Início do conteúdo
    Notícias
  • Equipamentos Novos no Setor

    Recentemente 10 novos teodolitos eletrônicos chegaram ao Setor de Geomática. Estes equipamentos são fundamentais para o ensino básico das disciplinas de Topografia e serão utilizados em conjunto com os equipamentos mecânicos existentes no Setor.

  • Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo

    Desde dezembro de 2012 o Setor de Geomática trabalha pela instalação de uma estação de Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC) no município de Pelotas. Após uma série de esforços, em um trabalho conjunto com o Laboratório de Mecânica dos Solos do CENG, a Reitoria,  a Pró-Reitoria Administrativa e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou-se a instalação do instrumental sobre o prédio do Instituto de Física e Matemática da UFPel.

    Uma estação deste tipo visa atender todos os usuários dos sistemas de posicionamento por satélites (GNSS) no Brasil, uma vez que são minimizados os comprimentos das linhas de base desde o ponto de observação até a estação de referência, característica necessária aos processamentos de dados diferenciais. Uma vez homologadas as coordenadas da estação, todos os usuários poderão acessar os dados via link com o IBGE.