Jorge Chaloub é o terceiro conferencista confirmado para o I SDCP! 🎉

A temática de sua fala será sobre “A ideia de América Latina e as direitas brasileiras”.

Ele é professor adjunto do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSO) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Jorge Chaloub é doutor em Ciência Política pelo IESP-UERJ, com doutorado-sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Atualmente é Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, Diretor da Regional Sudeste da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), coordenador do projeto de pesquisa “Anatomia das Direitas brasileiras”, financiado pelo CNPq e pela FAPERJ, coordenador do Núcleo de estudos sobre a Democracia Brasileira (NUDEB-IFCS) e membro dos grupos de pesquisa “Direitas, História e Memória”, “Filosofia e direitos” e “Intelectuais, democracia e vida pública” . Foi coordenador da Área Temática Pensamento Político brasileiro da Associação Brasileira de Ciências Política (ABCP), coordenador da rede internacional “Direitas, História e Memória”, professor horista da Escola de Ciências Sociais do CPDOC-FGV, professor adjunto da Faculdade de Direito do IBMEC-RIO e professor substituto dos departamentos de Ciência Política da UFRJ e Direito da UFF. Organizou dois livros, por editoras internacionais e nacionais, dois dossiês em revistas qualificadas e publicou artigos em algumas das mais importantes revistas das Ciências Sociais brasileiras, como Dados, Revista Brasileira de Ciências Sociais, Lua Nova, Revista Brasileira de Ciência Política e Novos Estudos Cebrap. Tem interesse nas seguintes áreas: Pensamento político-social brasileiro; Teoria Política; Estudos sobre direitas; Política brasileira; Relações entre política, economia e direito.

💡Gostou? Inscreva-se como ouvinte no nosso site até o dia 15/08 para não perder a palestra!

Texto retirado do CV Lattes
Fonte da imagem