora:

Profª Drª. María Isabel Alba Dorado (Lattes)

Painelistas:

Drnda. Milena Meira da Silva (Lattes)

El paisaje industrial configura en la actualidad un fenómeno de extraordinaria complejidad cuya investigación ha sido abordada tardíamente por la actividad científica en general. Esto ha dado lugar a una situación de insuficiencia conceptual y metodológica para acometer su estudio, lo que unido al proceso de degradación y abandono al que están expuestos en la actualidad muchos de estos paisajes, obliga a replantear los modos en los que hasta el momento éstos han sido abordados. En este sentido, este Grupo de Trabajo tiene como objetivo por un lado, profundizar en el conocimiento de estos paisajes generados por la decadencia industrial y, por otro, abordar una aproximación a su estudio que contemple el aporte de mejoras y/o innovaciones metodológicas que permitan avanzar en el estudio de estos paisajes a partir de su consideración patrimonial y cultural, a través de un enfoque holístico e integrador que abogue por una aproximación interdisciplinar.

 


GT F – Paisagens Sustentáveis para um Futuro Sonhado: A Ação do Polo Morro Redondo.

Gravação: link

Coordenadora:

Profª Drª Inguelore Scheunemann (Lattes)

Painelistas:

Profª Drª. Francisca Ferreira Michelon (Lattes)

Profº Drº Diego Lemos Ribeiro (Lattes)

Anderson Guths (Secretário de Educação, Cultura e Desporto do Município de Morro Redondo)

O Polo Morro Redondo da Cátedra Unesco-IPT de Humanidades e Gestão Cultural Integrada do Território do Instituto Politécnico de Tomar é um programa que articula diferentes projetos decorrentes do Acordo de Cooperação estabelecido entre a Universidade Federal de Pelotas, através do PPG em Memória Social e Patrimônio Cultural, o Instituto Politécnico de Tomar, a Universidade Católica de Pelotas e a Prefeitura de Morro Redondo. Por sua vez, a Cátedra estrutura-se como um programa transdisciplinar, fundamentalmente conceituado nas Ciências Humanas e que tem como núcleo a Gestão Integrada das Paisagens Culturais enquanto vetor de Sustentabilidade. Portanto, vincula ações integradas com as ciências naturais e sociais e tem como principal contribuição desta cátedra aos parceiros, em especial no hemisfério Sul, incentivar a convergência de esforços e estruturas na proposição de estratégias de integração entre as governanças e os diferentes segmentos da comunidade. Nesta seção, apresentam-se ações e resultados que se desenvolveram no ano de 2022 e que modelam novas perspectivas de sustentabilidade para o município.

 

****** Os links de acesso para as apresentações dos GT’s serão enviados por e-mail para todos os inscritos no evento.


Mesas

Mesa 1: Patrimônio Industrial e Sustentabilidade

Coordenadora:

Profª. Drª. Francisca Ferreira Michelon (Lattes)

Mediador:

                                   Drª. Jossana Peil Coelho (Lattes

Painelistas:

                                   Prof. Dr. Vicente Julián Sobrino Simal (Orcid)

                                   Drnda. Simone Rassmussen Neutzling (Lattes)

                                   Prof. Dr. Antonio Soukef Junior (Lattes)          

                                 

A Carta de Sevilla do Patrimonio Industrial, escrita em 2018, é um documento que se dirige, primeiramente, ao patrimônio espanhol. No entanto, uma parte significativa do seu conteúdo aplica-se, com indistinta adequação, ao patrimônio industrial de muitos países. Destacamos do último capítulo, “Propostas e ações”, o item que inspira o debate aqui proposto. Diz este: “As administrações devem desenhar estratégias próprias que incorporem o Patrimônio Industrial como um recurso ativo para o desenvolvimento econômico, cultural, territorial e social, implantando programas de inovação experimental” (2018, p. 33). De tal modo, entendemos que tanto o patrimônio industrial demanda ser sustentável, sob um planejamento consciente de todas as variáveis que compõem cada caso, como pode – e, idealmente, é o que se deseja – ser um fator de promoção ou incentivo à sustentabilidade do lugar onde se encontra. Sob tal perspectiva, os painéis irão apresentar alguns casos analisados com a finalidade de fomentar a reflexão e o debate criativo e motivador.

 


Mesa 2: D.O. Sul – Patrimônio, Cultura e Desenvolvimento Territorial

Coordenador:

Prof. Dr. João Fernando Igansi Nunes (Lattes)

Mediador:

Drndo. Alcides Gomes Neto (Lattes)

Painelistas:

Dr. Jaime Milan (CV)
Dr. Jorge Tonietto (Lattes)
Dra. Marilei Elisabete Piana Giordani (Lattes)

A Mesa Denominação de Origem – Patrimônio, Cultura e Desenvolvimento Territorial, dedica-se a tratar dos conceitos e práticas acerca do Patrimônio Alimentar enquanto dimensão de identidade e memória de uma determinada comunidade. Com a presença de representantes da APROVALE e EMBRAPA (Caxias do Sul) e IPHAE (Porto Alegre), a Mesa objetiva compartilhar experiências acerca dos impactos dos bens materiais e imateriais na promoção do desenvolvimento socioeconômico e cultural de uma região, considerando suas potencialidades e particularidades: benefícios humanos (saúde e bem estar), preservação de tradições e técnicas produtivas ancestrais, valorização da identidade cultural e a geração de renda a partir do turismo e da comercialização de produtos com Denominação de Origem (DO), contemplando as contribuições da Indicação Geográfica (IG).

 


Mesa 3: Cultura alimentar, Tradição e Inovação

Coordenadora:

Profª. Drª. Juliane Conceição Primon Serres (Lattes)

Painelistas:

Drª. Luciana de Castro Neves Costa (Lattes)
Drndo. Eduardo Mauch Palmeira (Lattes)
Drndo. Alcides Gomes Neto (Lattes)
Profº. Drndo. Wagner Halmenschlager (Lattes)

A mesa propõe a discussão de temas novos e tradicionais sobre a cultura alimentar, contemplando produção, circulação, consumo e patrimonialização de referenciais alimentares, a partir de pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural – UFPel.

 


Mesa 4: Racionalidade Ambiental: Novos atores, novas paisagens, velhos conflitos da sustentabilidade

Coordenador:

Prof. Dr. Sidney Gonçalves Vieira (Lattes)

Painelistas:

Profª Drª Andrea Maio Ortigara (Lattes)
Profª Drª Giovana Mendes de Oliveira (Lattes)

Os problemas ambientais, a sustentabilidade ambiental e a sustentabilidade ambiental urbana. A emergência da discussão ambiental hoje frente às possibilidades tecnológicas. A racionalidade ambiental, uma questão de saúde para o planeta e para todos nós. Geografia das desigualdades socioeconômicas e determinantes da fome como um fenômeno político. Compreensão dos dilemas do abastecimento e da distribuição de alimentos no Brasil e questões relacionadas à agricultura familiar, comunidades tradicionais, memória e ancestralidade. Formas alternativas de produção e consumo de alimentos saudáveis em territórios sustentáveis.

Conferência de Encerramento

Patrimônio Imaterial e sistemas alimentares: saberes, sentidos e valorização.

Conferencista: 

Deyvesson Israel Alves Gusmão

Diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN.

Ementa:

Ao longo de seus 23 anos de existência, a Política de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial implementada pelo Iphan tem sido buscada e acessada por diversos grupos sociais interessados na valorização de saberes relacionados às suas dinâmicas alimentares. O contato entre os sentidos atribuídos pelos detentores aos seus saberes e os conceitos e instrumentos da política pública voltada ao patrimônio imaterial tem colaborado para o entendimento de sistemas alimentares específicos como fatores de compreensão desses saberes desde a perspectiva da noção de patrimônio cultural e, portanto, como elementos constituidores de identidades. Nesse sentido, é relevante evidenciarmos como a política pública tem contribuído para a salvaguarda dos saberes relacionados aos sistemas alimentares e quais possibilidades de garantias de direitos têm sido percebidas a partir da ampla divulgação, promoção e outras formas de salvaguarda de bens culturais relacionados ao chamado patrimônio alimentar.

 

Inscrição & Submissão

1) Normas para submissão de resumos e resumos expandidos nas comunicações temáticas

Informação Geral

    1. Os resumos submetidos deverão ser enviados conforme o template 1.
    2. É permitida a submissão de um resumo como primeiro autor e até 2 resumos como co-autor, ou, ainda, três resumos como co-autor em um total de até três resumos diferentes. Os trabalhos devem estar submetidos em eixos temáticos diferentes.
    3. Após aprovado o trabalho, todos os autores devem se inscrever como ouvintes (não há taxa de inscrição para ouvintes).
  • Após aprovado o trabalho, o primeiro autor deve se inscrever como comunicador e pagar a taxa de inscrição. Só o primeiro autor paga a taxa de inscrição. O comprovante de pagamento deve ser anexado no formulário de inscrição. Não deve ser enviado em separado.
  1. Os pagamentos devem ser feitos via PIX, para a chave 20.939.288/0001-71 (CNPJ)

Mnemosine Conservação e Acervos (Rosaura Isquierdo Rocha) 

  1. Os valores para a Inscrição e Envio de Pôster são R$ 30,00 e R$ 25,00, respectivamente. 
  2. O não envio do comprovante até o dia 11 de agosto impedirá que o trabalho conste na programação e seja apresentado.
  3. Todos os trabalhos apresentados poderão ser publicados nos Anais na forma de resumos expandidos.
  4. Os resumos expandidos para publicação nos Anais devem ser enviados até a data limite informada no cronograma, conforme o template 4.

Sobre o resumo e o resumo expandido

  1. O resumo deve ser enviado para o e-mail (sempias2023@gmail.com) até a data limite informada no cronograma.
  2. O trabalho deve contemplar a ementa do Eixo Temático escolhido e seguir estritamente o formato do template 1. O coordenador  da Comunicação Temática poderá solicitar aos autores alteração ou correção antes do aceite do trabalho.
  3. Cada sessão de comunicação poderá selecionar até 12 trabalhos, que serão apresentados na ordem determinada pelos coordenadores da sessão.
  4. Cada trabalho será apresentado pelo primeiro autor (o que inscreve o trabalho) ou por um dos demais autores devidamente inscritos como ouvintes. Co-autores não inscritos não podem apresentar o trabalho.
  5. A apresentação visual deverá seguir o template 2.
  6. Serão publicados nos Anais do evento os textos dos resumos expandidos (template 4) dos trabalhos que tiverem sido efetivamente apresentados.
  7. A certificação de apresentação será dada a todos os autores de cada trabalho.
  8. O resumo expandido deve ser enviado para o e-mail (sempias2023@gmail.com) até a data limite informada no cronograma.
  9. O trabalho deve seguir estritamente o formato do template 4 e corresponde ao conteúdo apresentado oralmente.
  10. O não envio no prazo impedirá sua publicação.

2) Normas para submissão de poster

Informação Geral

    1. Os pôsteres submetidos deverão ser enviados conforme o template 3.
    2. Os que forem aprovados serão expostos no site do evento a partir de 23 de agosto e publicados nos Anais do evento.
    3. É permitida a submissão de um pôster como primeiro autor e até 2 pôsteres como co-autor, ou, ainda, três pôsteres como co-autor em um total de até três pôsteres diferentes. Os pôsteres devem estar submetidos em eixos temáticos diferentes.
    4. Os pôsteres não podem ter o mesmo conteúdo dos resumos expandidos submetidos. Se for constatado que o conteúdo é o mesmo, só o resumo expandido será aceito.
    5. Após aprovado o pôster, todos os autores devem se inscrever como ouvintes (não há taxa de inscrição para ouvintes).
  • Após aprovado o pôster, o primeiro autor deve se inscrever como pôster e pagar a taxa de inscrição. Só o primeiro autor paga a taxa de inscrição. O comprovante de pagamento deve ser anexado no formulário de inscrição. Não deve ser enviado em separado.
  1. O não envio do comprovante até o dia 11 de agosto impedirá que o pôster conste na exposição (site) e nos Anais.

Sobre o poster

  1. O pôster deve ser enviado para o e-mail sempias2023@gmail.com, com o título POSTER até a data limite informada no cronograma.
  2. O pôster deve contemplar a ementa da Comunicação Temática escolhida e seguir estritamente o formato do template 3. O coordenador  da Comunicação Temática poderá solicitar aos autores alteração ou correção antes do aceite do trabalho.
  3. Cada sessão poderá selecionar até 20 pôsteres, que serão exibidos conforme ordem de inscrição, no site do evento e publicados nos Anais na mesma ordem.
  4. A certificação será dada a todos os autores de cada pôster.

3) Cronograma para submissão de resumos expandidos e posteres

  1. Até 03 de Julho de 2023: submissão dos resumos no template 1.
  2. Até 17 de julho de 2023: resultado final dos trabalhos selecionados.
  3. Até 19 de julho de 2023: inscrição obrigatória do primeiro autor como comunicador e dos demais autores como ouvintes.

Obs.:

  1. Se o primeiro autor de resumo expandido selecionado for co-autor de outro ou outros resumos expandidos selecionados, não deve se inscrever como ouvinte, apenas como comunicador.
  2. Se o comunicador também for primeiro autor de pôster selecionado, deve se inscrever como comunicador e como pôster e pagar as duas inscrições em separado (uma em cada categoria).
  3. Se o primeiro autor de resumo for co-autor de pôster não deve se inscrever como ouvinte. 
  4. Em 24 de julho de 2023: serão chamados os suplentes caso os primeiros selecionados não se inscrevam no prazo.
  5. Até 28 de julho de 2023: inscrição obrigatória dos suplentes chamados seguindo a orientação do item 3.
  6. Até 31 de julho de 2023: Divulgação da lista de trabalhos aprovados com local e horário de cada sessão.
  7. Até 20 de agosto de 2023: Envio do Resumo Expandido para publicação nos Anais. * Só serão publicados os resumos expandidos dos trabalhos efetivamente apresentados.

Temas para comunicações temáticas e posteres

Tema 1 – Fábricas de transformação do alimento e agroindústria

Coordenadora: Profa. Dra. Priscila Chiattone (Lattes)

Tema 2 – Patrimônio alimentar e turismo

Coordenadora: Dra. Luciana de Castro Neves Costa (Lattes)

Tema 3 – Políticas públicas e sustentabilidade

Coordenadora: Dra. Jossana Peil Coelho (Lattes)

Tema 4 – Alimento, Memória e tradição

Coordenador: Prof. Drndo. Wagner Halmenschlager (Lattes)


Templates


Inscrição

 


Resultado dos resumos aceitos

 
 
 

Equipe

Nossa equipe é composta por profissionais e acadêmicos do mais alto grau acadêmico, de diferentes áreas do saber e de grandes instituições nacionais e internacionais. trazendo pluraridade e diversidade para composição dos comitês que possuem integrantes em difentes níveis acadêmicos. Conheça a composição de nossa equipe a seguir.

Comitê Científico

  • Antonio Luís Diaz Aguilar - Universidade Pablo de Olavide (Es)

    Antonio Luís Diaz Aguilar
    Universidade Pablo de Olavide (Es)
  • Francisca Ferreira Michelon - UFPel

    Francisca Ferreira Michelon
    Universidade Federal de Pelotas
  • João Fernando Igansi Nunes
    Universidade Federal de Pelotas
  • Jossana Peil Coelho - UFPel

    Jossana Peil Coelho
    Universidade Federal de Pelotas
  • Kátia Brasilino Michelan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

    Kátia Brasilino Michelan
    Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
  • Maria Isabel Alba Dorado
    Universidade de Málaga (Es)
  • Santiago Amaya-Corchuelo
    Universidade de Cádiz (Es)
  • Sidney Gonçalves Vieira
    Universidade Federal de Pelotas
  • Vania GrimThies
    Universidade Federal de Pelotas
  • Vicente Julián Sobrino Simal
    Universidade de Sevilha (Es)

Comissão Organizadora

Coordenadores

  • Francisca Ferreira Michelon
    Universidade Federal de Pelotas
  • João Fernando Igansi Nunes
    Universidade Federal de Pelotas
  • Jossana Peil Coelho
    Universidade Federal de Pelotas

Equipe



    • Amanda Mensch Eltz


    • Claudia da Silva Nogueira


    • Danielli Saboia da Silva


    • Denise Prado Costa


    • Eduardo Vetromille


    • Edward Dutra dos Anjos


    • Giane Trovo Belmonte


    • Ísis Pinheiro Corvello


    • Jennifer Paola Pisso Concha


    • Juliana Mohr dos Santos


    • Laiana Pereira da Silveira


    • Rayza Roveda Ataides


    • Victor de Souza


    • Wagner Halmenschlager

Contato

Você pode entrar em contato através do e-mail: sempias2023@gmail.com ou através do formulário. Inscreva-se em nossa news letter e esteja por dentro das principais informações sobre o evento. Preencha o formulário abaixo.


Siga nosso perfil nas redes sociais:

Realização:

Apoio financeiro do Estado do Rio Grande do Sul por intermédio da FAPERGS

Apoio:

Translate »