GRUPOS DE TRABALHO

GT 1: Instituições e Direito

Coordenadores(as):  Caroline Bianca Graeff (FURG), Douglas Goveia Rechia e Prof. Dr. Álvaro Augusto de Borba Barreto

O Grupo de Trabalho “Instituições, Direito e Comportamento Político” possui um caráter amplo e busca promover um intenso debate em torno da relação entre indivíduos, grupos e instituições, em especial no que se refere a processos de formação de estruturas, consolidação de valores e de ações políticas nas democracias. Nesse sentido, busca proporcionar um aprofundamento nas trocas de conhecimentos e na comunicação científica entre os pesquisadores das áreas. Assim, estará dialogando com as correntes do neoinstitucionalismo e da cultura política, além de estar aberto a outras abordagens teórico-metodológicas das ciências sociais e da ciência jurídica. Logo, receberá trabalhos que investiguem, principalmente, os seguintes temas: sistemas políticos, eleições, partidos, elites, sistemas de crenças, opinião pública, comportamentos legislativos, relações executivo-legislativo, mudanças das democracias constitucionais, padrões de decisões judiciais e de atuação dos juristas e seus impactos na política e outros fenômenos envolvendo a relação entre a política e o direito.

GT 2: Gênero, raça e participação política

Coordenadores(as): Danielly Jardim Milano, Marina dos Santos Landa, Yndira Coelho Soares e Profa. Dra. Rosângela Marione

O grupo de trabalho sobre “Gênero, raça e participação política” busca promover um espaço de diálogo acadêmico sobre as produções discentes na área de Ciência Política, Ciências Sociais e Relações Internacionais, que versem sobre a intersecção da temática. Serão privilegiados trabalhos que investiguem as seguintes questões: i) representação e participação no âmbito político-institucional; ii) movimentos sociais e Teoria(s) Feminista(s); iii) sub-representação política; iv) violência política de gênero e/ou raça; e, v) desigualdades de raça e/ou gênero nas democracias.

GT 3: Relações Internacionais

Coordenadores(as): Bruna Abreu Silveira, Magayo de Macêdo Alves e Profa. Dra. Etiene Villela Marroni

Conteúdos de interesse para apresentação neste Grupo de Trabalho incluem tanto os que se situam dentro das duas grandes áreas das relações internacionais, segurança internacional e economia política internacional (além das suas respectivas subdivisões), como também outras questões de interesse global, como as relacionadas ao meio ambiente, direitos humanos e internacional, e organizações internacionais.

GT 4: Dilemas das democracias contemporâneas: desafios teóricos e analíticos

Coordenadores(as): Otávio Santiago Gomes da Silva, Vitor Gonçalves Dias, Yndira Coelho Soares e Profa. Dra. Luciana Maria de Aragão Ballestrin

O objetivo deste grupo é debater as principais correntes teóricas democráticas contemporâneas, trazendo também à discussão os principais desafios que a crise democrática impõe do Sul ao Norte global em termos teóricos e analíticos. Assim, serão bem-vindos trabalhos que explorem i) os modelos democráticos hegemônicos e contra-hegemônicos – representativo, participativo, deliberativo, radical, cosmopolita, entre outros – ; ii) a relação entre democracia e capitalismo neoliberal; e, iii) a crise democrática, as democracias iliberais e os processos de desdemocratização; iv) as formas de enfrentamento, inovação e resistência da sociedade civil e política no contexto da crise.

GT 5: Pós-Estruturalismo e Teoria do Discurso 

Coordenadores(as): Lucas Garcia da Silva, Lucas Antônio Penna Rey e Profa. Dra. Bianca de Freitas Linhares

O Pós-Estruturalismo, uma das principais correntes intelectuais da segunda metade do século XX, compreende os fenômenos a partir de uma perspectiva contingencial, ou seja, nada está dado pela história, pela sociedade ou por ações de poder, qualquer acontecimento precisa ser analisado desconsiderando essencialismos. É nesta concepção que a Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe é tratada; teoria a qual defende o descentramento dos sujeitos e a consequente pluralidade de identidades, o antagonismo e a disputa pela hegemonia (sempre contingente). Considerando a luta pelos espaços de poder, o GT se propõe a refletir sobre questões pós-estruturalistas e pós-fundacionais, não se limitando a trabalhos laclaunianos. Nesse sentido, são esperados trabalhos teóricos e/ou empíricos no âmbito da Ciência Política, Ciências Sociais e Relações Internacionais que visem compreender seus objetos de pesquisa a partir dessas perspectivas teóricas.

GT 6: Justiça de Transição, Memória e Direitos Humanos

Coordenadores(as):  Bruno Gazalle Cavichioli, Laura Feijó de Souza, Sibele Valadão Rossales e Prof. Dr. Carlos Artur Gallo

Grande parte das democracias da atualidade parece padecer, de uma forma ou outra, de resquícios deixados pelos regimes autoritários ou totalitários que as antecederam. Essa afirmação, ainda que impactante, alerta para a continuidade de determinados legados autoritários em democracias (auto)definidas como consolidadas. Com efeito, a persistência desses legados levanta diversos questionamentos: Qual a relação entre as formas de queda dos regimes de exceção com a extensão desses legados? Quais suas repercussões e efeitos nas atuais democracias nas quais subsistem? Como esses regimes de exceção são lembrados na memória coletiva e na memória oficial dos Estados? Como se dá a punição dos responsáveis por violações de direitos humanos? Em caso de punição, quem deve ser punido pelos crimes cometidos em regimes autoritários? Como se deram as resistências de grupos minoritários dentro desses regimes e qual foi a construção narrativa na memória coletiva do povo? Este GT propõe uma reflexão acerca dos legados autoritários ainda presentes em sociedades hoje democráticas, dos apagamentos, bem como das medidas de justiça de transição que estão sendo implantadas em diversos países nas últimas décadas e das políticas de memória implementadas e propostas nesses locais.

GT 7: Iniciação Científica – exclusivo para graduação

Coordenadores(as):Beatriz Franco (UFPel), Renata da Silva (UFPel), Pedro Henrique Silva de Oliveira (UFRGS) e Rafael Silveira (UFPel)

O “GT Iniciação Científica” tem o objetivo de incorporar e integrar os estudantes de graduação ao I Seminário Discente de Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas. A proposta é de um GT plural, que seja um espaço aberto a todos(as) apresentarem seus trabalhos que estão realizando durante os cursos de graduação e que a partir da possibilidade de apresentar suas pesquisas e discutir outros estudos, crie-se um ambiente de desenvolvimento científico e que corrobora com o crescimento da Ciência Política no país. Dessa forma, o GT aceitará resumos que giram em torno das temáticas dos demais GTs, ou seja: Instituições, Direito e Comportamento Político; Gênero, raça e participação política; Relações internacionais; Pós-estruturalismo e teoria do discurso; Teoria democrática, Justiça de transição, memória e direitos humanos.