Convidados

As atividades da segunda, quarta e sexta serão realizadas no Auditório 2 do Centro de Artes. Centro de artes – Bloco 2. Rua Álvaro Chaves, 65 – Centro
96010-760 – Pelotas, RS.

As atividades de terça e quinta pela manhã serão realizadas no Auditório do Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel |  Endereço: R. Benjamin Constant, 1359 – Centro, Pelotas – RS, 96010-020.

As atividades de quinta a tarde iniciam as 14 horas no largo do Mercado Público da cidade de Pelotas Endereço: 102, R. Lôbo da Costa, 48 – Centro, Pelotas – RS, 96010-150.

Convidados palestrantes do I Simpósio de Direito à Cidade

Kilombo Urbano Ocupação Canto de Conexão

O Kilombo Urbano Ocupação Canto de Conexão, localizado na zona portuária da cidade de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul, tem se constituído como um espaço de referência para moradia em caso de necessidade da comunidade, dispondo de alguns quartos na sede da ocupação e promovendo ações direcionadas para as demandas comunitárias, sendo algumas delas culturais, de alimentação com hortas comunitárias e distribuição de marmitas, biblioteca comunitária e acesso à moradia. Ativista em várias frentes, o Kilombo construiu duas unidades habitacionais, a casa da Marina, que foi a primeira, iniciada em 2019 e a casa da Aline, iniciada em 2020 e finalizada em 2021. Também foram realizadas inúmeras ações de melhorias habitacionais a partir desta articulação, contribuindo para a redução do déficit habitacional e fazendo uma ação de caráter formativo para todos os envolvidos nos processos. As casas construídas estão localizadas na barragem de contenção do arroio São Gonçalo, conhecido como Doquinhas e no loteamento Barão de Mauá. Já as melhorias habitacionais ocorrem em diversos bairros periféricos da cidade de Pelotas. As ações desenvolvidas são destinadas às famílias mais vulnerabilizadas da comunidade, com recorte racial e de gênero, entendendo as mulheres negras como prioridade para o desenvolvimento das atividades. Na construção das unidades habitacionais, o Kilombo foi o articulador e o ponto de conexão entre diferentes profissionais, estudantes e comunidade, contando com o apoio de arquitetos e urbanistas na elaboração dos projetos e na assessoria técnica para a execução que, no caso da Casa da Aline, ocorreu através de mutirão, e envolveu apoiadores e moradores, como foi o caso as Casa da Aline. O banco de materiais articulado e estruturado pelo Kilombo hoje é uma referência para a comunidade sendo inclusive indicada pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) da região.

CUFA PELOTAS

A CUFA (Central Única das Favelas) é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural que existe há 20 anos. A Cufa na cidade de Pelotas tem como metas potencializar e empoderar dando oportunidade, visibilidade, direito a voz e a informação a todas as pessoas em especial aos jovens das periferias de Pelotas e região. Sandro Luís Duarte Mesquita da CUFA PELTAS estará participando.

 

Prof. Dr. Otavio Leonidio Ribeiro

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (USU, 1994) e doutorado em História (PUC-Rio, 2005). Bolsista CNPq Pós Doutorado no Exterior/PDE (Stanford University, janeiro a dezembro de 2012). É Professor Associado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós Graduação em Arquitetura da PUC-Rio. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura do Departamento de História da PUC-Rio. Como docente e pesquisador, atua nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, História Social da Cultura, Teoria e História da Arte e da Arquitetura. Autor entre outros de Carradas de Razões; Lucio Costa e a Arquitetura Moderna Brasileira (Loyola/PUC-Rio, 2005), Diálogos Supercríticos: Koolhaas, Eisenman e o Brasil (CosacNaify, 2013, em co-autoria com Guilherme Lassance e Miguel Del Castilho) e Espaço de Risco (Romano Guerra, 2016).

Juiz Dr. Marcelo Malizia Cabral

Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, em agosto de 1994. No ano seguinte, foi aprovado em concurso público para Juiz de Direito. Atuou na Comarca de Pedro Osório de 1995 a 2007, quando foi promovido para a Comarca de Pelotas, onde jurisdiciona no Segundo Juizado da Primeira Vara Cível e coordena do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). Atualmente também exerce a função de Juiz de Direito Diretor do Foro da Comarca de Pedro Osório. Autor de diversos artigos científicos e coautor de livros, publicou, em autoria exclusiva, os livros “Os Meios Alternativos de Solução de Conflitos: Instrumentos de Ampliação do Aceso à Justiça” (2013) e “A Garantia Fundamental de Acesso aos Tribunais” (2014). É especialista em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas, RJ; especialista em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; mestre em Direitos Fundamentais pela Universidade de Lisboa; mestre Administração Judiciária pela Fundação Getúlio Vargas, RJ; consultor interno do Plano de Gestão pela Qualidade do Poder Judiciário no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul; membro do Centro de Pesquisas Judiciário, Justiça e Sociedade, órgão da Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul e membro do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do TJRS. É professor do Curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) e professor convidado dos cursos de pós-graduação em direitos humanos e cidadania da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Foi diretor dos departamentos de Cidadania e Direitos Humanos, de Valorização Profissional e de Coordenadorias da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul – AJURIS; coordenador Estadual da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude – ABMP; coordenador do Curso de Preparação à Magistratura da Escola Superior da Magistratura em Pelotas.

Prof. Dr. Mauricio Couto Polidori

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1982), especialização em Planejamento Energético e Ambiental pela UFRGS (1993), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS – PROPUR, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, na área de concentração de Desenho Urbano (1996) e doutorado em Ciências pela UFRGS-PPGECO, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, na área de concentração de Ecologia de Paisagem, com enfoque em estudos urbanos (2005). Atualmente é professor da Universidade Federal de Pelotas, concentrando atividades na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em planejamento urbano e ambiental, projetos, modelagem urbana e simulações, desenho urbano, instrumentos e análises espaciais, atuando principalmente nos temas de planejamento urbano, morfologia urbana, urbanismo, ambiente e geoprocessamento.

Prof. Dr. Fernando Freitas Fuão

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1980), Doutor em Projetos de Arquitetura Texto e Contexto pela Escuela Tecnica Superior de Arquitectura de Barcelona-UPC (!987- 92) com a tese ‘Arquitectura como Collage’, Pós Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia-UERJ sob a supervisão da Filosofa Dra. Dirce Solis (2011-12). Professor Titular da Faculdade de Arquitetura. (UFRGS). Ministro na graduação desde 1992, a disciplina: Projeto Arquitetonico, e no Programa de Pesquisa e Pós Graduação em Arquitetura. PROPAR, a disciplina: Textos Fundamentais da Arquitetura Moderna. Atuo principalmente nos seguintes temas: arquitetura e inclusão social, galpões de reciclagem, filosofia da desconstrução, ética na arquitetura, processo de criação, collage, e representação, . Fui editor chefe do periódico ARQtexto durante 2005 e 2006, atualmente sou editor chefe com prof. Eduardo Rocha da Revista PIXO. Revista de arquitetura, cidade e contemporaneidade. UFPEL. Autor dos livros: Derrida e Arquitetura (Solis & Fuão), Manual Construir e Reformar um Galpão de Reciclagem (CNPQ. Prorext. Propesq. UFRGS. 2014), A collage como trajetória amorosa (2011); Galpões de reciclagem e a Universidade, org. (2008), Canyons, av Borges de Medeiros e o Itaimbezinho (2000), Arquiteturas fantásticas. org. (1998) e de diversos ensaios como: A hospitalidade na arquitetura, As bordas do Tempo; Viagem ao fim do mundo; O sentido do espaço, em que sentido, em que sentido?, entre outros. Atualmente desenvolvo ações de extensão relacionadas a catadores, recicladores e moradores de rua. Coordenador do Programa ‘Universidade na Rua’. Mec.Proext. Ufrgs (2015-17). Pesquiso sobre os Galpões de reciclagem em Porto Alegre, com objetivo de melhorar e qualificar esses espaços. Participei do Projeto Rondon no Acre em 2005. Sou lider de dois grupos de pesquisa: Galpões de triagem: arquitetura, design e educação; e Arquitetura Derrida e interconexões. Desde 1987 que estudo o tema da collage. Recentemente organizei duas coleções de livros: Inscritos no lixo (3 vol. UFRGS) e Querências de Derrida, moradas da arquitetura e filosofia (5 vol. UFRGS).

Prof. Dr. André de Oliveira Torres Carrasco

Professor Adjunto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas. Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas. Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas. Membro dos Grupos de Pesquisa CNPq “Cidade + Contemporaneidade” e “Grupo de Estudos de Urbanismo Contemporâneo”. Professor Substituto (2015) na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas, instituição na qual também desenvolveu pesquisas de Pós Doutorado no âmbito do Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES (2014-2015). Professor de Projeto Urbano e Projeto de Arquitetura da Cátedra Fernandez Castro na Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo da Universidad de Buenos Aires (2012-2013). Professor substituto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria-RS (2009-2011). Doutor em Arquitetura e Urbanismo (2011) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com tese defendida na área de concentração Projeto, Espaço e Cultura. Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2005) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com dissertação defendida na área de concentração Estruturas Ambientais Urbanas. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2000).

Profa. Dra. Julieta Fripp, Diretora da Faculdade de Medicina da UFPel

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1994), especialista em Clinica Medica (1996) e Medicina Intensiva (AMIB / 2004) com área de atuação em Medicina Paliativa (AMB, 2015). Doutora em Ciências (UFPEL, 2015), Mestre Ciências (UFPel, 2009) . Foi diretora do Pronto Socorro Municipal de Pelotas e criou o Departamento de Atenção às Urgências (PSM/SAMU/PID) no período de 2001 à 2004. Chefe da UTI Geral Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas de 2011 a 2015. Idealizadora do cenário de Atenção Domiciliar em Pelotas, com a implantação dos programas PID em 2002 (Programa de Internação Domiciliar – SMS / Pelotas). Coordenadora Geral da Atenção Domiciliar HE/UFPEL composta pelos Programas PIDI e Melhor em Casa desde a criação em 2005, até fevereiro de 2018, atual colaboradora do Programa Melhor em Casa junto ao Ministério da Saúde . Diretora / Superintendente do Hospital Escola da UFPel de 2013 a janeiro de 2017, eleita por seus pares. Vice presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos desde 2013 a janeiro de 2017. Especialista em Gestão Hospitalar – IEP Hospital Sírio Libanês 2016, Especialização em Processos Educacionais na Saúde com ênfase em Avaliação e Competência. Docente do Departamento de Clínica Médica – Disciplina de Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina / UFPEL. Servidora cargo de médica Técnico-Administrativo UFPEL com lotação no Hospital Escola desde 2002. Coordenadora da Cuidativa FAMED – UFPEL desde 2017. Idealizadora do Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul com periodicidade bianual e sediado em Pelotas / RS. Atualmente exerce função de Diretora Geral da Famed UFPel, eleita pelos seu pares em 2021 (medicina, psicologia e terapia) ocupacional).

Dr. Wagner Barbosa Pedrotti

Possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Pelotas (2009) e mestrado em Direito e Justiça Social pela Universidade Federal do Rio Grande (2017). Atualmente é advogado OAB/RS 79.052 – Ordem dos Advogados do Brasil, conselheiro da Junta de Recursos Fiscais da Prefeitura Municipal de Pelotas, chefe do ITBI da Prefeitura Municipal de Pelotas e Auditor Fiscal da Receita Municipal da Prefeitura Municipal de Pelotas. É autor do livro OS CONDOMÍNIOS FECHADOS E O DIREITO À CIDADE. Esta obra procura desvendar de forma científica as possíveis consequências do novo modelo de vida social em condomínios fechados, que em tese restringe o direito à cidade, o direito de planejar os espaços comuns, uma vez que cria verdadeiros burgos murados e separa as classes sociais.  Esta leitura se aplica não só aos interessados pelo estudo do Direito, Geografia, Arquitetura e Sociologia, mas também a todos que pretendem entender o processo de urbanização segregada das cidades brasileiras.

Convidados palestrantes da 2023 Semana Acadêmica FAUrb-UFPel

KOPA COLETIVA, Porto Alegre

Por quê a Kopa Coletiva existe? No Brasil, mais de 24 milhões de moradias são consideradas inadequadas para se viver e só no Rio Grande do Sul são mais de 30 mil casas (Fonte: Fundação João Pinheiro). São locais sem piso, sem forro, sem reboco, com umidade e outras patologias, que prejudicam diretamente a saúde e segurança dos moradores. Em paralelo a isso, menos de 15% da população contrata arquiteto no país. KOPA tem a missão de democratizar o acesso à arquitetura, colaborando com a redução do déficit habitacional qualitativo do país. Promovem melhorias habitacionais, através de projetos e reformas acessíveis pra população de baixa renda, moradora de bairros periféricos e populares de Porto Alegre e Região. Arquitetura é coisa de periferia SIM!

HYPE Studio, Porto Alegre

Fundada em 2006, a Hype Studio é um escritório de Arquitetura com base em Porto Alegre que busca, local e globalmente, deixar seu legado de boa arquitetura. Realizam projetos de diversas escalas e tipologias, acreditando que cada cliente, cada lugar e cada contexto são únicos. O time é diverso e experiente, aliando grande conhecimento técnico, entusiasmo por tecnologia e talento criativo.

 

Inflorescência Paisagismo
Escritório de Arquitetura Paisagística.
Landscape Architecture Studio.
www.facebook.com/inflorescenciapaisagismo

 

 

 

CICLO ARQUITETURA

É uma empresa no segmento de Arquitetura e vai te ajudar a transformar sua obra em realidade. A empresa atende na cidade de Pelotas – RS e região.

 

 

Perene Patrimônio Cultural

A Perene Patrimônio Cultural é uma empresa que presta serviços de consultoria e inventário em projetos e obras de conservação e restauração do patrimônio edificado, enfocando nas potencialidades arquitetônicas, históricas e culturais de cada proposta. A coordenação é da arquiteta e urbanista Simone R. Neutzling, mestre em Patrimônio Cultural e Memória Social pela Universidade Federal de Pelotas. Entre seus trabalhos: estão Catedral São Francisco de Paula, Pelotas/RS (2008), Casa 08, Pelotas/RS (2010), Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, Jaguarão/RS (2013), Capela do Colégio Sevigné, Porto Alegre/RS (2015), Armazém do Complexo do Museu do Trem, São Leopoldo/RS (2015), Castelo Simões Lopes (2018). Sediado em Pelotas (RS – Brasil), o escritório da Perene Patrimônio Cultural está atuando, desde 2018, na residência localizada na Rua Marechal Deodoro, nº 457, que abriga 130 anos de história e vida pelotense.

Prof. Dr. André Luis Pereira

Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS/UFRGS). Sociólogo, Professor EBTT de Sociologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense (IFSUL) – Campus Pelotas. É Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) (2008), Mestre em Sociologia (PPGS/UFRGS), (2011). Tem interesse, principalmente, pelos seguintes temas: relações étnicorraciais; pós-colonialismo e produção do conhecimento em Ciências Sociais; teoria sociológica e a obra do intelectual Abdias do Nascimento, participação politica, poder local e movimentos sociais (basicamente Movimentos Negros) na contemporaneidade, além de desenvolver pesquisas sobre a implementação de políticas para a promoção da igualdade racial em nível local.

Designer Diana Coe, Rio de Janeiro

Diana Coe, 28 anos, neuroatípica e formada em Comunicação Visual pela ESPM Rj. Designer de Marcas (emocionais para empresas não convencionais!) com foco em Branding e narrativas transdisciplinares. Descobri um universo inteiro de possibilidades dentro da área das marcas, onde nada fica tedioso e podemos explorar diversos caminhos que não pudemos seguir de profissão já que somos um só, o mundo do Design de forma geral nos permite essa viagem maravilhosa! Já realizei projetos internacionais e tive um projeto publicado em um livro internacional “How To Design a Logo” da editora sendPoints (e tem mais um livro internacional sendo produzido esse ano com um projeto meu!), em um livro nacional da 13 Bienal Brasileira de Design Gráfico. Atualmente dou consultoria de Design para Designers e Empresas e tenho um Workshop de Design de Marcas para designers.

Cabana Arquitetura, Porto Alegre

Escritório de Arquitetura. Cabana arquitetura design é um refúgio criativo na cidade de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre. O nome do escritório faz referência à intenção de acolher com a sensação de estar no interior sem estar, com a simplicidade do equilíbrio entre o essencial e necessário, aproximando pessoas e marcas às suas raízes e assim, que as escolhas traduzam sua autenticidade. A diretora do escritório, Arq. e Urb. Susan Von Ahn, se formou na FAUrb-UFPel em 2011. Durante a faculdade experimentou atividades relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão como integrante do Programa de Educação Tutorial | PET com interesse pela mobilidade urbana, estética e visualização das informações nas cidades. Anteriormente, em 2001, obteve o título de Técnica em Edificações no antigo CEFET-RS hoje IFSul. Desde então manteve vínculo com a área atuando em uma construtora em Santa Cruz do Sul, dois escritórios de arquitetura em São Lourenço do Sul como assistente de projeto e ao ingressar na Universidade em Pelotas trabalhou em uma construtora no setor de compras para obras licitadas até junho de 2008.

Arq. e Urb., Mestre Cassius Baumgarten

Cassius Baumgarten desempenha atividades como funcionário público da Prefeitura Municipal de Pelotas desde 2014. Na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, tem participação em projetos de requalificação urbana e de interesse social. Integrante da Domum, o egresso da UCPel Cassius Baumgarten, sempre esteve envolvido em atividades sociais. Em 2017, criou uma uma alternativa voltada à habitação popular. Iniciativa que se repetiu em 2020 na construção de uma residência utilizando paletes. Para ele, a arquitetura serve para atender as necessidades humanas e isso se estende àqueles que mais precisam. Baumgarten revela que a Católica de Pelotas teve interferência na construção deste olhar através do projeto de extensão que atualmente é intitulado de Habitat Social. “Foi aí que tive contato com pessoas que vivem em condições precárias. A partir daí virou minha chave em relação à arquitetura e ao meu objetivo dentro da profissão”, conta.

Arq. e Urb. Patrícia Gass (VRAY ELITE), Pelotas

Formação de Arquitetos de Elite para renderização de artes 3D usando o sketchup + vray. Formação de Arquitetos de Elite para renderização de artes 3D usando o sketchup + vray. Formação de Arquitetos de Elite para renderização de artes 3D usando o sketchup + vray.

 

 

Aquarelista Stela Kubiaki, Pelotas

Stela Kubiaki é Graduanda em Artes Visuais Bacharelado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Apresenta interesse pela temática de gênero, investigando a linguagem da escultura, gravura e vídeo. Atuou como assistente de curadoria no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) e como curadora na exposição Início do Gesto na galeria A Sala do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Participa do Grupo de Pesquisa: Perspectivas contemporâneas em curadoria. Integra os projetos de Extensão: Programas Artísticos e Culturais no MALG e Exposições do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo. Faz parte do Programa de Educação Tutorial (PET) Artes Visuais e é representante discente do curso de Bacharelado em Artes Visuais da UFPel.

Anelise da Silveira Alves, CRINTER-UFPEL

Servidora técnico-administrativo da Universidade Federal de Pelotas desde 2010 lotada na Coordenação de Relação Internacionais (CRInter). Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Administrativo. Especialização em Especialização em Direito Constitucional Aplicado (Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus, 2013). Graduação em Direito (Universidade Federal de Pelotas, 2012).

Prof. Mestre Ledeci Lessa Coutinho

Possui graduação em Licenciatura Plena Em História pela Universidade Federal de Pelotas (1994) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2002). Atualmente é professora concursada – Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, professor concursado da Escola Estadual de Ensino Médio João de Deus Nunes, professora tutora à distância da Universidade Federal de Pelotas e secretária municipal de educação e esportes da Prefeitura Municipal de Canguçu. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Negro e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, escola, corporeidade, cultura negra e negro. Possui experiência em elaboração de Avaliação da Vida EScolar de Estudantes das três etapas do Ensino Médio, Membro do Comitê Pedagógico do Programa de Avaliação da Vida Escolar – PAVE( Universidade Federal de Pelotas), membro do Conselho Municipal de Cultura na área de Memória e Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas, membro da Comissão de Controle e Identificação do Compnente Ètnico Racial da Universidade Federal de Pelotas.

OFICINA CRIATIVA, Pelotas

PrMarcos Tadeu Pretto e Jessica Cisotto Busnello, os fundadores da Oficina Criativa são arquitetos e urbanistas formados pela Universidade Federal de Pelotas no Brasil e fizeram uma parte da graduação pela Universidade Técnica de Lisboa em Portugal. Há aproximadamente 8 anos, tiveram a ideia de criar uma maneira de poder compartilhar o conhecimento em BIM adquirido do outro lado do Atlântico. Logo que começaram, descobriram que uma ideia forte somada ao método certo possibilita que as pessoas evoluam e sejam capazes de coordenar novas ferramentas e o sistema BIM. Entre 2013 e início de 2020 tiveram a honra de passar  conhecimentos a 52 turmas presenciais e descobrimos que ser responsável pela evolução de tantas pessoas é o combustível que os move! E é disso que é feita a Oficina Criativa, de transformação. Quando chegaram à marca de 50 turmas em janeiro de 2020 aqui em Pelotas, decidiram que já era hora de realizar esse sonho antigo de ir para o mundo online com a mesma qualidade e didática das turmas presenciais. Desde então, se dedicam a produzir o melhor do conteúdo sobre Revit e Twinmotion para interiores para todos aqueles que buscam transformar horas de trabalho em minutos, através do nosso método.

ArqTur – Volá Viagens

Viagens culturais de ArqUrb com guias arquitetos desde 2012.
Organizam viagens personalizadas e de cursos.

 

 

 

Psicóloga Ester Pereira
Psicóloga Clínica – Atendimento Infantojuvenil | Psicóloga no aplicativo Fico Bem. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Jovem Aprendiz na empresa Super Tratores (Pelotas). Estágios Curriculares: Psicologia Clínica, Psicologia do Trabalho, acolhimento e Avaliação psicológica. Estágio opcional: Atividade terapêutica em Hospital e Aplicativo Fico Bem. Formações: Formação Concluida em Psicologia – UCPel. Formação em andamento- Pós Graduação (especialização) em Terapia Cognitivo Comportamental – Sanar Saúde.

Manuella Martins, IFSUL-Pelotas

Designer de interiores. IFSUL-Pelotas. Bacharel em Design e técnica em design de móveis, ambas formações pelo IFSUL. Trabalha com projeto de ambientes há 9 anos.

 

 

 

Profa. Dra. Karen Velleda Caldas

Professora Adjunta do Departamento de Museologia Conservação e Restauro do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas, Doutora e Mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas, Bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela mesma Universidade e graduada também em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Católica de Pelotas. Bolsista CAPES PDSE com doutorado sanduíche realizado junto a Universidad de Sevilla, Espanha, entre 2018-2019. Membro da diretoria da Associação dos Conservadores-Restauradores do Rio Grande do Sul – ACOR-RS. Pesquisadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da UFPel, com ênfase na documentação e na conservação de acervos. Foi coordenadora do Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel (2016). Interessa-se pelos temas preservação, memória social e patrimônio cultural, teoria da restauração, atuando prioritariamente em pesquisas relacionadas aos aspectos teórico-metodológicos, materiais, técnicas e documentação científica de bens culturais móveis.

Prof. Augusto Gowert Tavares

Atualmente, é Professor  na Escola de Design do Instituto Federal Sul-rio-grandense (Câmpus Pelotas, RS). Em termos acadêmicos, sua formação une percepções de Design Thinking, Educação, Marketing e Artes – assimiladas no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e em intercâmbio acadêmico na Kwantlen Polytechnic University (KPU). Seu manifesto é embasado na potencialização de pessoas através da co-criação. Além disso, é entusiasta das causas educacionais, de direitos humanos e de sustentabilidade.